O Brasil está vivendo numa situação de desordem. De um lado, por conta da pior epidemia de sua história, foi paralisado por governadores e prefeitos que ganharam poderes de ditador — como acontecia na América Central ou em algum fundão da África, onde os golpistas derrubam o governo, ocupam o palácio e tomam a central de energia elétrica. De outro, e aí está o pior da história, todo o sistema de leis entrou em colapso; parou de funcionar como um conjunto organizado, lógico e previsível de direitos e obrigações, e foi substituído por uma junta civil de onze juízes-advogados que aboliu a Constituição, anulou as funções dos Poderes Executivo e Legislativo, e hoje decide o que o cidadão brasileiro pode, não pode e é obrigado a fazer.
O desmanche da economia, das liberdades individuais e da vida social do Brasil, comandado pelas “autoridades locais” e por seus comitês de “cientistas”, deve durar enquanto durar a covid. A baderna instalada na sociedade brasileira pelo Supremo Tribunal Federal já são outros 500. Os ministros governam por default, como se diz. Perceberam que o Legislativo, de um lado, se pôs de joelhos diante deles — mais de um terço dos seus integrantes tem processos penais nas costas e estão no Congresso para se esconder da polícia; só o STF pode lhes causar problemas, e ninguém ali quer problema. Já sabem, de outro lado, que têm diante de si um Executivo frouxo, derrotado, sem músculos, sem energia e sem cérebro — incapaz de reagir às agressões que recebe o tempo todo dos ministros e incapaz, sobretudo, de defender as convicções dos seus próprios eleitores. O STF, assim, não tem nenhum motivo para mandar menos. É óbvio que só vai mandar mais.
O último surto dessa ditadura de Terceiro Mundo com pose de “sociedade civil” e roupa de lorde inglês foi um insulto em duas fases aos cidadãos que cumprem a lei e pagam os seus impostos, e mesmo aos que não pagam nada. Num primeiro momento, o ministro Edson Fachin anulou de uma vez só todas as quatro ações penais que envolvem o ex-presidente Lula, inclusive sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro em terceira e última instância. O ministro não deu um pio sobre provas, culpa, confissões ou qualquer outra coisa que tenha a ver com um processo criminal; apenas disse que Lula tinha de ser processado em outro lugar, e por isso as sentenças de condenação assinadas por nove magistrados não valem mais nada. Mas o STF achou que só isso não bastava: além de premiar o réu, decidiu que também tinha de condenar o juiz. Num segundo momento, então, a ministra Cármen Lúcia acrescentou a avacalhação ao desastre: declarou o juiz Sergio Moro “suspeito” — com base em informações obtidas por meio de crime — de ter sido parcial na primeira das nove sentenças de condenação. Não apenas Lula não tem culpa de nada; agora, o culpado é o juiz que mandou o chefe supremo para o xadrez. Do ponto de vista político, para todos os efeitos, a principal Corte de Justiça do país passou a ser sua propriedade privada.
Que raio de “ordem constitucional” é essa? O STF, tudo de uma vez só, endossa o “toque de recolher” imposto pelos governadores — medida que poderia ser decretada unicamente em estado de sítio. Não existe estado de sítio no Brasil, mesmo porque só o presidente da República, pela Constituição, tem o direito de decretar uma providência assim; mas o STF não toma conhecimento dessa deformidade. Os ministros prendem um deputado, sem ter nenhum direito a isso; ao mesmo tempo, conduzem há mais de um ano um inquérito perfeitamente ilegal contra seus inimigos, com censura à imprensa e prisão de jornalistas. Anulam leis votadas de maneira legítima pelo Congresso. Declaram nulos decretos do presidente da República. Proíbem a polícia de voar de helicóptero sobre as favelas do Rio de Janeiro. Vetam a nomeação de funcionários de primeiro escalão do Executivo. Anulam por motivos políticos, como fizeram neste caso de dupla proteção a Lula, processos que correm legalmente na Justiça. Atendem, de maneira quase automática, a petições de partidos políticos de esquerda que perdem votações no plenário do Congresso.
O STF não está mais funcionando, nem por aproximação, como uma Corte constitucional — o que poderia ter a ver com a Constituição, por exemplo, a alteração de menos de 0,1% na área de um parque nacional, que a Câmara aprovou e o STF anulou? Também não está funcionando como um tribunal de Justiça comum. Está governando — e está governando em favor de uma orientação política e partidária muito bem definida. As mentes civilizadas fazem de conta que o STF é neutro. Como assim, “neutro”? Oito dos seus onze ministros foram escolhidos justamente pelos dois governos mais corruptos da História do Brasil, os de Lula e de Dilma Rousseff — são, ao mesmo tempo, os mais beneficiados pelo “salva ladrão” geral que vem marcando sistematicamente as decisões penais do tribunal. Como seria possível esperar imparcialidade de um órgão composto de nomeações puramente políticas? Isso não sai nunca a preço de custo para o público pagante. Basta ver as decisões de cada um dos onze. Quem está ganhando?
Os ministros vivem numa atmosfera de anestesia moral permanente
É curioso. O STF diz que Sergio Moro é “suspeito”. E ele mesmo, o STF, não é suspeito de nada? Além de todas as suas outras aberrações, o tribunal vem funcionando, há anos, como um escritório de advocacia para ladrões milionários, sejam eles políticos ou não. E o beneficiado não é apenas o PT, nem de longe — nesse mesmo bonde estão o alto almirantado do PSDB, o centrão mais extremo e tudo aquilo que, de um jeito ou de outro, consegue roubar alguma coisa de algum cofre do governo. A propósito, o ministro Gilmar Mendes, o principal inimigo do juiz Sergio Moro e das investigações antiladroagem da Operação Lava Jato, achou que deveria fazer, sem ninguém lhe pedir, um elogio público aos advogados de defesa de Lula. Ou seja, não ficou contente só em condenar o juiz que condenou Lula — também pisou em cima. Esse é o “garantismo” que existe no STF real; o que se garante, mesmo, é o atendimento dos desejos, ideias e interesses pessoais dos ministros, dos seus amigos e dos amigos dos amigos.
Nesse último episódio, como se sabe, a ministra Cármen tomou a espantosa decisão de mudar o voto que ela própria tinha dado tempos atrás sobre o mesmíssimo assunto; decidira, então, que o juiz Sergio Moro não era suspeito de coisa nenhuma. Mas agora, sem que tenha acontecido rigorosamente nada de novo, e depois de ter “conversado muito com o ministro Gilmar Mendes”, resolveu atender o atual chefe da facção pró-Lula do STF e voltou atrás; disse que o seu primeiro voto não valia mais, e veio com um segundo exatamente ao contrário, este a favor do ex-presidente e contra o juiz que o mandou para a cadeia. Não há sustentação nenhuma para o que Cármen fez, nem do ponto de vista jurídico, nem do ponto de vista lógico, nem do ponto de vista da honradez; na verdade, como lembrou a advogada e deputada estadual Janaina Paschoal, poderia ser enquadrada em crime de responsabilidade — se o STF, é claro, não mantivesse as leis do país, o tempo todo, em estado de morte cerebral. A conduta de Cármen, em todo caso, combina perfeitamente com a atmosfera de anestesia moral permanente em que vivem hoje os ministros do tribunal.
O STF, pelas decisões que tomou nos últimos anos, transformou-se na maior ameaça à segurança jurídica no Brasil em que vivemos; como em qualquer país subdesenvolvido, aqui a mesma lei é diferente a cada vez que é aplicada pelo STF, e vai sempre na direção daquilo que os ministros estão querendo no momento. Tudo serve, nada é previsível. O cidadão, como resultado, está sempre inseguro: nunca sabe o que vão resolver, e nunca consegue se sentir protegido pela lei. A decisão de Cármen levou o STF a novos patamares de insegurança jurídica; é como se tivesse dobrado a aposta. Trata-se de insegurança jurídica direto na veia — o que pode haver de mais inquietante que um ministro do Supremo que muda uma decisão já tomada por ele mesmo? Se nem o próprio voto de um ministro vale mais nada, podendo ser trocado como um boné de praia, então o que está valendo? Se isso não é insegurança, então o que poderia ser?
O fato é que esse tipo de atitude não é novidade, levando-se em conta a qualidade individual dos integrantes do STF. Só é compreensível falar um pouco mais da ministra Cármen, aliás, porque foi ela a última a vir para o noticiário por conta do que fez; normalmente, o mais prático é ignorar que existe. Cármen Lúcia é uma pessoa pequena. Nunca se destacou em nada. Tem a firmeza ética de uma gelatina de segunda linha. Sua contribuição à ciência jurídica é igual a três vezes zero; como ocorre com seus colegas, nunca produziu em sua atividade profissional mais do que uma turva aglomeração de palavras repetidas, copiadas, mal pensadas e mal escritas. Até algum tempo atrás, Cármen tinha posições contrárias a Lula e à corrupção porque tinha medo do que poderiam fazer os militares; havia uns ruídos, aqui e ali, de que eles estariam insatisfeitos com a impunidade dos ladrões. Mas o tempo passou, os militares nunca saíram de onde estiveram e a estática sumiu; quando a ministra perdeu o medo, trocou de voto e de lado. (Essas coisas não acontecem só com ela: a coragem pessoal jamais trouxe algum problema para os atuais ministros do STF.)
