“Dividem a sociedade, utilizam de mecanismos de comunicação direta com seus apoiadores bypassando as instituições intermediárias, e geralmente elegem como inimigos as supremas cortes, cujo papel é precisamente limitar o poder das maiorias políticas. Onde não há tensão entre o populismo autoritário e as supremas cortes, é porque as supremas cortes foram capturadas. Essa é a realidade em que nós vivemos.”
Eis um trecho da fala do ministro Barroso num evento da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro nesta semana. Ele cita como exemplos a Venezuela e a Nicarágua, onde houve captura das supremas cortes para ocupá-las com juízes submissos e transformá-las em parceiras do exercício autoritário do poder. Barroso acrescenta:
“De modo que o mundo enfrenta as dificuldades trazidas pelo populismo autoritário e ele se manifesta mesmo em democracias consolidadas em diferentes lugares do mundo. Esta é uma preocupação que todos temos que ter, mas o populismo autoritário, ele flui em grande parte pelas promessas não cumpridas da democracia constitucional, que não foi capaz de trazer igualdade de oportunidades e prosperidade para todos. E os que ficam excluídos desse processo de autogoverno coletivo, que é a democracia, são as presas mais fáceis do populismo autoritário, que geralmente oferece soluções fáceis e rasas para problemas complexos, e na verdade agravam esses problemas, apesar de muitas vezes terem um impacto inicial favorável. Mas a médio prazo essas soluções cobram um preço muito caro.”
É impressionante a desfaçatez de nossos ministros supremos! Barroso parece descrever a captura do STF pelo populismo autoritário do PT, mas finge que são problemas distantes, pois a ameaça que ele enxerga, na verdade, viria da direita bolsonarista. No entanto, basta analisar os exemplos que ele mesmo traz, da Venezuela e da Nicarágua, sob regimes socialistas companheiros do PT, para compreender o fenômeno. É como no Decálogo Leninista, onde o sujeito acusa o outro diante de um espelho!
Barroso já chegou a afirmar que a Venezuela era uma ditadura de direita, por ter apoio dos militares. Conceito um tanto estranho, uma vez que toda tirania coopta as forças armadas, inclusive e principalmente os regimes comunistas. Isso para não mencionar quão inadequado é um ministro supremo fazendo esse tipo de proselitismo para procuradores-gerais do Estado, numa audiência cativa em órgão público custeada pelos nossos impostos, com sua “tese” de cientista político fajuto. Mas isso é fichinha para um iluminado que quer “empurrar a história” e se gaba de ter derrotado o bolsonarismo, não é mesmo?
No Brasil invertido de hoje, tudo parece ter virado escárnio completo. A conta oficial do STF publicou nesta semana, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, que o vice-presidente do Supremo, ministro Fachin, reafirmou o compromisso do Judiciário de não se omitir diante do abuso de poder. Ora bolas! Se não é o próprio STF a instituição que mais vem abusando do seu poder constitucional, com inquérito do fim do mundo, prisões arbitrárias sem foro adequado, censura e muito mais!
Só falta agora o Lula enaltecer seu papel no combate à corrupção. Ops! Não falta nada, pois ele fez exatamente isso! Eis o que o presidente postou também nesta semana: “No Dia Internacional de Combate à Corrupção, assinamos um decreto que fortalece integridade em contratos públicos de empresas privadas com licitações no governo federal”. Será que o presidente convidou a turma da Odebrecht para a cerimônia?
O país virou uma piada de mau gosto, um deboche permanente a quem é honesto. Cada vez estamos mais parecidos com Venezuela e Nicarágua, os exemplos mencionados por Barroso. E justamente por causa das ações abusivas do próprio STF, que age mancomunado com o governo federal do ladrão que ajudou a colocar de volta na cena do crime, como diria Alckmin, hoje seu vice. É um roteiro que nem um medíocre diretor de pornochanchada aceitaria, tamanho o absurdo. É o populismo autoritário que capturou quase todas as instituições, a começar pela Corte suprema. É o caso que ilustra com perfeição o receio do próprio Barroso. Só que ele é um dos principais responsáveis por isso…
Leia também “Ostracismo moderno”
A mediocridade tomou conta do judiciário tupiniquim, mas esperar o quê de um advogado que jurava inocência a um terrorista assassino.
Barroso falando em frente ao espelho.
Há muito tempo não existe suprema corte em Tupilândia dos Manés país batizado ridicula e cinicamente do exterior pelo Excenlentissimo Pretor da Vez o mesmo que em bravata a puxa sacos dissse alto e bom tom “eleição não se ganha,se toma” e o pior a nação mesmo idiotizada não tem dúvidas disto, assim vemos o Estado violado e a Nação estuptada todo dia por quem deveria protegê-la .. isto não vai acabar bem … juízo senhores !!! .
#BarrosoManéMentiroso
O difícil é ler ou ouvir um Barroso desse. Ele detrata sistemas autoritários como os da Nicarágua e Venezuela como se esses regimes não fossem afins do atual regime brasileiro, como se o tribunal de que ele faz parte não fosse protagonista do arbítrio, da corrupção, do nepotismo e da perseguição política. O discurso de Barroso é falacioso, não apenas por conter proposições falsas, mas também por discorrer em argumentos inválidos, incorretos, em que a conclusão, em muitos casos, não é consequência lógica das premissas. Horrível esse Sr, Barroso.
