A associação Doutores da Alegria, que tem atuação em hospitais públicos do Brasil, enfrenta uma severa crise financeira, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo. A organização teve que cancelar 40% das atividades previstas para 2024 devido à queda nas doações.
O presidente da organização não governamental (ONG), Luis Vieira da Rocha, explicou que a maior parte das receitas vem de incentivos fiscais, especialmente pela Lei Rouanet.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Desde dezembro do ano passado, houve uma redução significativa nas doações feitas via Rouanet. Além disso, empresas que antes faziam doações anuais, agora as fazem trimestralmente, o que também complica o planejamento financeiro. “E o valor diminuiu. Uma empresa que faz uma doação num trimestre, acaba não fazendo no outro”, disse Rocha.
Devido à queda nas doações, a ONG não conseguiu expandir suas atividades para novos hospitais em São Paulo e Recife, e teve que cancelar o Festival do Miolo Mole, além de suspender o desenvolvimento de um centro de documentação.
Leia também: “Governo Lula vai cortar benefícios sociais”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 230 da Revista Oeste
Outra medida em estudo é a redução de 20% a 30% dos salários dos profissionais em setembro. “Esperamos que em outubro, quando teremos finalizado o próximo trimestre, recursos entrem”, afirmou Rocha. “Assim, poderemos repor esses valores das remunerações até dezembro.
Impacto positivo e novas campanhas dos Doutores da Alegria
Com 33 anos de atuação, os Doutores da Alegria estão presentes em 18 unidades de saúde, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A atuação dos atores, como palhaços, em hospitais traz impactos positivos, melhorando a alimentação e o comportamento das crianças hospitalizadas, além de aumentar a confiança das famílias no tratamento.
Leia mais: “Você está atento ao TDAH?”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 229 da Revista Oeste
A ONG deve lançar uma campanha para sensibilizar empresas e conseguir mais doações. “Acho que é muito importante, sim, você falar em diversificação, em pulverização de projetos”, disse o presidente da ONG. “Mas também é importante se pensar na responsabilidade desse patrocínio a médio e longo prazo.”
Doações podem ser feitas no site doutoresdaalegria.org.br
Mas dinheiro para a Lei Rouanet tem sobrando…