Se tudo isso já não fosse mais do que desastroso do ponto de vista da estabilidade legal, ainda sobra uma pergunta: se o STF é tão “garantista” que exige o cumprimento rigorosíssimo da lei nos mínimos detalhes quando se trata dos direitos dos réus, por que esse mesmo STF admite como válidas informações obtidas por meio da prática de crimes? Foi o que aconteceu no processo em que Moro foi condenado. Que raio de “garantia” ao cumprimento da lei existe numa coisa dessas? O tribunal não só admitiu como “provas” contra Moro gravações criminosas de conversas telefônicas; baseou unicamente nelas a sua decisão. E a lei? Não está escrito ali que qualquer elemento obtido de forma ilegal não pode jamais servir de “prova” para coisa nenhuma? Está. Mas a lei, hoje, não é o que está escrito; é apenas aquilo que os ministros querem neste ou naquele momento.
A conduta atual do STF produz um Brasil cada vez mais subdesenvolvido, mais pobre, mais desigual, com menos oportunidades para todos, menos progresso, menos produção e menos esperança. É uma receita acabada de falência.
Leia também “A mágica e os milhões dos grandes escritórios de advocacia”
Se, depois desse brilhante e arrasador texto, não acontecer nada, é o fim.
A dignidade de um Povo foi jogada na lama! A guerra cultural dos Socialistas Fabiano cumpriu a sua missão. A hegemonia de Gramsci foi operada pelos governos da besta. Agora o “golpe final” do “governo mundial’; o “Socialismo do Século XXI???? As ARMAS a “ULTIMA RATIO” de um Estado Soberano e de um Povo cônscio da sua identidade! Com os “profissionais incumbidos”, ou não!…
Precisamos de coordenacao, o que de fato podemos fazer contra isto, temos que lutar
ou vamos sucumbir mesmo sabendo de toda a podridao.
Parabéns G.R.Guzzo pelo texto ” O Dono do Supremo”!
Cada linha expressa exatamente o que pensa a grande maioria dos brasileiros. Você tem uma capacidade monstruosa para dizer de forma clara, precisa, verdadeira, o papel vergonhoso e infame dos membros do STF. Parabéns à Revista Oeste!!!
O que mais me deixa triste e desanimado é que por mais que lutemos nunca conseguimos tirar o pais dessa lama. E claro o desrespeito a frágil democracia ao tentarem a todo custo derrubar o presidente eleito. O sistema jurídico do Brasil a começar pela OAB é corrupto e esta a serviço de quem paga mais, são meramente mercenários que ao terminar o projeto ” saque Brasil” irão morar em sus apartamento em cidades da Europa.
Parabéns GUZZO pelo artigo. Será até quando nós POVO BRASILEIRO, vamos continuar apenas assistindo os absurdos praticados pelo STF e CONGRESSO ?
Disse exata e rigorosamente tudo o que eu penso. Caberia ao Congresso conter os abusos do Supremo, mas os parlamentares estão de joelhos para esse mesmo tribunal.
O que nos resta? Art 142?!
Texto primoroso. Muito obrigado!
Forças armadas?
Sim! forças armadas que nos iludem com o tic tac das afirmações de Hélio Negão e o “ACABOU PORRA” DE Bolsonaro.
Falem isso mais não, vivam em sua pequenez ou então mostre de forma latente suas covardias.
Concordo em quase tudo com o texto. Porém discordo quando o autor ataca o presidente Bolsonaro. Se o Bolsonaro fechasse a pocilga, stf, e destituísse e prendesse os onze vagabundos que lá estão na hora seria atacado por todos os lados. E quem sabe o próprio Guzzo não seria um dos primeiros a criticar a atitude do presidente. Falar ou escrever é fácil, o papel aceita qualquer coisa, agir é outra coisa. E como tem esquerdopatas idiotas entre os leitores da Revista Oeste.
Depois do diagnostico (correto), qual o remédio? Só conheço dois: Ou o senado faz a sua parte (muito pouco provável – fazem parte do “sistema”) ou um golpe militar. Qual sugere? Chamar os outros de fracos é fácil. Difícil é fazer e assumir as consequências.
PEC DA BENGALA
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÄNCIA
VOTO IMPRESSO EM URNA ELETRÔNICA.
Porque esses congressistas nos boicotam tanto? Querem a roubalheira, o crime organizado, pois dele se beneficiam!!!!
É um absurdo todos os bandidos soltos e o povo ordeiro e trabalhador, sequer pode levar seus filhos ao educandário.
Esses políticos pensam que terão moleza com comunismo instalado?
VÃO SE FODER JUNTOS COM A CLASSE MÉDIA BRASILEIRA.
realidade: estamos fodidos..
É isso, mas por bem isso não se resolve, tenham certeza!
Registro meu descontentamento citando o profeta Habacuque, que profetizou provavelmente em 607 a.C:
“O peso que viu o profeta Habacuque.
Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?
Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.
Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.”
Habacuque 1:1-4
Muito obrigado Mestre Guzzo por escrever aquilo que está entalado na garganta das pessoas de bem que ainda existem nesse País. Um país sem lei está fadado ao caos e à insegurança.
Artigo reflete exatamente minha opinião.
Existe uma conceituação moderna para definir democracias defectivas; segundo cientistas do setor a atual democracia vigente no Brasil teria o nome de DEMOCRACIA ILIBERAL: quando os governantes eleitos não estão mais sujeitos aos princípios constitucionais devido à deterioração do Poder Judiciário; a Nação se torna uma democracia iliberal na qual o Estado de Direito é danificado ou falho, e as normas constitucionais têm pouco ou nenhum impacto vinculativo sobre as autoridades eleitas e suas ações, os direitos civis individuais são parcialmente anulados ou não estabelecidos. (“Democracias Defeituosas” é um conceito que foi proposto pelos cientistas políticos Wolfgang Merkel , Hans-Jürgen Puhle e Aurel S. Croissant no começo do século XXI)
Parabéns Guzzo por nos representar nesta matéria ! Tive vergonha de ser Brasileiro nas últimas semanas, que VERGONHA o nosso SFT….5 anos depois….a Lava Jato que nos orgulha…..R$ 4 Bi devolvidos aos cofres públicos….todas as denúncias e provas…..mais de 130 presos….voltaram as decisões tomadas e validadas por eles mesmos….POR QUÊ???? Onde está o Congresso, Senadores e Deputados ?
Contínuo trabalhando e lutando por um país melhor, e orgulhoso do nosso povo trabalhador Brasileiro!
Parabéns Revista Oeste pelo seu aniversário !!!
Triste Realidade. O STF mostra-se mais do que “Supremo”, mostra-se “Único”. Não estão nem ai para a defesa da Lei e da Constituição. Apresentam-se como meros agentes políticos, daquilo que mais envergonhou o País nos últimos anos. Corrupção do Governo do PT. Estão todos ai, em seus cargos “vitalícios”, pagando a conta de indicações políticas que os levaram a este patamar. Parabéns J.R. Guzzo. Parabéns a Revista Oeste pelo seu aniversário.
O STF pelas atitudes e desenvoltura de seus membros é um aglomerados de sátrapas , cujo chefe é Gilmar Mendes e seu auxiliar-mor é Alexandre de Moraes. O texto de Guzzo desenha o cenário tornando-o comezinho interpretação; só os sátrapas do STF entendem diferente. Quanto a atitude do presidente Bolsonaro, ele enfrentou o sistema, não com leis decretos ou com a ponta da baioneta , enfrentou mostrando para o Brasil o funcionamento, os interesses e as relações promíscuas dos “representantes” do povo (congresso ) dos representantes da lei (judiciário) e da informação (imprensa) e fez isso sozinho. A minha esperança é q no segundo mandato ele “parta pra cima” desses esqualidos e se ele sair perdendo nesse embate vítima de um tal de impeachiment , sairá de cabeça erguida pq já nos mostrou como o sistema e podre e fedido !!! Parabéns Guzzo pelo texto.
Excelente texto. Triste semana para a democracia brasileira. Onde vamos parar com esses mandos e desmandos do STF? Parabéns ao 1o aniversário da Revista Oeste!
Perfeito como sempre, Mestre Guzzo !
A maior praga do Brasil não é a Covid-19, mas os integrantes atuais do STF.
Já a Carminha, essa nunca me enganou.Quando assumiu a presidência do STF, chamou Caetano Veloso para cantar…É preciso dizer mais ?
Parabéns, Mestre Guzzo !
Com certeza o Lula não é o dono do STF sozinho. A família Bolsonaro vem junto com seus filhos e pai pilantras. Taí seu filho senador sendo benefíciado.
Infelizmente. Mas muito mesmo vivemos um estado de insegurança gigantesco. É um show de horrores. Temo pelo País, pelo cidadão de bem, pela vida, e do que estar por vir se um milagre não surgir a favor dos que querem um país decente.
