(…)
— Ah, tá. Mesmo assim.
— Também é contra?
— Claro. De auditável pra ditável é uma sílaba só. Quem garante que ali na solidão da cabine não vão sumir com essa sílaba? Um latido a menos e lá se vai a lisura da eleição.
— Latido?
— Sim. Au. Tira o au e o voto fica ditável. Já imaginou? Você na cabine e alguém de fora ditando o seu voto? Acabou a democracia.
— É, realmente. Mas e se conseguirem criar um sistema seguro que não permita esse latido a menos, quer dizer, que não permita a perda dessa sílaba crucial e o voto passe a ser auditável mesmo. Você apoia?
O que o brasileiro mais quer é ver a quadrilha voltar a sorrir
— Não.
— Por quê?
— Já viu as pesquisas?
— Pra presidente?
— É.
— Vi. O favorito tá disparado.
— Pois é. Tá tão clara a vantagem que no meu modo de ver o país nem precisava gastar tempo e dinheiro com eleição. Entrega logo o palácio pra ele, que já morou lá e sabe direitinho onde fica tudo.
— Principalmente o cofre.
— Aí você tocou no ponto central. Esse homem é generoso. Abriu o cofre pros amigos, pros filhos, pros afilhados, pros padrinhos e pros sócios. Não ficou naquela mesquinhez de trancar tudo e deixar o dinheiro parado.
— Por isso ele lidera com folga as pesquisas.
— Exatamente. O que o brasileiro mais quer é ver a quadrilha voltar a sorrir. Saudade daquele tempo de paz, harmonia, sem ódio, quando o povo sabia que estava dando seu suor pra construir um Brasil melhor pros empreiteiros conscientes e açougueiros biônicos.
— Agora me emocionei.
— Calma, não chora. Nostalgia não leva a nada. O homem tá de volta.
— Tá mesmo! Com ou sem voto auditável.
— Porra, de novo esse papo? Esquece isso, companheiro. Que ideia fixa.
— É que estão falando por aí…
— Não interessa. Esquece. Não existe. “Estão” falando quem? Meia dúzia de reacionários?
— É, meia dúzia de paranoicos. Eu até achei que tinha visto milhões de pessoas nas ruas mas aí não vi nada na TV e nos jornais, então acho que foi impressão.
— Cuidado com esse teu sintoma. Não acredita em nada que não esteja concretamente numa tela diante de você.
— Tem razão. Nem sei o que eu fui fazer na rua.
— Pode deixar que não comento com ninguém.
— Obrigado. Mas então você acha mesmo que o voto auditável com registro impresso…
— Cala a boca!
— Desculpe. Escapou.
— Você tá se arriscando. Vai acabar sendo convocado pra CPI.
— Não! Por favor. Eu não fiz nada.
— Então se liga. E firma nas pesquisas. Pesquisa é ciência.
— Eu sou a favor da ciência.
— Que bom. Isso sim é auditável. O meu preferido é o Instituto Data Vênia. Eles provam por A + B que o bom ladrão é inocente desde que só tenha lesado as pessoas certas.
— Fizeram essa auditoria?
— Claro.
— Quem fez?
— O próprio Instituto Data Vênia.
— Ué? Ele auditou a si mesmo?
— Qual é o problema? Economiza dinheiro público.
— Não tinha pensado nisso. E o que a auditoria concluiu?
— Que se o bom ladrão fez mal a alguém foi sem querer, e quem é você pra sair julgando os outros assim.
— Eu?
— Não, rapaz. Os juízes invejosos que detestam quem dá certo.
— Ufa. Entendi. É, a inveja é uma merda.
— Nem fala. Por isso esses recalcados estão por aí querendo eleição com voto assim, com voto assado. Estão claramente tentando achar um jeito de desmentir as pesquisas.
— Esses institutos são tão bons, não dá pra fazer uma pesquisa mostrando que o líder já está eleito?
— Interessante. Acho que dá, sim.
— É só trocar essa coisa abstrata de “se as eleições fossem hoje” por algo mais assertivo: “as eleições foram ontem”. E já anuncia o resultado.
— Genial.
— Aí o líder já pode botar a mão na massa e pegar a chave do cofre, não precisa mais ficar por aí lutando contra o voto audit… Desculpe, quase escapou de novo.
(…)
Leia também “Checamos: você não existe”
Perfeito, o debate canhoto bem por aí, também o é daqueles mercenários do papel e da mídia, também o é a legião de cargos comissionados com contracheque cheio de penduricalhos, também o é meu cunhado, que comprou um Fiat popular 0 KM em 72 prestações, que ao final ele pagaria dois ou três Fiats, pagaria, pois com menos de 10 prestações ele entrou com a revisional (não aguentou pagar), também o é o cunhedo de centenas, iludidos com o Fiat 0 km, pobres diabos.
Magistral. Parabéns Fiuza.
Parabéns, Fiuza! O sarcasmo é uma boa forma para não ser cancelado nesses tempos difíceis de patrulhamento.
Fiúza
Vc é genial!!!
Parabéns!!!
Fiúza você é afiado na medida certa.
RESUMIRAM TUDO…..O POVO NÃO ACEITA FRAUDE E ESTÃO BRINCANDO COM FOGO…
Esses irresponsáveis, principalmente o STF e particularmente o Sr Roberto Barroso, estão brincando com o perigo. A possibilidade de uma convulsão social, com consequências imprevisíveis, é bastante consistente.
