Pular para o conteúdo
publicidade
Ilustração: Lézio Júnior
Edição 68

Se as eleições fossem ontem

Saudade daquele tempo de paz e harmonia, quando o povo sabia que estava dando seu suor pra construir um Brasil melhor pros empreiteiros

Guilherme Fiuza
-
Ilustração: Lézio Júnior

(…)

— Ah, tá. Mesmo assim.

— Também é contra?

— Claro. De auditável pra ditável é uma sílaba só. Quem garante que ali na solidão da cabine não vão sumir com essa sílaba? Um latido a menos e lá se vai a lisura da eleição.

— Latido?

— Sim. Au. Tira o au e o voto fica ditável. Já imaginou? Você na cabine e alguém de fora ditando o seu voto? Acabou a democracia.

— É, realmente. Mas e se conseguirem criar um sistema seguro que não permita esse latido a menos, quer dizer, que não permita a perda dessa sílaba crucial e o voto passe a ser auditável mesmo. Você apoia?

O que o brasileiro mais quer é ver a quadrilha voltar a sorrir

— Não.

— Por quê?

— Já viu as pesquisas?

— Pra presidente?

— É.

— Vi. O favorito tá disparado.

— Pois é. Tá tão clara a vantagem que no meu modo de ver o país nem precisava gastar tempo e dinheiro com eleição. Entrega logo o palácio pra ele, que já morou lá e sabe direitinho onde fica tudo.

— Principalmente o cofre.

— Aí você tocou no ponto central. Esse homem é generoso. Abriu o cofre pros amigos, pros filhos, pros afilhados, pros padrinhos e pros sócios. Não ficou naquela mesquinhez de trancar tudo e deixar o dinheiro parado.

— Por isso ele lidera com folga as pesquisas.

— Exatamente. O que o brasileiro mais quer é ver a quadrilha voltar a sorrir. Saudade daquele tempo de paz, harmonia, sem ódio, quando o povo sabia que estava dando seu suor pra construir um Brasil melhor pros empreiteiros conscientes e açougueiros biônicos.

— Agora me emocionei.

— Calma, não chora. Nostalgia não leva a nada. O homem tá de volta.

— Tá mesmo! Com ou sem voto auditável.

— Porra, de novo esse papo? Esquece isso, companheiro. Que ideia fixa.

— É que estão falando por aí…

— Não interessa. Esquece. Não existe. “Estão” falando quem? Meia dúzia de reacionários?

— É, meia dúzia de paranoicos. Eu até achei que tinha visto milhões de pessoas nas ruas mas aí não vi nada na TV e nos jornais, então acho que foi impressão.

— Cuidado com esse teu sintoma. Não acredita em nada que não esteja concretamente numa tela diante de você.

— Tem razão. Nem sei o que eu fui fazer na rua.

— Pode deixar que não comento com ninguém.

— Obrigado. Mas então você acha mesmo que o voto auditável com registro impresso…

— Cala a boca!

— Desculpe. Escapou.

— Você tá se arriscando. Vai acabar sendo convocado pra CPI.

— Não! Por favor. Eu não fiz nada.

— Então se liga. E firma nas pesquisas. Pesquisa é ciência.

— Eu sou a favor da ciência.

— Que bom. Isso sim é auditável. O meu preferido é o Instituto Data Vênia. Eles provam por A + B que o bom ladrão é inocente desde que só tenha lesado as pessoas certas.

— Fizeram essa auditoria?

— Claro.

— Quem fez?

— O próprio Instituto Data Vênia.

— Ué? Ele auditou a si mesmo?

— Qual é o problema? Economiza dinheiro público.

— Não tinha pensado nisso. E o que a auditoria concluiu?

— Que se o bom ladrão fez mal a alguém foi sem querer, e quem é você pra sair julgando os outros assim.

— Eu?

— Não, rapaz. Os juízes invejosos que detestam quem dá certo.

— Ufa. Entendi. É, a inveja é uma merda.

— Nem fala. Por isso esses recalcados estão por aí querendo eleição com voto assim, com voto assado. Estão claramente tentando achar um jeito de desmentir as pesquisas.

— Esses institutos são tão bons, não dá pra fazer uma pesquisa mostrando que o líder já está eleito?

— Interessante. Acho que dá, sim.

— É só trocar essa coisa abstrata de “se as eleições fossem hoje” por algo mais assertivo: “as eleições foram ontem”. E já anuncia o resultado.