Sensação horrível de estar em um país subdesenvolvido, não mais em desenvolvimento como nos anunciam por aí! Brilhante artigo!
Gilmar Mendes e seus pares no STF habitam o submundo da lama. Porém, essas figuras nefastas só existem porque permitimos.
Impecável, meu querido amigo. Perfeito. Abração
Já passou da hora de o povo ir ás ruas e invadir o congresso e o STF e só sair com a renuncia dos 11 ministros do STF e a prisão do Lula, se não fizermos isto, com certeza em um futuro próximo o Brasil será uma Venezuela ou uma Argentina.
Guzzo, perfeito. Bolsonaro parece um guaipeca, se acovardando diante das barbaridades perpetradas diuturnamente por esses morcegos do STF, mídia e quejandos. Não foi para isso que ele foi eleito, e sim para ser altaneiro diante dos demais poderes (em minúsculo mesmo), que são fisiológicos e amesquinhados. Corruptos desavergonhados. País está abobalhado diante de tantos achincalhes. Mas o pior de tudo, hoje, é o STF, carrasco da Constituição e da cidadania. Cambada de nojentos. Presidente deveria botar a boca no mundo e esperar o “impeachment”, que aí eu quero ver onde está a coragem desse Congresso vagabundo para isso. Só tem um jeito, diante desse Senado cafajeste. Intervenção – constitucional, sim – do art. 142 da CF. Mas daí, voltamos ao Presidente e aos militares: têm peito para fazer? O que mais esperam que aconteça? Náusea, náusea.
“… sabem, de outro lado, que têm diante de si um Executivo frouxo, derrotado, sem músculos, sem energia e sem cérebro — incapaz de reagir às agressões que recebe o tempo todo dos ministros e incapaz, sobretudo, de defender as convicções dos seus próprios eleitores”. Esperar o que de Bolsonaro? Não tem capacidade de liderar um tropa de 20 homens. Tem uma assessoria do tamanho de sua capacidade. A história de Bolsonora é do mesmo tamanho da capacidade da Ministra Carmem descrita neste texto. Este homem e seus assessores são tão incapazes que o tempo de TV usado para falar com a população e conteúdo dos discursos são lamentáveis. Penso que ele se entregou em troca do mandato. Pobre, muito pobre. Aguardamos um verdadeiro líder, se é que existe, pois, a natureza desse povo, do qual me incluo, não pega em armas para destituir governos, talvez seja isso que estes camaradas já descobriram e fazem o que querem. Tudo por poder, tudo por dinheiro. Justiça? Só a Divina, mas não é para ser desfrutada nesta vida. Parabéns Sr. Guzzo, ótimo e verdadeiro comentário. Viva o Brasil.
Parabéns a revista Oeste por um ano de existência. Foi a nossa salvação nesse mar de lama que estamos inseridos.
Que nunca esqueçamos” Nós somos muitos, eles são poucos”
Quando um dos ministros do STF falou em cleptocracia, em dinheiro guardado por orcrims que se apoderaram nos últimos 30 anos da coisa pública, e naquela ocasião, opinara ainda que as organizações criminosas teriam grana roubada para se reelegerem até 2.038, certamente sabiam onde estão as chaves dos cofres que são muitas.
Dá até para chorar numa votação “simbólica” na casa de mãe Joana, com a sede dos deuses, após comemoração prévia regada a 30 anos fidedignamente.
Somente a prestação de contas urgente e urgentíssima com quem votamos, com quem nos trai criminosamente, resgatará a honradez e oficializará a bula antiepidemia da safadeza:
PEC DA BENGALA
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA
VOTO IMPRESSO EM URNA ELETRÔNICA.
Meu Deus, do que é capaz a fobia por poder, busca de dinheiro sem o trabalho, dominio de orcrims.
Tudo isto tem mudado os homens? de terno.
Inveja alguma. Meus pais me passaram valores que valem à pena, de respeito ao próximo, solidariedade, harmonia plena com os irmãos, vizinhos e respeito aos nossos pais, líderes e governantes.
Temos falhado!!!
O texto fornece um diagnóstico perfeito. Qual é, porém, a solução ?
A SOLUÇÃO SERÁ TRAUMÁTICA
Guzzo,
Parabéns mais uma vez pelo brilhante artigo e feliz aniversário de 1 ano desta criança chamada Revista Oeste.
Faço aqui a minha homenagem ao meu ídolo Cazuza, que já anunciava na década de 80 que “transformaram este país num verdadeiro puteiro!!”
Claramente está semana foi a consagração de que a corrupção manda e vale a pena no Brasil!
Eu só sugiro que a Revista Oeste faça uma reportagem sobre as medidas adotadas na China e Austrália, que hoje vivem normalmente sem uso de máscaras e com aglomerações. Em outras palavras COVID FREE.
Parabenizo a Revista Oeste pelo 1º aniversário. Vida longa, sucesso e independência!
Infelizmente o Guzzo, nesse excelente artigo, está com a razão. As FFAA estão num silêncio sem precedentes. O STF assumiu escancaradamente o poder total de todas as instituições, quem, ainda, oferece u tênue resistência é o Presidente e alguns poucos Ministros. Onde está o advogado geral da união (AGU)? Por onde anda o ministro da justiça, teria viajado à Marte? Enfim, abrindo mão do seu sagrado direito de defesa, pela conduta omissiva, a esquerda como diz o terrorista Zé Dirceu, “vamos tomar o poder não pelas eleições”. E, certamente o fará pelo andar da carruagem. Valdemir Martins, leitor, complementou o brilhante artigo do Guzzo. Mas, a “falange de guardiões celestiais me avisaram de que quando a pandemia passar a maior onda de manifestação do povo brasileiro será um transtorno para os que habitam a praça dos 3 poderes”, do também leitor Luiz Antônio Alves, é a nossa única esperança, nesse momento.
Infelizmente é isto aí. O executivo é frouxo, nunca deveria ter se curvado ao supremo. Mas a culpa não é só do presidente, todo mundo se borra de medo dos 11 governantes do país. Só existe uma solução: os militares, mas não sei porque cargas d’águas assistem tudo calados.
Parabéns e obrigada, Guzzo, por nos representar tão bem! Muito triste nossa realidade! O que esperar de um país onde a suprema corte funciona como banca de advogados de corruptos? Nunca imaginei que, após a Lavajato permitir que sonhássemos com um país melhor, testemunharíamos tamanho descalabro , tanto descaso com o que consideramos justiça !
Excelente artigo, perfeito. Belo resumo de toda canalhice da qual somos vítimas.
Excelente texto e triste realidade. Precisamos que os homens que buscam o que é justo se unam para mudar esta realidade. É preciso acreditar na força do bem. Não podemos sucumbir, entregar o nosso país a essa quadrilha. A iniciativa do Caio Coppola e do Senador Cajuru de propor o impeachment do Alexandre de Moraes, com 3 milhões de assinaturas é uma iniciativa louvável. Isso precisa tomar corpo, o Senado precisa ser pressionado a votar, sob o olhar diligente da população. Se um tirano for eliminado, será uma vitória que poderá catapultar uma mudança.
Texto excelente do Guzzo, chega a ser inacreditável todos os fatos narrados, mas ai lembro que eles aconteceram realmente, muito triste ver a falência do judiciário brasileiro pelo STF, e a OAB, que também está emparelhada ideologicamente pela esquerda e não se manifesta publicamente em desacordo com as atrocidades que o STF está cometendo juridicamente.
Com esta nefasta corte interpretando a Constituição a seu bel-prazer, não temos a quem recorrer. Estamos no mato sem cachorro. O meu conforto é que a JUSTIÇA DIVINA não falha.
Inimigos do país que atuam o tempo todo para sabotar as esperanças de progresso do Brasil e dos Brasileiros!!!!
Tchê bagual, como se diz aqui no sertão do pampa gaúcho. Tem que ter coragem para falar contra poderosos e também ter a sensibilidade de ouvir e sentir o que a maioria democrata da população pensa e grita sem ser ouvida. A coluna de hoje é épica e de ser lida no sermão das igrejas, na ordem do dia dos quartéis, no início das aulas, principalmente dos cursos de Direito, nas portas dos hospitais, dos asilos, dos orfanatos, nos microfones dos estádios de futebol antes do início do jogo, no plenário da ONU (porque no Congresso só tem uns três quatro tem coragem), no clarear do dia quanto operários e trabalhadores rurais, produtores rurais e empresários iniciam sua atividade laboral. A minha falange de guardiães celestiais me avisaram de que quando o pior da pandemia passar a maior onda de manifestações do povo brasileiro será um transtorno para os que habitam a praça dos três poderes. Honra e Glória!
O Senado Federal é cúmplice dessa putaria toda do STF
De Goebels a Bolsonaro, passando por Dirceu.
