Nos dias mais quentes, o corpo pede, além de muita hidratação, uma alimentação especial. Ricas em nutrientes e água, as frutas têm um papel importante na nutrição – mas no verão, algumas delas são indispensáveis.
Confira cinco frutas poderosas para a saúde nesta época do ano:
Melancia
Esse poderoso antioxidante reduz o colesterol, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata, e é um potente anti-inflamatório. A melancia contém 95% de água, o que a torna uma das frutas mais saudáveis para a alimentação durante o verão.
Ela também pode ser consumida em saladas, picolés e em sucos – além de ser saboroso, o suco de melancia com água de coco, por exemplo, auxilia na reposição dos sais minerais que o corpo elimina com o suor.
Abacaxi
Conhecida como a “fruta do verão”, o abacaxi é uma rica fonte de vitamina C e de minerais. É ainda um alimento que auxilia na digestão, principalmente por conter uma enzima chamada bromelina, que quebra as proteínas de alimentos.
Leia também: “Alimentos reduzem em até 70% o risco de doenças cardíacas; saiba quais”
O abacaxi é ainda desintoxicante, e contém poucas calorias: apenas 37% em uma fatia média.
Melão
Com ação diurética, o melão ajuda a desintoxicar o organismo, e uma fatia possui a mesma quantidade de calorias da melancia. Graças ao seu efeito diurético, a fruta ajuda a regular o funcionamento dos rins.
Além disso, o melão contribui para o aumento da imunidade, por ser fonte de vitaminas A, C e do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, ferro e zinco.
Acerola
Segunda fruta mais rica em vitamina C – perde apenas para a camu-camu, fruta amazônica pouco conhecida – a acerola é indispensável para se consumir no verão.
Confira: “Consumo de adoçante artificial aumenta o risco de depressão, diz estudo”
Para se ter ideia do poder dessa fruta, ela apresenta, em uma mesma quantidade de polpa: 100 vezes mais vitamina C que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora.
Ao mesmo tempo, a acerola é rica em vitamina A, ácido fólico, riboflavina B2, niacina, fósforo, manganês, magnésio, cálcio, ferro, potássio e cobre.
Graviola
Esta superfruta de sabor levemente ácido e refrescante pode ser consumida tanto ao natural como no preparo de sucos e sorvetes. É uma excelente fonte de cálcio, magnésio, manganês e potássio, além de vitaminas B1, B2, B6.
Veja mais: “Os 5 alimentos que mais envelhecem a pele, segundo médico de Harvard”
Por seu baixo índice calórico (62 calorias para cada 100g), é também indicada para está em processo de emagrecimento. As fibras presentes em sua polpa aumentam a sensação de saciedade.
A graviola ainda diminui a pressão arterial e a insônia, ajuda a diminuir a concentração de açúcar no sangue e possui antioxidantes que combatem os radicais livres.