Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 234

Coincidências

Lula e seu partido ficaram no poder na maior parte dos últimos 21 anos, e agora eles próprios anunciam que o Brasil tem 33 milhões de famintos

Alexandre Garcia
-

Quem assistiu ao filme Julgamento em Nuremberg e vem acompanhando o inquérito dos presos do 8 de janeiro assusta-se com a semelhança entre as acusações que fazem aos manifestantes de Brasília e a justificativa da defesa dos réus nazistas em relação às milhares de prisões preventivas em nome da segurança do Estado. Eram pessoas perigosas na Alemanha — crianças, mulheres, idosos —, assim como o são no Brasil. É chocante. Semelhanças históricas, factuais, mas também com clássicos da ficção. Parece 1984, de Orwell, e temos que evitar que o futuro seja o mesmo de A Máquina do Tempo, de H. G. Wells, em que os Morlocks acabam por dominar os Elois — os ingênuos bonzinhos que não perceberam enquanto cediam suas liberdades. 

No 7 de Setembro, uma parte desses “Elois” saiu para as ruas mobilizada pela voz coletiva digital libertadora. Argumentaram e gritaram, mas não têm sido ouvidos pelos que têm ouvidos mas não querem ouvir e têm olhos mas não querem ver as ruas cheias de brasileiros pela Constituição e pela liberdade de opinião. O poder inflado ilegalmente não cede, blindado em seu espírito de corpo. E assim vamos, coerentes à nossa história, cheia de enganos e engodos, enquanto se aproveita a falta de conhecimento para exercer a tutela do poder.

Capa do livro A Máquina do Tempo, de H. G. Wells | Foto: Divulgação

Aquilo que o poder político faz desde Cabral o Poder Judiciário percebeu que também pode fazer, “empoderando-se”. Testou na pandemia, cancelando direitos e garantias fundamentais, e todo mundo obedeceu. Aí, passou a investigar seus críticos, bloquear seus canais e contas, cassar-lhes os passaportes e prendê-los. Direito de manifestação ficou sob censura; deputados e senadores passaram a ser violáveis por suas palavras. E quase todo mundo ficou quieto. Hoje essa tutela provém dos Três Poderes. Do Executivo, pelo clientelismo — alimente-os e domine-os —; do Judiciário, pelo medo; e do Legislativo, pela omissão na defesa das liberdades e até de suas próprias prerrogativas. Parte da mídia foi domesticada com verbas publicitárias com que sobrevive, e uma parte do poder original, o povo, foi digerindo isso como natural e normal. A cidadania ativa recusa a tutela e mantém a chama das liberdades expressas na Constituição. 

Uma eleição se aproxima e todos terão a oportunidade de escolher os legisladores e chefes de Executivo da base da federação, que é o município. Vamos votar de novo sem aquilo que o presidente Lula chamou de ticket que comprova o voto na Venezuela. Emergem, nesta época de votar, as grandes questões ligadas ao exercício da cidadania, vale dizer, ao exercício do poder que emana de cada eleitor, de cada pagador de impostos. Chega a hora decisiva de escolher de novo os números a serem digitados. Não pode ser por sorteio, aleatório. Porque decidir futuro é vital — ou fatal. Um em cada cinco eleitores prefere não fazer escolha alguma, assustados com os candidatos arranjados pelos partidos, e esse tem sido o enigma de quem quer melhorar o país votando em pessoas melhores, de melhor caráter e com mais capacidade. Não há avanços nas eleições; na melhor das hipóteses, subimos um degrau e depois caímos outro.

Ilustração: Shutterstock

Ao longo dos anos, podemos avaliar a qualidade das escolhas pelos resultados. E aí a gente vê que, em geral, não houve boas escolhas. Peguemos, neste século, a escolha do presidente da República como referência. No início do século, foi eleito o candidato do PT, prometendo acabar com a fome. Convenceu o Brasil e o mundo com a propaganda do “Fome Zero”. Virou celebridade no mundo por supostamente acabar com a fome no Brasil. O candidato e seu partido ficaram no poder na maior parte dos últimos 21 anos, e agora eles próprios anunciam que o Brasil tem 33 milhões de famintos. Passam atestado, eles mesmos, de que foi só discurso para continuarem no poder. Além disso, desmontam tudo que foi feito para melhor, no interregno Temer-Bolsonaro.

