Vendedores de produtos que prometem resultados milagrosos, mas que não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estão contratando atores e atrizes para interpretar médicos especialistas em vídeos divulgados na internet.
Esses vídeos, que visam parecer reais, muitas vezes não informam que se trata de encenação. Pessoas não identificadas denunciaram esse caso ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Angelo Vattimo, presidente do Cremesp, afirmou ao site g1 que “práticas como essa são extremamente perigosas e podem ser consideradas um crime”.
Além disso, Vattimo disse que as pessoas envolvidas podem responder, inclusive, por falsidade ideológica, “uma vez que utilizam nomes de médicos verdadeiros para venderem medicamentos, suplementos, entre outros”.
O que dizem os atores que vendem produtos que prometem resultados milagrosos?
A atriz Fernanda Padilha e o ator Sidnei Oliveira afirmaram que apenas interpretaram personagens fictícios para fins publicitários.
Oliveira disse que “não faz mais parte” dos vídeos. Também afirmou que “não sabia que sua imagem estava sendo usada para vender produtos”.
Leia também: “Inteligência artificial passa em exame de licenciamento médico”
O programa intitulado Saúde em Foco, por exemplo, apresenta o “endocrinologista renomado” Ricardo Bruno. No entanto, esse médico é interpretado por Oliveira, que promove o produto Night Slim.
Quem é o verdadeiro Ricardo Bruno?
O verdadeiro Ricardo Bruno é um ginecologista que mora no Rio de Janeiro. Depois que soube que seu nome estava vinculado em um vídeo na internet, denunciou o caso à polícia.
A atriz Fernanda, que também aparece em diversos vídeos, afirmou ao g1 que “não se passa por médica para vender produtos”. Ela também disse que “tem contratos com todas as empresas para as quais prestou serviços”.
A atriz ainda afirmou que “pessoas estão roubando suas imagens e manipulando o texto gravado”. Além disso, disse que a contrataram para fazer propaganda de três produtos: Night Slim, VisiControl e Alívio 360.
Segundo José Detzel, representante do Night Slim, Fernanda “não representou nenhum papel de médica”. O advogado da VisiControl afirmou que o vídeo contém avisos legais que informam que se trata de uma história fictícia.
Fernanda Padilha também foi contratada para promover o Alívio 360, mas não forneceu informações por questões de sigilo contratual.
O site que vende os produtos que prometem resultados milagrosos foi removido
O Harmony House, estúdio onde os vídeos foram gravados, declarou que “não tem envolvimento ou conhecimento sobre o conteúdo dos projetos gravados”.
O site com a entrevista dos atores foi removido depois de pedidos de posicionamento. O Google informou que possui políticas que restringem anúncios de saúde e medicamentos que não estejam de acordo com regulamentações locais e que bloqueou anúncios e contas por violações.
Posicionamentos oficiais
Conforme noticiou o g1, a Anvisa afirmou que “não há nenhum medicamento registrado com o nome Night Slim”. Também informou que somente medicamentos registrados podem alegar propriedades terapêuticas.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária ressaltou que o uso de testemunhas falsas é rechaçado pela legislação e pelas regras éticas do órgão. Também afirmou que suplementos não podem prometer cura ou benefícios diretos à saúde.
O Cremesp, por sua vez, solicitou ao Ministério Público e à Polícia Civil para que investiguem os casos. Além disso, pediu a exclusão imediata das publicações falsas.
Isso acontece nas propagandas do programa Oeste sem filtro.
Propagandas enganosas que vendem falsa saúde