Nas eleições de 1986, que elegeram diretamente candidatos para todos os cargos eletivos — com exceção do presidente da República —, José Sarney foi o principal cabo eleitoral. Com o Plano Cruzado ainda em sua fase áurea, era difícil encontrar quem não quisesse ser visto ao lado do chefe do Executivo. Menos de três anos depois, o cenário era o oposto. Com a inflação anual chegando a quatro dígitos, o apoio de Sarney foi rejeitado por todos os postulantes.
Os candidatos a prefeito que concorrem nas eleições deste ano deveriam ter aprendido com o passado. Dos 22 políticos visitados por Lula durante a campanha, 16 fracassaram logo no primeiro turno. “O resultado das urnas é claro: os candidatos que tiveram o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro ou de líderes conservadores foram eleitos”, observa Silvio Navarro, na reportagem de capa desta edição. “Quem concorreu com as cores do PT e colou a imagem do presidente Lula ficou pelo caminho ou entrou em desvantagem no segundo turno.”
Sem projetos concretos para exibir, o PT recorreu à velha ladainha do “golpe contra Dilma Rousseff”, da “farsa da Lava Jato” e da “ameaça à democracia”. Não colou. “O consórcio da esquerda tenta fazer uma lavagem cerebral ameaçando o eleitor com os horrores do ‘fascismo’, do ‘bolsonarismo’ e do ‘golpismo'”, afirma J.R. Guzzo. “Mas o seu problema real é o eleitor brasileiro. Ele está, cada vez mais, na direita que apareceu neste país na eleição presidencial de 2018, não parou mais de crescer e, sobretudo, deixou de se incomodar com a acusação principal que lhe fazem — a de ser de direita, justamente.”
Alguns desses temas foram abordados por Michel Temer, na entrevista exclusiva a Cristyan Costa. O ex-presidente comentou, por exemplo, a acusação de golpe que lhe atribuem, a anistia aos presos do 8 de janeiro e o desempenho de Alexandre de Moraes, único ministro do STF indicado por ele. Sobre o inquérito das fake news, Temer é categórico: “Quanto antes acabar, melhor”.
Como se não bastassem as inúmeras ilegalidades e imoralidades que corroem o sistema político brasileiro, Edilson Salgueiro, editor do site da Revista Oeste, revela outra brasileirice. Ao receber um pedido de impeachment, o presidente do Senado encaminha o documento para a Advocacia-Geral da Casa, órgão responsável por analisá-lo juridicamente. Acontece que, como mostra a reportagem de Salgueiro, pelo menos quatro advogados-gerais do Senado são sócios de escritórios de advocacia privados, que prestam serviços a empresas com processos em tribunais superiores, como o STF e o STJ. Ou seja: esses advogados são os responsáveis por emitir pareceres que afetam magistrados de tribunais que, a qualquer momento, vão julgar ações encaminhadas por esses mesmos advogados.
Quem espera que algum desses pareceres seja analisado com a devida imparcialidade pode esperar sentado.
Boa leitura.
Branca Nunes,
Diretora de Redação
Não fique triste presidente Jair Bolsonaro cedo ou tarde esses capachos do sistema, vão chegar a conclusão que o senhor é o melhor presidente que o Brasil já teve.
O maior inimigo do povo brasileiro sobretudo depois da Constituição Federal de 1988, é Estado e a multidão de parasitas que vivem e enriquecem às suas próprias custas.
Desta vez eles perderam como no caso do saneamento, mas estão muito longe de largar o osso.
Basta ver a presente campanha do LULALADRÃO, apresentar a restatizacao do que foi privatizado, e a criação de novas empresas estatais, como uma das joias do seu projeto de governo.
O Brasil Velho está mais vivo do nunca, basta ver as decisões monocráticas inconstitucionais do STF.
Vergonhoso mesmo é a População Pagando Impostos pra um Congresso que não serve pra nada , pra que ficar Votando nesses caras , o que eles aprovam, não valem nada , por que o STF desaprovam tudo . Então é melhor fechar, assim o País vai Economizar alguns BILHÕES
Concordo. Muitos “rabos presos” em Brasília, mas o restante do país não é muito diferente. Difícil mudar essa situação. Nossa cultura apodreceu e os valores morais foram jogados na sarjeta.
Brasília é um escárnio. A nata dos consumidores de dinheiro público, se acoçam entre si, como nesta situação dos advogados do senado com negócios escusos por trás.
Pessoal está péssimo fazer comentário pelo celular Android. Por favor corrijam isso!!
Pessoal está péssimo fazer comentário pelo celular Android. Por favor corrijam isso!!
O único veículo de comunicação que retratou verdadeiramente o resultado das eleições. Que vergonha pra velha mídia. A Globo News quando uma pessoa inteligente e educada assiste por cinco minutos dar vontade vomitar. Pois tem a certeza de que nada que ali se fala é verdade. Torço todos os dias pra que o Programa Oeste Sem Filtro consiga uma emissora pra retransmitir seus programas na cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí. Todo intelectual decente não consegue mais assistir por cinco minutos as emissoras locais. Que vergonha! Que a Revista Oeste continue crescendo em assinantes e influência por todo o país. Viva as Liberdades. Todas!
Estive em São Luís durante os anos 1990. A quadra da mansão dos Sarney é cercada pelo exército que faz a segurança do quadrilátero às expensas do pagador de impostos. Brazil, il, il!
Muito bom o texto dona Branca. Aliás, colocaram a placa de trânsito que costumo postar na minha tarrafa social. Aqui no RS a enchente levou o PT para a Lagoa dos Patos e logo em seguida ao Oceano Atlântico. A Arena, digo, o PDS, digo, o PP lavou a baia: teve uma vitória retumbante no RS. Até o PDT fez mais prefeituras do que o PT. E, só para tu se divertir com a desgraça alheia te conto o seguinte: fomo na missa o mês passado numa igrejinha aqui perto de casa e o padre foi substituído. O que ocupou o cargo é um famoso PT petezão. Ele, no seu sermão falou que o povo deveria pensar muito bem quando fossem votar. Disse ele que o rascismo e a etrema direita era uma ameaça. Aí olhei para os lados, para trás e vi que 99% dos fiéis estavam com a cara marrada, pois o padre estava chamando todos os presentes de fascistas, eles que vão a missa, valorizam a família, são contra o aborto, admiram os judeus, são contra o comunismo, contrta o aborto e outras favas contadas. Aí, chegamos em casa e conversamos no sentido de que o Padre estava criticando os fiéis e dizendo uma bobagem atrás da outra. Como é que esta gente é fasicsta com toos os príncípios que a iregja prega? Ele está no lugar errado. Hoje pela manhã falando com um vizinho disse ele que não iria mais naquela igreja, já bastava o padre comunista da igreja do nosso bairro…Para terminar, uma mensagem: pergunta a criança ao vô = qual a senha para entrar no wz de Jesus? – O Sinal da Cruz….
É honoraveis bandidos
Esse Sarney e a família era pra estarem presos e a revista oeste não era nem pra citar o nome desse excomungado. Leiam o livro Honorários Bandidos e vejam o vídeo dos 93 anos na mansão no Maranhão