O governo é tido como o pai bonzinho e nem sequer lhes passa pela cabeça perguntar de onde vem o dinheiro

Por atitude ingênua de eleitores é que os poderosos da política julgam que são todos tuteláveis; massa de manobra que não pensa, não reflete e é fácil de ser conduzida. Enquanto forem carentes, serão atendidos com Bolsa Família e auxílios afins. O governo é tido como o pai bonzinho e nem sequer lhes passa pela cabeça perguntar de onde vem o dinheiro. E seus tutores, para reforçar o vínculo (“vínculo” vem de “corrente” em latim), usam o ensino escolar para catequizar as crianças em sua religião ateísta e materialista. Alienar para conduzir. Acabo de ver nas redes sociais que muitos jovens não sabem o que se comemora no 7 de Setembro. Já tomaram os votos de hoje; querem tomar também as mentes de amanhã.

Leia também “Remédio ou veneno”

10 comentários
  1. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Esse Desgoverno dos Petralhas e sues cúmplices e puxadinhos, só desejam a destruição do Brasil.
    É uma gastança desenfreada, com i inchaço da maquina, cabides de emprego nas estatais e a maior fraude eleitoral de todos os tempos com as bolsas família, auxílios: Gaz, luz, etc.
    Brasileiros.
    As próximas eleições para prefeitos e vereadores se aproximam, temos que refletir bem o que queremos para os nossos municípios.
    Vamos pesquisar bem o perfil dos candidatos em quem vamos votar, se estão do lado do povo, se são patriotas, se defendem a família, a liberdade em todos os sentidos, a pátria, os valores humanos. Olhem quem os estão apoiando e indicando, quais são os partidos a que são filiados, qual a ideologia dos partidos, se são partidos de aluguel, de ideologia de esquerda, etc.
    NÃO VOTEM, em candidatos que desejam e apoiam a doutrina socialista/comunista no Brasil, que defendam as drogas, a bandidagem, a corrupção, a doutrina de genero para nossas crianças nas ecolas, o terrorismo, a bandidagem, a censura, etc.
    Os esquerdistas, só desejam o pior para o Brasil, em lugar nenhum do mundo o comunismo/socialismo prosperou, vejam os exemplos de Cuba, Nicarágua, Venezuela, Argentina, etc.
    Temos que pensar no futuro da nação, das nossas famílias, filhos e netos.
    Patriotas, temos que eleger o maior número possível de Prefeitos e vereadores de DIREITA, nas próximas eleições.
    Isso vai nos fortalecer, para em 2026 nas eleições majoritárias possamos mudar o Congresso Nacional, elegendo a maioria dos Senadores, Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais de Direita, que não tenham rabo preso no STF, que não estejam e naõ tenham se envolvido em corrupçao, que não estejam nas listas da odebrechet, na lava-jato, no mensalão, mensalinho, nos desvios de verbas dos Correios, da Petrobrás, dos fundos de Pensões e toda sujeira que aconteceram nos governos anteriores dos Petralhas, seus cumplices e puxadinhos.
    Não se deixe iludir com falsas promessas, compra de votos, churrascos, camisetas, bonés, etc.
    A MUDANÇA COMEÇA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA PREFEITOS E VEREADORES, VAMOS VOTAR COM O SENTIMENTO DE TERMOS UM BRASIL LIVRE, PRÓSPERO E LIBERAL,
    Obs: Se você concorda e aprova, divulgue este, para seus contatos por e-mail, redes sociais.
    PATRIOTAS.
    Vejam os ABSURDOS que aconteceram nos DESGOVERNOS anteriores da ESQUERDA, em nosso Brasil.
    Houve: MENSALÃO, MENSALINHO, PETROLÃO, MALA DE DINHEIRO, DÓLARES NA CUECA, DÓLARES A MALA DA PIZZARIA, APARTAMENTO COM MILHÕES DE R$, SÍTIO DE ATIBAIA, TRIPLEX, EMPREITEIRAS, DEVOLUÇÃO DE MILHÕES DE R$, CONFISCO DE MILHÕES DE DÓLARES DO EXTERIOR, DESFALQUES NOS FUNDOS DE PENSÕES, CORREIOS, ELETROBRÁS, DESVIOS DE MILHÕES DO BNDS, ETC…
    E agora… Uma pequena AMOSTRA dos Governos de Esquerda Anteriores, você quer isso de volta para o Brasil?
    1. Caso Pinheiro Landim
    2. Caso Celso Daniel
    3. Caso Toninho do PT
    4. Escândalo dos Grampos Contra Políticos da Bahia
    5. Escândalo do Proprinoduto (também conhecido como Caso Rodrigo Silveirinha )
    6. CPI do Banestado
    7. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MST
    8. Escândalo da Suposta Ligação do PT com a FARC
    9. Privatização das Estatais no Primeiro Ano do Governo Lula
    10. Escândalo dos Gastos Públicos dos Ministros
    11. Irregularidades do Fome Zero
    12. Escândalo do DNIT (envolvendo os ministros Anderson Adauto e Sérgio Pimentel)
    13. Escândalo do Ministério do Trabalho
    14. Licitação Para a Compra de Gêneros Básicos
    15. Caso Agnelo Queiroz (O ministro recebeu diárias do COB para os Jogos Pan-americanos)
    16. Escândalo do Ministério dos Esportes (Uso da estrutura do ministério para organizar a festa de aniversário do ministro Agnelo Queiroz)
    17. Operação Anaconda
    18. Escândalo dos Gafanhotos (ou Máfia dos Gafanhotos)
    19. Caso José Eduardo Dutra