É verdade. O processo eleitoral no Brasil é um escárnio
O datafolha vai soltar uma pesquisa dizendo que 70% dos brasileiros são contra o voto auditavel. Vai soltar outra pesquisa dizendo que 70% vão votar em Lula e que 70% rechaçam as FFAAs. E no fim vai soltar uma pesquisa dizendo que 70% dos brasileiros querem o comunismo. Mesmo com tudo isso a pesquisa avisa que 100% dos brasileiros e brasileiras não querem ir para Cuba nem Venezuela. Já vão avisando.
Fiuza … vc é o cara… tu tens um senso de humor inimaginável,…rsrrsrsrsr…. parabéns !!
A lingua portuguesa é considerada uma das mais complicadas do mundo, … daí se levarmos em conta o enorme contingente de Brasileiros com analfabetismo funcional, sem capacidade de interpretação, e de memória extremamente curta, … podemos concluir que corremos um enorme perigo de fraudes nas próximas eleições como aconteceu no USA, …portanto o serviço de inteligência do exército ou das forças armadas devem, desde já, a mando do presidente do poder executivo, acompanhar este processo das urnas eletrônicas, … caso contrário surpresas desagradáveis serão fatos consumados.
Obrigada Fiuza!! Amo você 😄
É isso aí. Luladrão logo chega aos 100% ou mais. Basta o STE diplomar ele e Bolsonaro nem precisa terminar o mandato. BRASIL honesto, cadê a reação?
Genial Fiuza!
eu vou ser bem claro. Espero sinceramente que, caso o voto auditavel não seja aprovado, a ABIN passe a “acompanhar de perto” os servidores do TSE envolvidos com as urnas e principalmente com os softwares. É aí que se dará o golpe para trazer o lider da quadrilha de volta ao poder. E, se acharem algo, que se “vaze” imediatamente e vamos para a guerra, agora nas ruas mesmo, não nas urnas. Eu não aceito ser feito de palhaço e entregar meu país para o narco-governo do foro de s. paulo. Se precisar matar Lula e Zé Dirceu, estou a disposição.
Dois
Concordo, vai ser guerra sim. O Povo brasileiro não está mais dormindo como antigamente.
Já pensei nisso também, Fábio. Se o voto auditável não passar, tem que trocar imediatamente todos os funcionários do TSE envolvidos com a apuração, mas, desde já! Não pode deixar chegar as eleições. Tem que ser já!! Em seguida, colocar gente de TI, terceirizada, para ir se familiarizando com as urnas e apuração. Iniciar um amplo programa dentro do ministério das relações exteriores para que tenhamos aqui a presença de observadores internacionais isentos e, quando chegar a hora da apuração, lotar um galpão com todos eles, e com informações segundo a segundo. Nada de salinhas fechadas, no ritmo que interessa ao STF e aos partidos de oposição ao atual governo. Vocês acham que o Lula foi reabilitado pra quê ? Pra perder?
Perfeito Marcos. TEm que ser montada uma operação de guerra, desde ja. Se a maoria do país de fato quiser colocar um narco-ditador de volta ao poder, ok, pego minhas coisas e vou embora do país. Mas, de novo, não vou aceitar ser feitos de palhaço e ser escravo de uma ditadura asquerosa de esquerda tendo havido fraude em eleição.
Perfeito Fiuza …
Já que todos os “Institutos” de pesquisa dão como certa a eleição do ladrão mor, com aval da nossa Suprema Corte, para que desperdiçar recursos públicos para uma eleição já decidida ?
Triste do País que tem como “norte” o malfeito, a distribuição de desvios de recursos públicos de toda ordem para as castas dominantes …
Como disse a “Dama de Ferro” : “Ninguém lembraria do Bom Samaritano se ele tivesse apenas boas intenções. Ele tinha dinheiro também” (do Estado) …
Acabou o dinheiro do estado na manutenção da imprensa de “cadeira e janela” paga pelo estado através de propaganda dos correios (não tem concorrencia), etc.
PRECISAM AGORA TRABALHAR !!!!!
CADÊ A IMPRENSA IMPARCIAL !!!!!
AGORA BANDIDO ESTA JULGANDO XERIFE COM A TORCIDA DA IMPRENSA !!!!
ATÉ QUANDO ?????
Artigo fora de série do Guilherme Fiuza, é de dar rizada mesmo desta tragédia que é o Brasil “progressista”
Cirúrgico. Foi na raiz do problema. Parabéns
Realmente vivemos uma ditadura, estamos encarcerados nas narrativas, quem ousa questionar a ¨ciência¨ ou os dogmas é cancelado. Sabiamente a ironia é o melhor recurso para sobreviver a esses tempos sinistros… Parabéns pelo artigo, como sempre precioso!
O Morde-Cabras está se equilibrando acima das Leis e da Constituição – 👹 – animal peçonhento.
Seria cômico se não fosse trágico
Tragico, verdade, A ignoracia jamais deve ser subestimada. O ser humano que vive inserido em uma realidade virtual, acredita mesmo. com todas suas certezas em qualquer coisa que siga em comunhao ao seu limitado raciocinio.
~
Perfeito
Pena não poder e saber compartilhar tão importante reportagem ..