Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 23

Carta ao Leitor — Edição 23

De Tchekhov a Pushkin, as mazelas brasileiras e o script republicano de quinta categoria

Redação Oeste
-

No conto Olhos Mortos de Sono, do russo Anton Tchekhov, a babá Varka não aguenta mais manter-se desperta enquanto tem de acalmar um bebê que não para de chorar. Ao mesmo tempo, vê-se capturada por uma sucessão desesperadora de demandas e adversidades. Quando, no final, Varka estrangula a criança, a alma do leitor arrepia-se de pavor. Por outro lado, embora o ato seja irrefutavelmente ignóbil, surge um piscar de dúvida: “Dado o contexto, o que mais Varka poderia fazer?”.

Talvez o combate entre o presidente Jair Bolsonaro e a chamada grande imprensa tenha certos tons tchekhovianos. Mesmo sem estrangulamentos, há algo errado quando um presidente trata jornalistas em desacordo com as normas da civilidade. “Mas também é preciso verificar o contexto do qual provém o disparate presidencial”, pondera o escritor Guilherme Fiuza, colunista da Revista Oeste desde a Edição 1. Não se busca, aqui, absolver Bolsonaro — ou Varka. Todavia, observadores atentos terão interesse em considerar todos os aspectos da questão. É o que Fiuza propõe.

Em direção oposta às tensões com a imprensa têm se desenvolvido as novas relações com eleitores e candidatos nordestinos. O clima é de cordialidade, entusiasmo, simpatia. “Não era só o Lula que chegava assim aqui?”, brincou Bolsonaro, ao ser recebido efusivamente pela população de um pequeno município do semiárido do Rio Grande do Norte. Silvio Navarro e Wesley Oliveira traçam o panorama do jogo político na região e mostram como o novo equilíbrio de forças tende a impactar as eleições deste ano e, claro, a de 2022. Navarro, experiente jornalista político, autor do best-seller Celso Daniel: Política, Corrupção e Morte no Coração do PT, junta-se à Redação da Revista Oeste como editor-executivo — um precioso reforço ao nosso time fixo.

Personagem que caberia num conto curto de Tchekhov, quem sabe como releitura de um pseudoaristocrata com explícita imodéstia, o ministro Antonio Dias Toffoli é perfilado no artigo de Augusto Nunes. “A fidelidade ao PT e a devoção ao deus da seita o transformaram em candidato natural a superjuiz quando Lula entendeu que o escândalo do Mensalão não escaparia do julgamento no Supremo”, escreve Augusto.

Ainda nesta Edição 23, o colunista J. R. Guzzo lança luz sobre um sujeito que poderia aparecer perifericamente numa narrativa de outro russo, o escritor Alexander Pushkin. Pushkin retratou como poucos o funcionário público oportunista e corrupto. Vitalzinho, o ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo Filho, tem o preciso esprit du rôle. Ocorre que o script das instituições republicanas do Brasil do século 21, estabelecido pela “Constituição Cidadã” de 1988, não tem equivalência com a literatura russa do século 19. Que frustração.

Boa leitura.

Os Editores

 

5 comentários
  1. ADENILSON CORREA DE CAMPOS
    ADENILSON CORREA DE CAMPOS

    A tal mídia, que deve ser respeitada, não é certamente esta que mente, cria fake news, que rotula o Presidente da República de todos os adjetivos abjetos possíveis, persegue até mesmo os seus familiares, e que tem o aval para fazer todas essas coisas sob a proteção seletiva e bandida de parte do Judiciário! Perdoe-me, mas exigir “boas maneiras” neste grau de animosidade é ser hipócrita e “um bundão”!

  2. Edmundo Baracat Filho
    Edmundo Baracat Filho

    Recebo a notícia da entrada do Silvio Navarro na Equipe Oeste. Muito boa !!
    Eu gosto dele, e não entrarei no mérito de sua saída do Pingo nos Is, JP. Foi bem substituido por Vitor Brown, ótimo também !! A Revista Oeste, cada vez melhor ! Parabéns !

  3. Jackson De Freitas Meireles
    Jackson De Freitas Meireles

    Vamos demorar uns 30 anos pra refazer a vida como ela é e deveria ser. Um pouco mais de tempo que a esquerda precisou colocá-la de cabeça pra baixo.

    1. Eric Kuhne
      Eric Kuhne

      Ótima edição da Revista Oeste, novamente nos mostrando que há esperança para os Conservadores, nessa guerra eterna contra os “Progressistas”.

      1. Francisca Elza da Silva Ganzelevitch
        Francisca Elza da Silva Ganzelevitch

        Revista Oeste. Vida longa a vocês. Oasis de bons artigos, críticos, elegantes e elucidativos. Obrigada

Anterior:
O uso vergonhoso que a esquerda faz da “ciência”
Próximo:
O avanço no Nordeste
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.