Há décadas a expressão Relações Públicas figura na mente da maioria das pessoas como a facilitação de relacionamentos ou simplesmente o título de pessoas que fazem contatos para vendas, seja de produtos ou ideias, e mesmo para intercambiar relações de interesses. Mas, o termo é muito mais sério profissionalmente do que um simples contato, agente ou vendedor.
Nos Estados Unidos, desde a década de 1940, e depois nos principais países ocidentais, criaram-se agências especializadas e departamentos de companhias com trabalhos de Public Relations ocupados em estabelecer e manter a imagem positiva das empresas. Tudo muito sério e profissional, com pesquisas, planejamentos, cronogramas e treinamentos específicos, além de muito bem remunerados. Com a evolução tecnológica, a criação da Janela de Overton – da qual falaremos mais adiante – e o permanente turbilhão social e econômico das nações, essa profissão também evoluiu e, como muitos sistemas políticos e sociais, também se deteriorou. Hoje, a atividade de Relações Públicas autêntica permaneceu junto às empresas, mais do que para preservar sua imagem, para atender seus interesses políticos e financeiros.
Na década anterior àquele profissionalismo, os nazistas descobriram e implantaram um sistema de Relações Públicas radical para seu governo totalitário, implantado pelo general Joseph Goebbels, então Ministro da Propaganda do III Reich. Nesse trabalho, passou a dirigir e controlar a imprensa, a literatura, as artes visuais, filmes, teatro e as músicas na Alemanha nazista e nos países ocupados. Sua principal ferramenta era a repetição como argumentum ad nauseam* para implantar ideias e mentiras que interessavam ao regime, visando sempre controlar tanto o populacho como classes mais favorecidas. Vencia, então, mais do que pela força, pelo convencimento subliminar.
Por seu sucesso, a ferramenta desenvolveu-se e passou a ser usada em outros regimes, como por exemplo, na sanguinária ditadura stalinista e na Revolução Civil Espanhola, no absolutismo salazarista português e no regime totalitário cubano. E passou a ser usual principalmente nos regimes fascistas e totalitaristas, tanto de esquerda como de direita, chegando à peçonhenta banalização de nossos dias, através da chamada Nova Ordem Mundial.
Porém, antes disso, para ater-nos ao caso brasileiro, temos o uso de um aperfeiçoamento dessas técnicas através do emprego da Janela de Overton, método de manipulação da opinião pública criada pelo norte-americano Joseph P. Overton, ex-vice-presidente do Centro de Políticas Públicas de Mackinac, no Michigan, órgão instituído para definir e controlar a Segurança Pública através da Comunicação Social. Essa janela registra como pensa a maioria da sociedade num dado momento sobre um determinado assunto. E as posições – de mais intenso a menos intenso – variam do totalmente contra ao absolutamente a favor de determinado assunto, pessoas públicas, políticos, partidos, ações judiciais e governamentais, etc.
Assim, com o uso dessa técnica de medição, pode-se mudar a atitude popular em relação a conceitos considerados totalmente inaceitáveis, a fim de fazer com que se tornem aceitáveis e até agradáveis. Por diversos anos, José Dirceu usou-a antes, durante e – agora – após os governos petistas, glorificando o nada glorioso Lula e impondo a cambaleante imagem que elegeu a ranzinza e incompetente Dilma por duas vezes.
Então, a partir dos efeitos dessa ferramenta, hoje em dia incrementou-se uma série de atitudes estratégicas para se manipular a opinião pública e levar uma nação, um governante, um político ou uma instituição à consagração ou à desgraça. Um dos recursos mais utilizados, por exemplo, diante da impossibilidade de se refutar uma informação, é a desqualificação. É o meio mais usual dos pérfidos manipuladores, procurando desvirtuar o foco de uma discussão importante que não interessa a seu grupo. A pecha de fake news – ou no bom português, mentira – é o rótulo mais corriqueiro nessa armação abstrusa.
Um poderoso movimento denominado Nova Ordem Mundial (NOM) – os populares globalistas – hoje em dia dão o tom a todas as tendências e articulações políticas, econômicas e sociais no mundo. Objetivam, utopicamente, um governo planetário, nos moldes das conhecidas distopias literárias e cinematográficas que tratam do tema.
Seus movimentos são financiados por corporações e grandes banqueiros internacionais, fundações bilionárias que se dedicam ao domínio dos “interesses sociais”, e por condutores políticos como a ONU, o Clube Bilderberger, o Federal Reserch, o movimento Diálogo Interamericano, entre outras corporações poderosas. Assim, mantêm, através do controle financeiro e ideológico de fundações, universidades, partidos políticos e órgão de imprensa, as campanhas eleitorais, de difamação e de aglutinação que lhes interessam.
A NOM encontra respaldo e se utiliza dos movimentos e líderes comunistas, socialistas e tiranos em geral simpatizantes de causas geralmente anarquistas como o aborto, a homofobia, o racismo, a intolerância ao cristianismo, o empoderamento feminino, o controle da internet, a extinção da família e das tradições, entre outros. As ferramentas utilizadas pelos globalistas são todas aquelas que citamos acima, usuais para lideranças obscuras como Goebles, Zé Dirceu, Lula, e agora Putin, Xi Jinping e Biden, este com seu Equality Act. Aqui no Brasil, encontra ainda o forte apoio da facção PCC e dos membros ativistas do Foro de São Paulo.
A informática, a telefonia celular, o rádio e a TV, os satélites, a internet e a comunicação de massa, via aplicativos e redes sociais, constituem-se no melhor ambiente dos recursos necessários para formalizar idéias de controle social, permanentes e graduais, que foram impossíveis de ser aplicadas quando idealizadas por algumas mentes sombrias desde o século XIX.
Há décadas a população é “catequisada” subliminarmente e hoje, como gado, segue os preceitos e preconceitos dos tais poderosos globalistas. O conteúdo utilizado com estas técnicas, no entanto, deriva do surgimento das ciências de persuasão, condicionamento, manipulação e lavagem cerebral, que assim como estas tecnologias, são produtos da modernidade. O que faz desses pretensos tiranos serem muito mais poderosos do que qualquer um dos seus antecessores que tentaram usar a força bruta.
No atual momento que atravessa o Brasil, está bastante clara e patente a ação destrutiva dos globalistas e progressistas radicais domésticos que usam à exaustão esses métodos de esquartejamento de imagem para derrubar o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Simplesmente por ser ele de direita, militar, conservador e cristão, e por criticar e combater veementemente as aberrações da esquerda globalista e, claro, as perceptíveis, declaradas e constantes ações dessa gente para voltar ao poder de uma nação importantíssima no contexto mundial.
No vale-tudo da NOM, seus membros locais escabrosamente invertem a responsabilidade de seus erros culpando sempre os membros reconhecidamente da direita política, usurpando impiedosamente a Constituição da República. Utilizam-se até dos percalços no combate à pandemia mundial de Covid-19 transferindo, de forma planejada, as irresponsabilidades e erros de governantes estaduais e municipais para o governo federal, com o beneplácito e o favorecimento de toda a alcateia – composta na maioria por magistrados, políticos, jornalistas, professores e sindicalistas – interessada nos despojos do poder.
Valdemir Martins
23.03.2021
Muito boa a análise. Só faço duas ressalvas: o senhor se esqueceu de mencionar Antonio Gramsci, criador da nova estratégia cultural do marxismo, que substituiu os proletários pelas chamadas “minorias”, ressignifi ando a luta de classes, e idealizou a infiltração intradérmica e insidiosa dessa ideologia nas mentes desde a mais tenra idade em todos os campos do conhecimento, da linguagem, da educação, das artes. Instilando uma mentalidade de naturalização da ideologia até o ponto em que ela toma o lugar de senso comum e suas premissas passam a ser aceitas como a única versão e a base de toda a reflexão, sem que as próprias vítimas e disseminadores tenham consciência dessa manipulação. Outra correção que eu faria é no termo “homofobia”, que é o contrário do que eles promovem.
A casta privilegiadíssima do judiciário que tudo pode. Os súditos a reverenciam todos os dias por ignorância ou medo.
Olha gente , que o STF esta’ governando ditatorialmente , bla ,bla bla isso tudo todos ja’ sabemos. Pergunto ,quando vamos de fato começar a incomodar esses URUBUS TOGADOS (do ,segundo Claudio Lessa , INSTITUTO LULLA) nas ruas , restaurantes ,onde quer que estejam , para que sintam o nojo do povo ?
Inácio, esses que você chama de URUBUS TOGADOS são covardes, não saem de casa sequer para ir às ruas, muito menos a restaurantes ou shopping center. Nem você, nem eu nem o povo em geral jamais vai encontrar qualquer deles.
Eles vivem dentro de uma bolha de segurança e sequer tomam ciência do que se passa aqui fora. Você acha que ao menos eles leem a Revista Oeste?
Diante de tudo isso, o STF , de tanto mentir, enganar, surrupiar, transgredir, cometer crimes de lesa pátria , comercializar o judiciário, etc e etc, eu não entendo porque o nosso querido e votado presidente, não faz umas besteiras também, até pra tentar empatar o jogo, ou no mínimo, melhorar o ânimo do palhaço que não entende.
