Pular para o conteúdo
APENAS R$ 39,90/mês
publicidade
Capas da Revista Oeste | Foto: Montagem/Revista Oeste
Edição 257

Carta ao Leitor — Edição 257

A denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Jair Bolsonaro está entre os destaques desta edição

Revista Oeste
-

Em setembro de 2023, Alexandre de Moraes homologou a colaboração premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que se desdobraria em várias etapas. Desde então, os brasileiros aguardam ansiosos as revelações do oficial, que foi ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro durante os quatro anos de mandato. Segundo o ministro do STF, as confissões comprovariam que o Brasil escapou por pouco de virar cenário do primeiro golpe de Estado do mundo consumado sem uma única arma de fogo e promovido por um ajuntamento de golpistas que incluíam donas de casa, idosos, mães de família, moradores de rua e autistas — todos abastecidos por um vendedor de algodão-doce.

Passados 16 meses, as declarações de Cid confirmam o que J.R. Guzzo escreveu 47 edições atrás: “O depoimento da testemunha-chave da acusação deixa claro que o golpe não foi tentado, não foi preparado e não foi dado”. Também escancara a postura intimidatória de Moraes e a angústia de um depoente atormentado pelo pesadelo de retornar à prisão.

Ainda assim, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, encontrou motivos para denunciar o ex-presidente e mais 33 pessoas por cinco crimes, começando pela tentativa de golpe de Estado. Se condenados, as penas podem chegar a 28 anos de prisão. Como mostra a reportagem de capa desta edição, assinada por Cristyan Costa, a denúncia também se baseia num relatório da Polícia Federal em que a palavra “possibilidade” aparece 47 vezes, enquanto “teria” ou “teriam” conseguem 107 menções. Com 25 ocorrências, “hipótese” ou “hipotética” empatam com “supostamente”.

“Especialistas em Direito, juristas renomados pela seriedade na defesa apartidária do Estado Democrático de Direito e do devido processo legal têm apontado uma série enorme de inconsistências e narrativas na denúncia da Procuradoria-Geral da República, o que torna a peça de Paulo Gonet precária e frágil juridicamente, além de politizada”, observa Adalberto Piotto. O documento, enfatiza, busca sustentar a qualquer custo a tese do golpe, transformando críticos em subversivos e manifestantes em golpistas.

Para Augusto Nunes, quem vê em Bolsonaro e nos manifestantes do 8 de janeiro perigosos inimigos do Estado de Direito seria capaz de enxergar um Napoleão Bonaparte no protagonista do filme O Incrível Exército de Brancaleone. A denúncia não responde a perguntas elementares. Duas delas: O golpe teria alcance nacional? Se tivesse, os governadores aliados de Lula seriam substituídos por quem?

Apesar da fragilidade da acusação, Bolsonaro já foi declarado culpado antecipadamente pelo STF, pela PF e pela PGR. Como explica Rodrigo Constantino, encena-se agora um show trial, julgamento público no qual a culpa ou inocência do réu já foi previamente decidida. “Aqueles que denunciam o suposto ‘golpe armado’ sem armas e prometem um julgamento imparcial são os mesmos que confessam ter derrotado o bolsonarismo, que anularam todas as provas da Lava Jato contra os petistas e seus companheiros, que atropelam a Constituição para governar o país e perseguir críticos”.

Tão preocupante quanto esse penoso espetáculo é a conivência quase unânime da imprensa velha, que desempenha o papel de coadjuvante passivo nesse teatro do absurdo. Augusto Nunes costuma dizer que no futuro todo historiador que desejar entender o que realmente aconteceu no Brasil destes tempos estranhos terá em Oeste uma fonte de consulta obrigatória. É verdade, confirmam as capas que ilustram este texto.

Boa leitura.

Branca Nunes,

Diretora de Redação

Capa da Revista Oeste, edição 257. Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (18/1/2025) | Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
13 comentários
  1. Alice Adelia Ribeiro Brandão
    Alice Adelia Ribeiro Brandão

    By by I guy V

  2. Alice Adelia Ribeiro Brandão
    Alice Adelia Ribeiro Brandão

    Butter by

  3. Alice Adelia Ribeiro Brandão
    Alice Adelia Ribeiro Brandão

    CT CT CT by byh by

  4. João B B Sanseverino Filho
    João B B Sanseverino Filho

    O que esperar? O povo não tem a menor ideia do que ocorre e da força que tem. O congresso, é inútil. E a maneira que temos para combater isso aí, o voto, nunca foi usado em lugar nenhum no mundo, que passou pela mesma situação que estamos passando.

  5. Wilson Tadeu Pires
    Wilson Tadeu Pires

    Procurador da república seguidor de Alexandre , o terrível!

  6. Luciana Costa
    Luciana Costa

    A capa dessa edição, a foto do Bolsonaro, tá muito estranha.

  7. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Com certeza, a Revista Oeste é um marco de nosso tempo, que será fonte de informação para a eternidade.

  8. Wesley Lima da Motta
    Wesley Lima da Motta

    É rir pra não chorar. Simples assim.

  9. Claudio Marcio Almeida
    Claudio Marcio Almeida

    Esta história tem um enredo invertido. Começaram prendendo os executores do GOPI e agora estão sem saída e terão que inventar os responsáveis pela preparação do GOPI, senão, terão que admitir que as prisões absurdas efetuadas terão que ser anuladas.
    Por isso concordo com o Constantino, a culpa já está decidida.

  10. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Bom resumo Dona Branca. Aqui no fundo do sertão conhecemos ua sósia tua. Bem parecida mesmo. Sobre o texto: imaginemos uma teoria conspiratória, que seria um processo legal entro do tal de Estado de Direito: o pessoal que foi trancafiado pelo 8 de janeiro nunca teve oportunidade de ouvir e ter testemunhas de defesa quntativa e qualitativamente. O Bolsonaro, se quisesse dar um golpe agora poderia nomear 500 testemusnhas de defesa, todas elas condenadas pelo STF. Teria uma perguntinha básica: vccê recebeu ordens de quem e qual sua função no golpe?

  11. Raimundo Rodrigues da Silva
    Raimundo Rodrigues da Silva

    Lamentável!! A verdade tarda mais não falta, esse Paulo Gonet, é uma vergonha.

  12. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Verdade: Oeste é também e/ ou sobretudo, documento histórico.
    Como assinante da revista desde o nº1, digo que a maior falha, a grande lacuna era a falta de uma coluna cultural. A partir de hoje, não falta nada. Comemoro a inauguração do espaço das artes aqui na minha revista semanal.
    * exagerei: falta uma coluna de esporte e mais reportagens.

  13. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Eu só acreditaria nessa denúncia de Paulo Gonet se fosse redigida por Fátima Bezerra ou Chico Vigilante

Jair Bolsonaro Anterior:
A farsa do golpe
alexandre de moraes; estados unidos Próximo:
Ilusionistas de picadeiro
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.