Constantino és um guerreiro abençoado! Estamos rezando pela tua cura. Abração
Constantino és um guerreiro abençoado! Estamos rezando pela tua cura. Abração
Barroso tá queimando óleo ou é mau caratismo?
Barroso tá queimando óleo ou é mau caratismo?
Consta! Um grande abraço e desejos de melhoras! Força, amigo!
Prezado, estimado e grandioso profissional da informação que aprendi a admirar nas certeiras colocações que faz.
Este esclarecedor artigo seu é a oportunidade neste instante em tentar verter a ti o mais sincero sentimento de solidariedade, amor, força espiritual, altivez e certeza que o Altíssimo nunca nos abandona. Somos testados em nossas reações diante de obstáculos como provação, mas a aura divina da Luz nos envolve e indica o caminho.
Todos temos um roteiro e acredite, você ainda fará muito a mostrar-nos a grandiosidade de radiante fonte límpida a nos proporcionar o entendimento de um país, este sim em avançado estado doentio de seu povo!
Acredite e consigne: “Jesus amantíssimo está ao seu lado.” Doravante atento em seus dias vindouros… Muitas nuances inexplicáveis darão a ti a certeza de que Ele está o acompanhando! 🙏
Felicidades em 2026 que se aproxima. Será o ano de sua redenção e glória! 👏
Mais um texto maravilhoso, Consta! Força e fé! Os brasileiros de bem estarão orando por você e isso tudo vai passar logo!
Constantino, estarei rezando pro você diariamente, precisamos cada vez mais de seus valores e da sua voz. Tenha certeza que Deus não irá te abandonar , e cuide-se para você , sua família, e um povo inteiro de um País que te admira e confia em você. Um grande abraço afetuoso.
Constantino, estarei rezando pro você diariamente, precisamos cada vez mais de seus valores e da sua voz. Tenha certeza que Deus não irá te abandonar , e cuide-se para você , sua família, e um povo inteiro de um País que te admira e confia em você. Um grande abraço afetuoso.
Barroso ou Lamoso???
Constantino, meu apreço por você desde a época da Veja. Força a você e família, e que continue nos brindando com seu jornalismo de excelência. Contra a quadrilha atualmente instalada no poder no oásis de Brasília.
Força 💪 Consta!
Estamos torcendo por você!
Tenha Fé que você vencerá mais essa batalha!🙏
Constantino, esta na hora de todos jornalistas da Revista Oeste, Gazeta do Povo, Brasil Paralelo e alguns que restaram da JP, da Veja e de outras mídias tradicionais, a unirem-se e desenvolverem com políticos, juristas, economistas, empresários, religiosos e militares da centro direita, um MANIFESTO ao CONGRESSO NACIONAL para que o VOTO IMPRESSO e outros aperfeiçoamentos nas atuais urnas sejam implantados, para pacificar a população brasileira. Sabemos que desenvolver nova legislação para aprovar o VOTO IMPRESSO será interditada pelo STF e portanto é necessário que o CONGRESSO decida por maioria, EXIGIR ao TSE a implantação do VOTO IMPRESSO para as eleições de 2026.
Eita MACONHA MALDITA DE ESTRAGADA, esta sendo consumida em BRASILIA. Que papo mais sem pé nem cabeça. Parece papo de HOSPICIO, ou converscote de DROGADOS.
Condenam as falas dos adversários , sendo suas próprias falas.Agem no avesso do avesso neste manicomio geral
Barroso sempre se auto elogia,não recebe elogios do povo,da mídia independente e de quem ainda pode expressar suas ideias. Seu ego é imenso, não gosta de ser contrariado, figura patética como outros do STF.Mas tem um cargo vitalício, até atingir a idade limite para ficar no cargo e se aposentar com benefícios integrais.Fica a questão:o que fez pela justiça brasileira?Absolutamente nada.
*#AcordaBrasil*
*#AcordaSaoPaulo*
*DESINFORMAÇÃO* 🤮
*DESGOVERNO* 🤮
*DESJUSTIÇA* 🤮
*DESILUSÃO* 🤮
Pra se governar um país é necessário que os homens tenham caráter racionais, mas o que vemos aqui no Brasil são pessoas incongruentes, paradoxais, contraditórias e irascíveis. São pessoas despreparadas tecnicamente e intelectualmente, de uma retórica esdrúxula, ridícula
Antes de ler o seu artigo.
Prezado Constantino, é claro que é uma notícia triste para todos que estimam você.
Você e sua família estarão em minhas orações.
Que as bençãos do Mestre Jesus caiam sobre vocês trazendo força, fé e esperança.
Fique com meu abraço.
Sim, agumas supremas cortes se dão precisamente o poder limitar as maiorias políticas, derrotando-as em eleições seja por que meio for, e depois se gabam: “derrotamos o inimigo!”
Consta é revoltante ouvir esse iluminado se gabando como se fosse o dono da verdade. Deveria falar apenas nos autos, porém é um pavão, adora holofotes.
Quem legendou a foto de Lula com Maduro identificou Maduro como presidente da Venezuela. Não é. É DITADOR da Venezuela. Cuidado, Oeste. Infiltrações são sempre insidiosas.