Este artigo seu é uma OBRA-PRIMA Guzzo. Sugiro que ele seja exposto em todas as Instituições e repartições Públicas e Privadas do País, em caráter permanente, para que todos tomem conhecimento dele.
Vamos pentelhar esses canalhas. Não vamos deixá-los em paz. Eu faço minha parte, todo santo dia.
Dá vontade de chorar. Quem vai nos socorrer?
Me parece que o momento em que tudo mudou foi quando houve o cancelamento da prisão em segunda instância. Todo mundo ameaçou, os caminhoneiros disseram que iam invadir Brasilia, etc., e nada aconteceu. Ali ficou claro para o STF que tudo podia. Segundo, dado a estado endêmico de corrupção em que nos encontramos, só há uma instituição no País que pode atuar em nome do povo: o Exército. Mas esse não se move.
Nada mais a declarar. Parabéns Guzzo pela matéria e por uma ano da revista.
Me parece que o momento em que tudo mudou foi quando houve o cancelamento da prisão em segunda instância. Todo mundo ameaçou, os caminhoneiros disseram que iam invadir Brasilia, etc., e nada aconteceu. Ali ficou claro para o STF que tudo podia. Segundo, dado a estado endêmico de corrupção em que nos encontramos, só há uma instituição no País que pode atuar em nome do povo: o Exército. Mas esse não se move.
DEIXE DE FALAR MERDA….SOMOS MAIS DE 200.000.000 DE BRASILEIROS….NO CONGRESSO TEM 583 DEPITADOS E 83 SENADORES + 11 DESGRAÇADOS NO STF….E VC. AINDA ABHA QUE PRECISA DO EXÉRCITO ? VC. FOI PARA AS RUAS DEFENDER O EXERCITO DAS GARRAS E DA MALEDICÊNCIA DA COMISSÃO DA VERDADE QUANDO OS MILITARES FORAM ACUSADOS DE TORTURADORES, ASSASSINOS E QUISERAM PRENDÊ-LOS ? VC. DIZ QUE O EXERCITO NAO SE MOVE… E VC. TEM SE MOVIDO ? JA ESCREVEU ALGUM COISA NAS REDES SOCIAIS DOS SENADORES PARA PRESSIONÁ-LOS ? CLARO QUE NÃO….MAS, SE ACHA NO DIREITO DE FICAR EM CASA TECLANDO PARA ESCREVER MERDA E APLAUDIR O GUZZO,…GRANDE PATRIOTA VC E ELE SÃO ? ALIÁS, PERGUNTE AO GUZZO SE ELE ESCREVE ALGUMA COISA PARA O STF, COMO O CAIO COPPOLLA FEZ E CONSEGUIU 3.000.000 DE ASSINATURAS PARA APOIAR O SENADOR CAJURU….. VC. E TODOS OS ISENTÕES COMO VC. E O GUZZO DEVERIAM TER VERGONHA NA CARA…BRASILEIROS DE MERDA….FICAR ESCREVENDO NO AR CONDICIONADO É MUUTO FÁCIL….POR ISSO É QUE MEIA DUZIA DOMINA MILHÕES.
DIZEM QUE QUATRO SOLDADOS NAZISTAS COSTUMAVAM LEVAR 1.OOO JUDEUS PARA AS CÂMARAS DE GÁS , TODO DIA. E NUNCA OUVE REAÇÃO ALGUMA….ACEITAVAM A MORTE COM ABSOLUTA RESIGNAÇÃO E TOTAL COVARDIA…. UM SÁBIO DIZIA QUE O DIREITO A VIDA SÓ É MERECIDO POR QUEM TEM CORAGEM DE MORRER POR ELA…..
Uma fotografia assustadora de uma democracia em decomposição.
Irretocável! Resta agora saber o que fazer: calar-se, ante tantos crimes cometidos por “autoridades” desavergonhadamente e afrontosamente, ou reagir como passa da hora? Reagir como? Implorar pelas FFAA? Ainda resta essa esperança, (ou só nos resta essa esperança) mesmo com sinais evidentes de aceitação. Comprometidas? Sabe-se lá! O poder emana da boca de um fuzil!
PORRA, BABACA. COMO REAGIR ? VA PARA AS RUAS, CONVENÇA SEUS AMIGOS, ABRA OS OLHOS DE QUANTOS PUDER PARA PRESSIONAR OS SENADORES QUE – NÓS, O POVO SEM VERGONHA – COLOCAMOS NO SENADO FEDERAL….ELES TEM PODER LEGITIMO PARA VOTAR O IMPEACHMENT DE TODOS OS CANALHAS DO STF….E NÓS – OS MAIS DE 200.000.000 DE BRASILEIROS COVARDES TEMOS O PODER CONSTITUCIONAL DE EXIGIR DELES QUE NOS ATENDAM….MAS TEM QUE PRESSIONAR….VC. FICA ESCREVENDO ESSAS BABOSEIRAS AQUI….MAS JA ESCREVEU ALGUMA VEZ PARA AS REDES SOCIAIS DO SENADOR RODRIGO PACHECO ? DUVIDO QUE TENHA ESCRITO…..,MAS SE ACHA NO DIREITO DE COBRAR DOS MILITARES, DO BOLSONARO DO DIABO A QUATRO, NÃO É ? PORRA! QUE TIPOI DE CIDADÃO VC. É E QUE TIPO DE HOMEM E PAI SUA MULHER E SEUS FILHOS TÊM EM CASA ?
Excelente, como costuma ser, o texto de J.R. Guzzo. Eu o lia desde os tempos de Veja, da qual fui assinante, antes de perceber o tipo de ideologia que ela segue, ou pelo menos alguns de seus articulistas.
Antigamente eu achava os juízes guardiães da moralidade, do bom caráter, da decência e da justiça. Entre os anos noventa e 2000 comecei a mudar de idéia (sim, ainda acentuo).
Mudei de opinião ao ver juízes e desembargadores concedendo liberdade, através de estranhíssimos Habeas-corpus, aos mais diversos tipos de criminosos. Mas foi após um assaltante periculoso matar um oficial da PM do Maranhão que a ficha caiu por completo. Este assaltante fora libertado por um desembargador maranhense num ato até hoje completamente inexplicável.
Em 2008, um juiz piauiense soltou (após três meses da prisão) um traficante, preso, autuado em flagrante e réu confesso de ter em sua casa 20 (vinte) kg de cocaína pura.
Mais recente o ministro Marco Aurélio Mello libertou um perigosíssimo assaltante de bancos que apenas três meses depois matou, em um assalto a banco, um sargento da PM que tentou impedir a ação.
E assim caminha nosso país. E não há solução à vista. Como bem falou Guzzo, o Congresso morre de medo do STF. O Executivo está de mãos atadas e a população assiste inerte e apática. Como cristão, acredito que Deus está no controle. Mas a história mostra que por diversas vezes Deus permitiu que o povo sofresse nas mãos de ímpios detentores do poder, porque o próprio povo estava cometendo impiedade.
Está é a América “latrina”.
Como profissional do Direito que se formou no final dos anos 80, junto com a redemocratização, fui inocente a ponto de pensar que viveria em um Estado de Direito até o fim da vida. Jamais imaginei que, em trinta anos, saíssemos dessa condição, ainda mais pelas mãos do STF. Mas é o que ocorreu.
Só para refrescar a memória e a nossa esperança em justiça contra a corrupção: “O Legislativo pode editar uma emenda para superar uma interpretação do Poder Judiciário” (Wallace Corbo). [de um artigo da BBC news “Tensão nos três poderes”]
O STF é o principal partido de esquerda do país. Mas, esse tribunal é só a ponta-de-lança de um problema mais profundo. O ensino do direito em nossas universidades é de esquerda. Nesse direito ‘canhoto’ não valem as leis, mas os princípios defendidos pelos juízes, procuradores, promotores e advogados de esquerda. A lei é um mero detalhe. O juiz decide como quer. Não há mais ‘ciência’ do direito, pois as regras nada valem. O direito tornou-se uma arte imprevisível e casuística.
Guzzo, excelente relato dos atos antidemocráticos do STF, que os demais poderes não tem autoridade para impedir, salvo o Senado Federal com urgente impeachment de ministros na ordem de grandeza de irresponsabilidades cometidas facilmente identificável. Além disso nosso Congresso poderia revogar a PEC da Bengala que já levariam Lewandowsky e Rosa Weber.
O poder executivo coitado, nada pode fazer, sequer ficar zangado. Zangado é ato antidemocrático.
Portanto mesmo não sendo jurista, entendo possível interpretar o que esta contido no art. 142 da CF, e que não se trata de intervenção militar do poder executivo sobre os demais poderes, neste texto: “As FA constituídas pela Marinha, Exercito e Aeronáutica são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob autoridade suprema do Pres. da República e destinam-se a defesa da Pátria, à GARANTIA DOS PODERES CONSTITUCIONAIS e, por INICIATIVA DE QUALQUER DESTES, DA LEI E DA ORDEM.