— Genial.

— Aí o líder já pode botar a mão na massa e pegar a chave do cofre, não precisa mais ficar por aí lutando contra o voto audit… Desculpe, quase escapou de novo.

(…)

Ilustração: Lézio Júnior

Leia também “Checamos: você não existe”

28 comentários
  1. ROSIL VITORINO LIMA
    ROSIL VITORINO LIMA

    Perfeito, o debate canhoto bem por aí, também o é daqueles mercenários do papel e da mídia, também o é a legião de cargos comissionados com contracheque cheio de penduricalhos, também o é meu cunhado, que comprou um Fiat popular 0 KM em 72 prestações, que ao final ele pagaria dois ou três Fiats, pagaria, pois com menos de 10 prestações ele entrou com a revisional (não aguentou pagar), também o é o cunhedo de centenas, iludidos com o Fiat 0 km, pobres diabos.

  2. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Magistral. Parabéns Fiuza.

  3. Eduardo Bernardini
    Eduardo Bernardini

    Parabéns, Fiuza! O sarcasmo é uma boa forma para não ser cancelado nesses tempos difíceis de patrulhamento.

  4. Valcira Miranda
    Valcira Miranda

    Fiúza
    Vc é genial!!!
    Parabéns!!!

  5. Helia Maria Gomes Corrêa Negrâo
    Helia Maria Gomes Corrêa Negrâo

    Fiúza você é afiado na medida certa.

  6. Claudio Haddad
    Claudio Haddad

    RESUMIRAM TUDO…..O POVO NÃO ACEITA FRAUDE E ESTÃO BRINCANDO COM FOGO…

  7. Jorge Luiz Soares Ribeiro
    Jorge Luiz Soares Ribeiro

    Esses irresponsáveis, principalmente o STF e particularmente o Sr Roberto Barroso, estão brincando com o perigo. A possibilidade de uma convulsão social, com consequências imprevisíveis, é bastante consistente.

  8. Jorge Luiz Soares Ribeiro
    Jorge Luiz Soares Ribeiro

    É verdade. O processo eleitoral no Brasil é um escárnio

  9. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    O datafolha vai soltar uma pesquisa dizendo que 70% dos brasileiros são contra o voto auditavel. Vai soltar outra pesquisa dizendo que 70% vão votar em Lula e que 70% rechaçam as FFAAs. E no fim vai soltar uma pesquisa dizendo que 70% dos brasileiros querem o comunismo. Mesmo com tudo isso a pesquisa avisa que 100% dos brasileiros e brasileiras não querem ir para Cuba nem Venezuela. Já vão avisando.

  10. Marcio Fernandes Calmezini
    Marcio Fernandes Calmezini

    Fiuza … vc é o cara… tu tens um senso de humor inimaginável,…rsrrsrsrsr…. parabéns !!
    A lingua portuguesa é considerada uma das mais complicadas do mundo, … daí se levarmos em conta o enorme contingente de Brasileiros com analfabetismo funcional, sem capacidade de interpretação, e de memória extremamente curta, … podemos concluir que corremos um enorme perigo de fraudes nas próximas eleições como aconteceu no USA, …portanto o serviço de inteligência do exército ou das forças armadas devem, desde já, a mando do presidente do poder executivo, acompanhar este processo das urnas eletrônicas, … caso contrário surpresas desagradáveis serão fatos consumados.

  11. Fabienne Chalabi
    Fabienne Chalabi

    Obrigada Fiuza!! Amo você 😄

  12. DECINVAL ALVES SOARES
    DECINVAL ALVES SOARES

    É isso aí. Luladrão logo chega aos 100% ou mais. Basta o STE diplomar ele e Bolsonaro nem precisa terminar o mandato. BRASIL honesto, cadê a reação?

  13. Sheila Helena Stenzel
    Sheila Helena Stenzel

    Genial Fiuza!

  14. Fabio Augusto Boemer Barile
    Fabio Augusto Boemer Barile

    eu vou ser bem claro. Espero sinceramente que, caso o voto auditavel não seja aprovado, a ABIN passe a “acompanhar de perto” os servidores do TSE envolvidos com as urnas e principalmente com os softwares. É aí que se dará o golpe para trazer o lider da quadrilha de volta ao poder. E, se acharem algo, que se “vaze” imediatamente e vamos para a guerra, agora nas ruas mesmo, não nas urnas. Eu não aceito ser feito de palhaço e entregar meu país para o narco-governo do foro de s. paulo. Se precisar matar Lula e Zé Dirceu, estou a disposição.

