O ex-jogador de basquete Scot Pollard, campeão da NBA com o Boston Celtics, em 2008, se encontra em um estado de saúde delicado. O ex-pivô, de 48 anos, está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) à espera de um transplante de coração.
Ele está internado em um hospital no Estado do Tennessee, Estados Unidos. Pollard deu entrada nesta quarta-feira, 7, e está acompanhado de sua mulher, Dawn.
Em 2021, o ex-jogador contraiu um vírus que desencadeou um problema genético específico: faz o coração bater 10 mil vezes por dia. Os irmãos de Pollard têm a mesma condição.
Em entrevista concedida à agência de notícias Associated Press, Pollard explicou que os médicos disseram que o transplante de coração é a melhor alternativa para a sua recuperação.
Leia também: “Transplante de coração custa R$ 37 mil ao Sistema Único de Saúde“
O ex-pivô começou a usar um marcapasso há cerca de um ano. Em entrevista recente, Pollard explicou que sua condição faz com que ele se sinta como se seu corpo estivesse fazendo um esforço constante, como correr uma maratona ou subir um morro.
Ele ainda afirmou que sempre soube que ser alto é bom, mas que também sabia que nunca chegaria aos 80 anos.
Campeão da NBA encontra dificuldades
Apesar do procedimento parecer uma solução simples, o ex-jogador está enfrentando problemas para encontrar doadores compatíveis, por causa de seu porte físico. Pollard tem 2,11m de altura e pesa 126 kg, o que torna as opções de doadores mais limitadas do que o normal.
Ele precisa de um doador com um coração grande o suficiente para bombear sangue para todo o seu corpo.
“Me inscrevi para o maior número possível de centros de transplante”, explicou Scot Pollard. “Não está nas minhas mãos. Não está nem nas mãos do médico. Cabe às redes de doadores.”
+ Leia mais notícias sobre Saúde em Oeste
O ex-jogador permanecerá hospitalizado até conseguir um coração compatível. A expectativa dos médicos é que Pollard consiga um doador e passe pelo transplante de coração nas próximas semanas.
Com todo respeito pade a ele pra falar com o Fausrão