Difícil entender como notáveis juristas interpretam “por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. Não conseguem entender que os poderes Legislativo ou Judiciário também podem utilizar as FA para manter a Lei e a Ordem?
Por exemplo, a Lei do voto impresso aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional, foi recentemente declarada inconstitucional porque “viola o sigilo e liberdade do voto”. Se o Congresso Nacional exigisse “provas” dessa inconstitucionalidade e não fosse atendido, não caberia essa interpretação do art.142 como poder moderador das FA, sem qualquer intervenção militar no Poder Judiciário?
Não sei se confundi tudo, mas é o que posso entender em minha avançada idade.
Há atualmente decisões do STF, que se julga a derradeira instância, que são desvios de comportamento (ora sim, ora não) que precisam ser evitadas para SEGURANÇA JURIDICA de nosso pais, e potencial combustível para graves conflitos sociais.
Quanto ao assunto Carmem Lúcia, admirei o ministro Kássio nomeado por Bolsonaro, porque seu voto, defenestrou o caráter de Gilmar Mendes e Carmem Lucia, que com certeza mudou seu voto porque imaginava que Kássio sustentasse a suspeição de Moro. Ai se revelou a verdadeira Carmem, que até então queria passar ao público feroz combatente da corrupção.
Caro Guzzo parabéns pelo texto. Porém sobre a presidência gostaria de lembrá-lo que o JB bateu de frente com o congresso e supremo nos dois primeiros anos. E não deu certo. Então fez uma coligação com o central e elegeu o Arthur Lira para destravar as pautas de reforma. O SFT está cada dia pior. O que fazer? Nem as ADIs impetradas o STF não se dá ao trabalho de julgar! Governadores, mídia e STF juntos para derrubar o governo federal.
O artigo é brilhante, como sempre! Todavia, apenas não concordo quando Guzzo diz que o senhor Presidente da República é frouxo, sem musculatura e sem cérebro!!! A despeito de um linguajar que necessita correções, ele está fazendo aquilo que todo brasileiro de caráter honesto deve fazer: respeitar a Constituição Federal. Vamos ter paciência e aguardar o momento oportuno! Há um velho dito segundo o qual “o apressado come cru”.
Todavia, apenas não concordo quando Guzzo diz que o senhor Presidente da República é frouxo, sem musculatura e sem cérebro!!!
O que falta para a senhora entender para concordar com O Guzzo?
JB é igual a cão que ladra e não morde. O vice, outrora brabão, agora é só Amazônia.
O brasileiro, que também é frouxo por natureza, está frito. Rumo ao Galeão!!
Sinceramente eu não sei o que o Presidente Bolsonaro poderia fazer contra os outros poderes, sem que fosse acusado de ditador. O povo não se mexe…
CLARO QUE VC . SE INCLUI NO MEIO DESSES FROUXOS, NÃO É ? QUANTA BICHINHA ENRUSTIDA….TAMBÉM TÁ COM MEDO DE PEGAR COVID NO BUM-BUM ? TENHO 80 ANOS E VOU PRA RUA TODOS OS DIAS , CONVERSO COM TODO TIPO DE GENTE E FALO QUE TEMOS DE PRESSIONAR OS SENADORES….FOMOS NOS QUE BOTAMOS ELES LÁ.
TODO CANALHA QUE CHAMAR BOLSONARO DE FROUXO E SEM MUSCULATURA, DEVERIA DIZER O QUE TEM FEITO PARA AJUDÁ-LO A NOS AJUDAR….O CARA ENFRENTOU TODA A ESQUERDALHA, FOI RIDICULARIZADO POR SER DO “BAIXO CKERO” E NÃO TER NENHUM APOIO FINANCEIRO NEM POLITICO, ENFRENTOU TODA A BANDIDAGEM COMUNISTA, TOMOU FACADA, PEITOU TODOS OS POLÍTICOS QUE QUERIAM CARGO NO GOVERNO E AS MIDIAS QUE QUERIAM GRANA – —P O R R A !!! O QUE MAIS GENTE BABACA COMO GUZZO E VC. ACHAM QUE FARIAM , CASO ESTIVESSEM NO LUGAR DELE ? SEJAM HONESTOS E HOMENS DE VERDADE, PORRA ! GUZZO ESCREVE NA OESTE E NO ESTADÃO…EU LEIO OS DOIS E PERCEBO DIFERENÇAS GRITANTES….SE VC NÃO PERCEBE, F—-SE….QUEM PODE RESOLVER TODO O PROBLEMA DO BRASIL É EXATAMENTE QUEM COLOCOU O BRASIL NESSA SITUAÇÃ: O POVO BRASILEIRO….AGORA, NOS É QUE TEMOS DE CONSERTAR A CAGADA QUE FIZEMOS….PRECISAMOS PRESSIONAR OS SENADORES PARA IMPECHAR TODOS OS VAGABUNDOS DO STF…..MAS NÃO SERÁ FAZENDO ACARREATAS AOS DOMINGOS, COMO A GATA, A MULHER, OS FILHOS NO CARRO COM AR-CONDICIONADO LIGADO E BUZINANDO FEITO UM VIADINHO NÃO…..PRECISAMO ACAMPAR NA PORTA DO SENADO DIA E NOITE – COMO OS ARABES FIZERAM NO CAIRO, POR 18 DIAS, SEM PARAR….E SE LIVRARAM DE 30 ANOS DE COMUNISMO….. O EXERCITO VIRA DEPOIS PARA NOS DAR COBERTURA….POR ACASO VC. OU O GUZZO ESCREVEU ALGUMA LINHA CONTRA OS CANALHAS DA COMISSÃO DA VERDADE QUANDO ACUSARAM OS MILITARES DE TORTURADORES, DIFAMARAM TODOS E OS QUERIAM COLOCAR NA CADEIA….MAS, TODOS OS COMUNISTAS FICARA MDE HEROIS DA RESISTÊNCIA….NINGUEM FOI PARA AS RUAS DEFENDER OS MILITARES….POR QUE ELES AGORA IRIAM SE PREOCUPAR COM POLITICA….ESTÃO CERTISSIMOS….NÓS QUE NOS FODAMOS….BEM FEITO….AGORA É NOSSA VEZ….VOTAMOS NO BOLSONARO, LARGAMOS ELE SOZINHO PARA AGUENTAR O MASSACRE DE TODOS OS POLITICOS DO MUNDO E TODA A IMPRENSA COMUNISTA DO MUNDO , PORRA, E AINDA TEM GENTE QUE ACHA ELE FROUXO E SEM MUSCULATURA ? VÃO P P Q P, BANDO DE CANALHA COVARDES……
Bolsonaro é sim frouxo, covarde e inepto. É uma decepção! Guzzo foi certeiro na descrição!
BABACA….LEIA O QUE ESCREVI DOIS TEXTOS ANTES E ENTENDA PORQUE VC É UM MERDA.
Parabéns Revista Oeste pelo primeiro aniversário. O que mais me preocupa é o voto não auditado, irão mudar as pesquisas descaradamente em favor do carniça e o que mais for preciso. Não chegaram até aqui, apenas para soltar o Grande Ladrão, a trama é bem maior. Temos menos de oito meses para brigar pela impressão do voto, somos maioria, vamos exigir, senão será tarde demais.
… e o Presidente ? e os militares ? Vão deixar
tudo como está?
Muito bom artigo ! Como sempre, Guzzo.
E VC. SEU CRETINO….O QUE PRETENDE FAZER, FICAR ENCAGAÇADO E OMISSO COM MEDO DE MORRER DE COVID ?
Há alguma surpresa no decidido? Tinha certeza que iriam assim proceder, mais cedo ou mais tarde. Até quando nossos congressistas vão se colocar de joelhos? Por exemplo, terão coragem de julgar o impedimento do Excelentíssimo Senhor Doutor Alexandre de Moraes, um dos residentes no Olimpo? Levarão em conta mais de 3 milhões de assinaturas? Chega de atrocidades jurídicas, onde a Constituição é vilipendiada, o Direito esquecido.
O mestre Guzzo como sempre brilhante, descreve a que ponto chegou o STF com os atuais ministros descendo ladeira a baixo e levando o Brasil junto.
Atenção aí, família Bolsonaro ! Presidente JB, cadê você ? O Guzzo tem razão e não pode ser mais verdadeiro. Eu não deixaria que me chamassem de frouxo, derrotado, sem energia e sem cérebro. Entendo perfeitamente quando você diz que não pode agir fora da Constituição. E não aja ! Mas existem maneiras e maneiras de agir. Todas mais inteligentes do que você está fazendo agora. Reaja !!
Carmen Lúcia!!!!
Ajoelhou nos pés de Gilmar Mendes!!!
Envergonha a classe feminina!!!
Fraca,submissa,de uma inteligência duvidosa…
Só mudou de voto porque estamos encarcerados em casa e não podemos ir para ruas… Bolsonaro acorda!!! Você está perdendo a credibilidade de quem votou em você!!!