    1. Alvaro Luiz Devecz
      Alvaro Luiz Devecz

      Dois

    2. Sheila Helena Stenzel
      Sheila Helena Stenzel

      Concordo, vai ser guerra sim. O Povo brasileiro não está mais dormindo como antigamente.

    3. Marcos Heluey Molinari
      Marcos Heluey Molinari

      Já pensei nisso também, Fábio. Se o voto auditável não passar, tem que trocar imediatamente todos os funcionários do TSE envolvidos com a apuração, mas, desde já! Não pode deixar chegar as eleições. Tem que ser já!! Em seguida, colocar gente de TI, terceirizada, para ir se familiarizando com as urnas e apuração. Iniciar um amplo programa dentro do ministério das relações exteriores para que tenhamos aqui a presença de observadores internacionais isentos e, quando chegar a hora da apuração, lotar um galpão com todos eles, e com informações segundo a segundo. Nada de salinhas fechadas, no ritmo que interessa ao STF e aos partidos de oposição ao atual governo. Vocês acham que o Lula foi reabilitado pra quê ? Pra perder?

      1. Fabio Augusto Boemer Barile
        Fabio Augusto Boemer Barile

        Perfeito Marcos. TEm que ser montada uma operação de guerra, desde ja. Se a maoria do país de fato quiser colocar um narco-ditador de volta ao poder, ok, pego minhas coisas e vou embora do país. Mas, de novo, não vou aceitar ser feitos de palhaço e ser escravo de uma ditadura asquerosa de esquerda tendo havido fraude em eleição.

  15. Osvaldo Bispo De Beija
    Osvaldo Bispo De Beija

    Perfeito Fiuza …
    Já que todos os “Institutos” de pesquisa dão como certa a eleição do ladrão mor, com aval da nossa Suprema Corte, para que desperdiçar recursos públicos para uma eleição já decidida ?

    Triste do País que tem como “norte” o malfeito, a distribuição de desvios de recursos públicos de toda ordem para as castas dominantes …

    Como disse a “Dama de Ferro” : “Ninguém lembraria do Bom Samaritano se ele tivesse apenas boas intenções. Ele tinha dinheiro também” (do Estado) …

  16. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    Acabou o dinheiro do estado na manutenção da imprensa de “cadeira e janela” paga pelo estado através de propaganda dos correios (não tem concorrencia), etc.
    PRECISAM AGORA TRABALHAR !!!!!
    CADÊ A IMPRENSA IMPARCIAL !!!!!
    AGORA BANDIDO ESTA JULGANDO XERIFE COM A TORCIDA DA IMPRENSA !!!!
    ATÉ QUANDO ?????

  17. Manoel Graciano
    Manoel Graciano

    Artigo fora de série do Guilherme Fiuza, é de dar rizada mesmo desta tragédia que é o Brasil “progressista”

  18. Mário Rodrigues de Vasconcelos Neto
    Mário Rodrigues de Vasconcelos Neto

    Cirúrgico. Foi na raiz do problema. Parabéns

  19. Alexandre Cury
    Alexandre Cury

    Realmente vivemos uma ditadura, estamos encarcerados nas narrativas, quem ousa questionar a ¨ciência¨ ou os dogmas é cancelado. Sabiamente a ironia é o melhor recurso para sobreviver a esses tempos sinistros… Parabéns pelo artigo, como sempre precioso!

    1. Júlio Rodrigues Neto
      Júlio Rodrigues Neto

      O Morde-Cabras está se equilibrando acima das Leis e da Constituição – 👹 – animal peçonhento.

  20. Eliel De Torres
    Eliel De Torres

    Seria cômico se não fosse trágico

    1. alexandre dantas rosas
      alexandre dantas rosas

      Tragico, verdade, A ignoracia jamais deve ser subestimada. O ser humano que vive inserido em uma realidade virtual, acredita mesmo. com todas suas certezas em qualquer coisa que siga em comunhao ao seu limitado raciocinio.

      ~

  21. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Perfeito

    1. Maria das Graças dos Santos Torres
      Maria das Graças dos Santos Torres

      Pena não poder e saber compartilhar tão importante reportagem ..

Anterior:
Imagem da Semana: Ruby vai à escola
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 243
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.