    20. Escândalo dos Frangos (em Roraima)
    21. Várias Aberturas de Licitações da Presidência da República Para a Compra de Artigos de Luxo
    22. Escândalo da Norospar (Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná)
    23. Expulsão dos Políticos do PT
    24. Escândalo dos Bingos (Primeira grave crise política do governo Lula) (ou Caso Waldomiro Diniz)
    25. Lei de Responsabilidade Fiscal (Recuos do governo federal da LRF)
    26. Escândalo da ONG Ágora
    27. Escândalo dos Copos (Licitação do Governo Federal para a compra de 750 copos de cristal para vinho, champagne, licor e whisky)
    28. Caso Henrique Meirelles
    29. Caso Luiz Augusto Candiota (Diretor de Política Monetária do BC, é acusado de movimentar as contas no exterior e demitido por não explicar a movimentação)
    30. Caso Cássio Caseb
    31. Caso Kroll
    32. Conselho Federal de Jornalismo
    33. Escândalo dos Vampiros
    34. Escândalo das Fotos de Herzog
    35. Uso dos Ministros dos Assessores em Campanha Eleitoral de 2004
    36. Escândalo do PTB (Oferecimento do PT para ter apoio do PTB em troca de cargos, material de campanha e R$ 150 mil reais a cada deputado)
    37. Caso Antônio Celso Cipriani
    38. Irregularidades na Bolsa-Escola
    39. Caso Flamarion Portela
    40. Irregularidades na Bolsa-Família
    41. Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência
    42. Irregularidades do Programa Restaurante Popular (Projeto de restaurantes populares beneficia prefeituras administradas pelo PT)
    43. Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lula entre 2003 e 2004 (mais de 300)
    44. Escândalo dos Correios (Segunda grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Maurício Marinho)
    45. Escândalo do IRB
    46. Escândalo da Novadata
    47. Escândalo da Usina de Itaipu
    48. Escândalo das Furnas
    49. Escândalo do Mensalão (Terceira grave crise política do governo. Também conhecido como Mensalão)
    50. Escândalo do Leão & Leão (República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo ou Caso Leão & Leão)
    51. Escândalo da Secom
    52. Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT
    53. Escândalo do Brasil Telecom (também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom)
    54. Escândalo da CPEM
    55. Escândalo da SEBRAE (ou Caso Paulo Okamotto)
    56. Caso Marka/FonteCindam
    57. Escândalo dos Dólares na Cueca
    58. Escândalo do Banco Santos
    59. Escândalo Daniel Dantas – Grupo Opportunity (ou Caso Daniel Dantas)
    60. Escândalo da Interbrazil
    61. Caso Toninho da Barcelona
    62. Escândalo da Gamecorp-Telemar (ou Caso Lulinha)
    63. Caso dos Dólares de Cuba
    64. Doação de Roupas da Lu Alckmin
    65. Doação de Terninhos de Marísa da Silva
    66. Escândalo da Nossa Caixa
    67. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo (Quarta grave crise política do governo Lula. Também conhecido como Caso Francenildo Santos Costa)
    68. Escândalo das Cartilhas do PT
    69. Escândalo do Banco BMG (Empréstimos para aposentados)
    70. Escândalo do Proer
    71. Escândalo dos Fundos de Pensão
    72. Escândalo dos Grampos na Abin
    73. Escândalo do Foro de São Paulo
    74. Esquema do Plano Safra Legal (Máfia dos Cupins)
    75. Escândalo do Mensalinho
    76. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia (ou Escândalo Ministério do Meio Ambiente).
    77. 69 CPIs Abafadas pelo Geraldo Alckmin ( em São Paulo )
    78. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lula
    79. Crise da Varig
    80. Escândalo das Sanguessugas (Quinta grave crise política do governo Lula. Inicialmente conhecida como Operação Sanguessuga e Escândalo das Ambulâncias)
    81. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados
    82. CPI da Imigração Ilegal
    83. CPI do Tráfico de Armas
    84. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC
    85. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST
    86. Operação Confraria
    87. Operação Dominó
    88. Operação Saúva
    89. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra
    90. Escândalo dos Funcionários Federais Empregados que não Trabalhavam
    91. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo
    92. Escândalo dos Grampos no TSE
    93. Escândalo do Dossiê (Sexta grave crise política do governo Lula)
    94. ONG Unitrabalho
    95. Escândalo da Renascer em Cristo
    96. CPI das ONGs
    97. Operação Testamento
    98. CPI do Apagão Aéreo ( Câmara dos Deputados)
    99. Operação Hurricane (também conhecida Operação Furacão )
    100. Operação Navalha
    101. Operação Xeque-Mate
    102. Escândalo da Venda da Varig.
    Aguardem, que agora neste Desgoverno virá muito mais.
    Basta ver as estatais sendo sucateadas e entregues aos mesmos do passado, a maioria na LISTA DA ODEBRECHT.