Caro Del Carlo, estamos nas ruas, nas carreatas, amigo; mantendo o distanciamento (nesse caso em isolamento, pode-se assim dizer), mas nas ruas; em carreata, e até de vidros fechados, para quem assim achar por bem, para dar chance nenhuma ao vírus chinês. Junte-se a nós nas próximas. Porque só funcionará de for assim: não milhares; o Brasil precisa de carreatas feitas com milhões de carros a ‘invadir’ as ruas e, dentro deles, a conduzi-los de modo civilizado e ordeiro, mas de maneira firme e determinada, dezenas de milhões de brasileiros que acreditam no Brasil verdadeiro; o Brasil verde, amarelo, azul e branco. Fiquemos todos atentos, e não desperdicemos oportunidade; vamos todos juntos às próximas carreatas. Rápido! Se ainda há tempo, parece, não resta tanto; não percamos a oportunidade que ainda temos.
Que maneira são estas ????? Acho o jornalista Guzzo fantástico mas , quero que ele descreva quais as atitudes que o presidente deva adotar para combater este STF ????))
ELE MESMO FICA SÓ DE TROLOLÓ….ELE DEVERIA LER AS CRÔNICAS E ARTIGOS QUE CARLOS LACERDA E DAVID NASSER ESCREVIAM CONTRA OS GOLPE COMUNISTA QUE O BRIZOLA E O JANGO TRAMAVAM… EM 1963 E 1964…. FICAR NO AR CONDICIONADO ESCREVENDO PARA A REVISTA OESTE E – AO MESMO TEMPOS – PARA O ESTADÃO , É MUITO MAIS DO QUE SUSPEITO…APROVEITAR PARA METER O PAU NO BOLSONARO, É PURA COVARDIA….O QUE ELE PODE FAZER? CLARO QUE TEM MILITARES “MELANCIA”, DOIDOS PARA DERRUBAR ELE…O MOURÃO, POR EXEMPLO, ESTÁ DOIDO [PARA SER PRESIDENTE…SE BOLSONARO PARAR DE DAR “O JEITO DELE” ELES VOTAM E APROVAM O IMPEACHMENT EM CINCO MINUTOS….E A VACA VAI PRO BREJO….BOLSONARO É LIMITADO DE CABEÇA (mas já sabíamos disso antes). PORÉM, FOI ELE QUEM SE ARRISCOU E ENFRENTOU A RIDICULARIZAÇÃO DE SAIR DO “BAIXO CLERO” PARA CONCORRER CONTRA A ESQUERDALAHA, TOMOU FACADA E GANHOU….PORRA! ONDE ESTAVA GENTE COMO O GUIZZO, ENQUANTO TUDO ACONTECIA ? FACIL FALAR…PORQUE O GUIZZO NÃO FAZ CAMPANHA NOS JORNAIS E REVISTAS QUE ESCREVE PARA PRESSIONAR O RODRIGO PACHECO COMO FEZ O COPPOLA, POR EXEMPLO ? EM TRES DIAS O COPPOLA CONSEGUIU UM ABAIXO ASSINADO COM 3.000.000 DE ASSINATURAS, AGORA ESTA CORRENDO O RISCO DE SER PRESO PELO ALEXANDRE DE MORAES….E O COPOLLA É UM GAROTO NOVO….O GUZZO É UM JORNALISTA VETERANO…TEM MUITO MAIS PODER E CREDIBILIDADE, ASSIM COMO O ALEXANDRE GARCIA, QUE TAMBÉM ESTÁ SE EXPONDO….MAS O GUZZO, QUAL É A DELE ? FICA ACENDENDO UMA VELA PARA DEUS, AQUI NA OESTE E OUTRA PARA O DIABO LÁ NO ESTADÃO….E FICA TODO MUNDO PASSANDO PANO….TEMOS QUE COBRAR POSTURA DE MACHO DECENTE DELE.. FICAR COM UM ZILHÃO DE SEGUIDORES EM TUDO QUANTO É MIDIA É TUDO QUE GENTE OPORTUNISTA TEM FEITO….ESTÁ NA HORA DE SEPARAR OS MENINOS DOS HOMENS….OS PATRIOTAS DOS CANALHAS COMUNISTAS GLOBALISTAS….DA TURMINHA FRESCA DO FHC, DOS “SOCIALISTAS FABIANOS” CRIADOS COM “DANONINHO” E “MAMÃOZINHO COM AÇUÇAR” NA BOQUINHA, PELA MAMÃE….
Continuando…
Que juraram ‘a Bandeira defender nossa Nação.
Parabéns a Revista pelo seu aniversário. Parabéns por dar voz a tantas pessoas que como eu, com 72 anos, choro ao ver meu Pais tão querido nunca atingir na sua condução, a dignidade que o povo merece. Foi cooptado pela esquerda e vejo que meus netos trabalharão para pagar os seus roubos e arroubos. Tristes trópicos.
Eu, um velho de 80 anos, ao ler esse artigo me emocionei a ponto de quase chorar. Como pode o nosso povo aceitar cordeiramente tudo isso que está acontecendo? Que tipo de gente somos nós brasileiros que permitimos que isso aconteça? Falta-nos coragem para agir? Falta-nos amor-próprio ou dignidade pessoal?
Eu já não tenho força para lutar, e isso é que me doi. Diante de tanto descalabro nesse nosso Brasil, clamo aos mais jovens que atentem para a letra de nosso Hino Nacional e sigam-no como verdadeiros cidadãos, principalmente aqueles
Sou um jovem de 70 e mantenho a minha bandeira VERDE E AMARELA, conclamando à ORDEM E PROGRESSO aquí nas Minas Gerais de JK.
Não sou isentão, estou nas ruas aguardando o pessoal que fica à frente da globolixo, CNN e band principalmente
A nossa prestação de contas com o congresso corrupto é iminente. Que Rodrigo Pacheco se apresente e atue como esperamos:
PEC DA BENGALA
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA
VOTO IMPRESSO EM URNA ELETRÔNICA
Soltar foguetes em frente à casa de mãe joana, acampar ao lado da dona de olhos vendados, ser antifas e participar de atos antidemocráticos, é coisa dessa esquerda brasileira nojenta, que faz propaganda contra o comunismo.
No Brasil, a própria imprensa já reelegeu JAIR MESSIAS BOLSONARO.
Se não, terá reforço desses governadores hipócritas, à frente Ciro Gomes e Dória.
É isso. Desanimador. O próximo estágio é a eleição do maior corrupto da história e a “venezuelização” rápida do país. O nem precisa nomear mais ninguém para o STF pois este time está completo e entrosado. Prendem-se ou eliminam-se os poucos opositores com coragem de contestar, como se faz na China ou na Rússia, por exemplo. Quem pode vai buscar outro país mais decente e seguro para viver. Quem não pode, fica aqui virando lata de lixo para sobreviver. Os militares, de quem se poderia esperar alguma atitude, são um bando de come-e-dorme que só reagem se alguém ameaçar mexer nos seus soldos.
DESANIMADOR ? É ? AJA COMO HOMEM! CRIE CORAGEM E SE MOBILIZE PARA ACAMPAR NA PORTA DO SENADO E EXIGIR QUE OS SENADORES VAGABUNDOS VOTEM O IMPEACHMENT DE TODOS OS SINISTROS DO STF. FOMOS NOS QUE VOTAMOS NESSES VAGABUNDOS…NOS É QUE TEMOS DE DESFAZER A CAGADA QUE FIZEMOS…OS MILITARES NADA TEM A VER COM ISSO….ELES NOS DARÃO GARANTIA DEPOIS….COM CERTEZA…..TEMOS QUE AGIR COMO HOMENS E NÃO COMO MENINOS CHORÕES…..E JÁ..
Mais um texto histórico. Alguma solução?
Primeiro quero parabenizar a Revista Oeste pelo seu primeiro ano de existência,veio para ficar.Nivel de excelência em tudo que faz, congratulações a todos que dela participam.STF há tempos é a Ditadura de tudo que se faz nesse país, ninguém tem poder maior.A esquerda está voltando,vamos impedir.Apenas observem suas últimas determinações.
O texto fornece um diagnóstico perfeito. Qual é, porém, a solução ?
A nossa prestação de contas com o Congresso Nacional é iminente, este que nos trai assombrosamente, criminosamente.
PEC DA BENGALA
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INST6ANCIA
VOTO IMPRESSO EM URNA ELETRÔNICA
O STF nada tem conosco, representa alguma coisa que não nos interessa, e não fomos nós que os colocamos naquele puteiro.
Pelas pessoas que eles defendem, não é de se esperar que qualquer um deles tenha honradez suficiente para representar homens de bem. Representam suas famílias, seus queridos pais, e até os seus empregados.
E agora José ? A luz se apagou, quem era para vir não veio, quem era para defender atacou, quem era para respeitar ( constituição) rasgou-a, quem era para pressionar tem medo, o rabo esta entre as pernas, dívidas impagáveis com fisco, justiça e outras .Quantos são os que resolvem nossas vidas ? Deputados senadores, governadores, o STF , não são mais que 1000 pessoas resolvendo o que será de nós, com as piores intenções possíveis. Não se faz mais militares como antigamente, eles poderiam interromper este ciclo diabólico, no frigir dos ovos são só 11 togados resolvendo tudo.
