A Blanver Farmoquímica e Farmacêutica anunciou a descontinuação das apresentações do Rivotril de 0,5 miligramas, vendida em embalagens de 20 e 30 comprimidos, e de 2 mg, na embalagem com 20 comprimidos. A empresa não detalhou os motivos no comunicado, o qual divulgou nesta quarta-feira, 6.
Outras apresentações do medicamento continuam disponíveis, incluindo o Rivotril 2 mg em embalagens de 30 comprimidos, Rivotril 0,25 mg, vendido em comprimidos sublinguais de 30 unidades, e a solução oral de 2,5 mg/mL.
+ Leia mais de Saúde em Oeste
A Blanver é detentora desde 2021 da patente do Rivotril, que tem como princípio ativo o clonazepam. O medicamento é comum no tratamento de transtornos de ansiedade, epilepsia e outras condições neurológicas.
Alternativas para os pacientes
Apesar da falta do Rivotril em doses menores, o psiquiatra Marcos Gebara, presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro, afirma que as outras apresentações do medicamento podem ser alternativas viáveis.
De acordo com o médico, como os comprimidos de 2 mg são sulcados (divisões), é possível dividi-los para alcançar a dosagem de 0,5 mg sem nenhum prejuízo terapêutico.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Gebara também ressaltou que a apresentação sublingual de 0,25 mg pode ser uma opção válida, desde que o paciente tome duas unidades para atingir a dose de 0,5 mg. “Não há problema algum em dividir comprimidos ou tomar mais de uma unidade. Isso não afeta a eficácia do tratamento.”
O especialista também destaca a solução líquida como uma alternativa eficaz, pois permite uma dosagem mais flexível. De toda forma, os médicos terão de adaptar as receitas, já que pacientes com prescrições de Rivotril 0,5 mg não vão mais encontrar a dosagem exata.
Redes de farmácias também vão lidar com o impacto
Apesar da descontinuação das apresentações, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias afirma ainda não ter recebido notificações formais sobre desabastecimento.
No entanto, grandes redes de farmácias, como Droga Raia, Drogasil, Drogaria SP e Pacheco, confirmaram à Folha de S.Paulo que o estoque de Rivotril 0,5 mg está esgotado. A Ultrafarma, por sua vez, comunicou o recebimento de uma notificação de descontinuação temporária da Blanver em 24 de outubro, sem previsão de reativação.
Leia também: “Pacientes em tratamento fazem maior desfile do Instituto do Câncer em São Paulo”