  2. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Além disso tem as fraudes

  3. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Pois é, até na Venezuela tem o ”ticket” no voto.

  4. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Desesperançoso quanto ao futuro do Brasil. Tempos sombrios estão por vir.

  5. Giovani Santos Quintana
    Giovani Santos Quintana

    Tenho muito orgulho da equipe da Revista Oeste, um oásis no deserto para quem ainda tem vergonha na cara, aqui em casa ficamos ligados na Oeste o dia inteiro.

  6. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    É tudo muito triste.

  7. MB
    MB

    Muito bom, Alexandre. Reflexão da hora! Governos Estaduais e o Governo Federal são instituídos para organização política. As Cidades são núcleos populacionais reais.

  8. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    Excelente artigo do Roberto Motta na revista Oeste, desta semana.
    Discorre sobre a eleição em SP.
    Numa parte do texto:
    “…em 2020 o Bolsonaro apoiou o Marcelo Crivella para a prefeitura do Rio .
    Crivella não era considerado um legitimo político de direita. Por isso, muitos Bolsonaro listas não votaram nele. Resultado, o Eduardo Pars foi eleito.
    O que aconteceu em 2020 no Rio com Crivella , eventualmente, pode acontecer com Ricardo Nunes , em 2024.

    Quem apoia o Marcal (como a Deolane conseguiu notoriedade rapida gracas as redes sociais), contribui para dividir a direita, dividir a lideranca do Bolsonaro

  9. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Tchê, estamos no mês farroupilha. Pois não é que o face removeu uma postagem minha de 2010 que compartilhei ontem e que alava sobre episódios conhecidos e engraçados do Nosso Paixão Cortes e também do Teixerinha! Nâo poderemos cantaria mais aquele chots “Soledade, terra de gaúcho forte, se é preciso enfrenar a morte não tem medo de tempo feio… OU, se me pisarem no pala o revórve fala e o buchincho tá feito. Olha aonde chegamos: no coração da tradição e cultura gaúcho, folclore e humor de galpão.

  10. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    O problema é que hoje temos as urnas automáticas.

Anterior:
Assédio no centro do poder
Próximo:
A proibição do X no Brasil é uma amostra do que está por vir
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.