Tudo vai ficar como está, ou pior, se o povo não “cercar” os quartéis e exigir solução. Tenho 74anos, era estudante em SP em 66/72, imperava a ordem,o progresso e o respeito. Agora é o caos provocado por parte da justiça e políticos esquerdistas que querem incendiar o pais.
Os militares dizem que um dos princípios básicos da carreira é a hierarquia e honestidade. Segundo a constituição, o presidente é o comandante em chefe das FFAA. Se até o Lula e a Dilma foram comandantes aceitos, não creio que estejam rejeitando a promoção de um capitão da própria força, como comandante legal.
QUE M______ PAREM DE FICAR BANCANDO AS BICHINHAS VÍTIMAS…NÃO FOI O EXÉRCITO QUE VOTOU NO MONTE DE CORRUPTOS DO SENADO FEDERAL, FOMO NÓS… QUANTA BESTEIRA É ESCRITA AQUI. TEMOS DE FAZER O QUE OS EGÍPCIOS FIZERAM NO CAIRO. 18 DIAS – SEM INTERRUPÇÃO – NA PRAÇA PÚBLICA E SE LIVRARAM DE 30 ANOS DE COMUNISMO…BRASILEIRO FICA FAZENDO CARREATA AOS DOMINGOS E ACHA O SUFICIENTE….TEM QUE ACAMPAR NA PORTA DO SENADO E EXIGIR O IMPEACHMENT DE TODOS OS MINISTROS DO STF – O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO…AO MESMO TEMPO ENCHER AS REDES SOCIAIS DELES COM ORDENS DE COMANDO PARA ELES NOS OBEDECEREM….NOS SOMOS OS CHEFES DE TODOS…INCLUSIVE DO BOLSONARO….DEIXEM OS MILITARES EM PAZ….NINGUÉM FOI DEFENDÊ-LOS DAS ACUSAÇÕES DE TORTURADORES FEITAS PELOS COMUNISTAS DA COMISSÃO FAJUTA DA VERDADE..ELES AGIRAM EM NOSSA DEFESA EM 1964….EM 1985, TODOS OS IDIOTAS FORAM PEDIR DIRETAS JÁ. O GENERAL FIGUEIREDO AVISOU QUE OS COMUNISTAS IRIAM VOLTAR….AÍ ESTÃO ELES DE VOLTA…POR QUE, ELES IRIAM NOS AJUDAR, AGORA, NOVAMENTE ? E DEPOIS, QUANDO O PERIGO PASSAR, VAMOS DEIXA-LOS SOZINHOS, DE NOVO ? O PROBLEMA É DE NOSSA RESPONSABILIDADE. VOTAMOS NESSES CRÁPULAS DO SENADO E TEMOS DE PRESSIONÁ-LOS – DIA E NOITE – SEM PARAR, EXIGINDO QUE VOTEM O IMPEACHMENT DE TODOS OS “SINISTROS” DO STF E QUE NÃO DEIXEM OS CORRUPTOS QUE RESPONDEM PROCESSO CRIMINAL NO STF, OCUPAR CARGO NAS COMISSOES ESPECIAIS E VOTAR NO PLENÁRIO QUE IRA DECIDIR O IMPEACHMENT – ELES DEVERÃO ESTAR IMPEDIDOS POR CONFLITOS DE INTERESSE.
Perfeito. Exatamente o mesmo pensamento dos brasileiros que possuem um pouquinho de massa cinzenta.
É triste admitir, mas, a continuar assim, lamentavelmente, não vejo luz no fim desse túnel! O STF governa o país, manda e desmanda nas instituições e nas leis e joga de acordo com a cara e o bolso do freguês! Quem poderia fazer algo e não faz – o Senado Federal, ajoelha-se de quatro e de ré aos desejos e anseios dos onze urubus supremos! Mais triste ainda é constatar que estão fazendo de tudo pra derrubar um presidente honesto – mesmo que, vez ou outra, solta alguma bobagem, pra recolocar no cargo o chefe da maior quadrilha de ladrões da história da humanidade. Que DEUS tenha misericórdia!
Deste jeito
Os militares se omitem se escondem Pazuelo é Gal da ativa denúncia chantagem e corrupção mas não tem tropa pra mandar prender. Gal de quê? Esquerda tentou tomar poder nas armas não conseguiu agora no papo jurídico de seus ministros stf conseguiu a ditadura
O país sonha em silêncio com uma ação definitiva do Bolsonaro contra a delinquência togada comandada por G.Mendes. Coragem, Bolsonaro!
Bolsonaro jamais foi lider de seus eleitores. Como homem honesto que era ao tempo da eleição, e segue sendo até hoje, foi porta-voz dos anseios dos seus 57 milhões de eleitores. Infelizmente tudo leva a crer no que o brilhante Guzzo diz sobre a fraqueza do seu governo. Os generais não aceitam o mando do capitão. Isso já foi detectado pelos conspiradores de todos os matizes, incluindo os do “puxadinho” em que se converteu o STF.
Exatamente, o que estamos assistindo é surreal. É a bandidagem tomando as rédeas do governo na mão grande. E os militares todos em profundo silêncio e estagnação. O povo todo sendo extorquido do direito ao trabalho, de ir e vir e de se manifestar. Não creio que o desfecho seja dos melhores.
Que o nosso mineiro Rodrigo Pacheco, em quem votei, não seja a continuidade, não seja representante da desonra.
Que Carlos Chagas de Oliveira/MG, JK de Diamantina/MG, Itamar Franco de Juiz de Fora/MG, Francelino Pereira, natural de Angical do Piauí, Aureliano Chaves, nascido em Trës Pontas/MG, e o próprio Bituca, o nosso Milton Nascimento, sejam inspirações para que o senador Rodrigo Pacheco não se desvie de sua honradez e compromisso divino de trabalhar pela Nação.
Desista senhor José Ângelo B. Pires. Esse nosso senador de Minas não é de nada. É um fracote. Eu também votei nele por falta de opção. Jamais votaria na ex-“presidenta”. Aliás, os outros dois senadores de Minas são um zero à esquerda também. Não existem mais os grandes políticos mineiros. Estão todos mortos.
Perdi a esperança nesse país. Infelizmente cada dia que passa , vemos mais absurdos jurídicos , governadores e prefeitos passando por cima da Constituição e dos direitos fundamentais das pessoas, ditando normas, ameaçando o povo trabalhador, algemando pessoas de bem , porque estão nas ruas, praias , etc e o pior que não vemos uma luz no fim do túnel.Muito triste isso.
Votei em Bolsonaro para “arrancar” a esquerda do poder. Acho que de nada adiantou porque a esquerda continua mandando através do STF. Bolsonaro encheu a administração de altas patentes e qual o resultado? Nenhum, um bando de medrosos sem nenhuma coesão.Lula foi esperto, fez diversas promoções nas forças armadas e tem o controle da situação. Bolsonaro fala muito é massacrado e não reage . Infelizmente não temos mais generais patriotas como em 64.NUVENS NEGRAS para 2022.
ATÉ QUANDO AS PESSOAS VÃO FICAR SE VITIMIZANDO E CULPANDO O MILITARES POR NADA FAZEREM ? ORA, BOLAS, FOMOS NÓS O POVO QUE ELEGEMOS TODOS OS VAGABUNDOS SENADORES CORRUPTOS QUE ESTÃO SENDO CHANTAGEADOS PELO STF (PORQUE RESPONDEM A PROCESSOS CRIMINAIS POR CORRUPÇÃO). NÓS VOTAMOS NELES E TEMOS QUE IR PARA A PORTA DO SENADO – TODOS OS DIAS – E EXIGIR O IMPEACHMENT. DE TODOS ELES….CHEGA DESSA MANIA IDIOTA DE PEDIR PARA OS MILITARES FAZEREM O QUE É NOSSA RESPONSABILIDADE…AFINAL FOMOS NÓS QUE FIZEMOS A ESTUPIDEZ DE VOTAR NELES…POR ACASO, O POVO FOI DEFENDER OS MILITARES NA COMISSÃO DA (IN)VERDADE , QUANDO ELES FORAM ACUSADOS DE TORTURADORES ? O GENERAL PUJOL LEMBROU ISSO, DIAS ATRÁS. OS EGÍPCIOS FIZERAM A PRIMAVERA ARABE EM 18 DIAS NA PORTA DOS QUARTÉIS – SEM MOVER OS PÉS (se revezando) – NÓS VAMOS PRAS RUAS AOS DOMINGOS, “PASSEAR EM CARREATAS”…E AINDA QUEREM RECLAMAR ? V P P Q P .
Caro Henrique, enquanto apenas a indignação fizer parte de nossa postura, a situação só tende a piorar. Estamos vivendo em um regime autoritário, pelo judiciário, que não assume o seu verdadeiro papel e finalidade, tornando o nosso país, uma terra sem lei, e em breve, sem ordem e progresso. Há que se fazer algo, através de nós, povo brasileiro.