Pesquisas realizadas nos Estados Unidos revelam que as mulheres precisam de dez a 30 minutos a mais de sono que os homens. Segundo os especialistas, o cérebro feminino enfrenta maior desgaste ao realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Hormônios como o estrogênio e a progesterona intensificam a demanda por descanso. Nesse sentido, as oscilações hormonais no clico menstrual afetam a qualidade de sono das mulheres.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
A Universidade de Duke, na Carolina do Norte, destaca que o esforço mental exige recuperação extra durante o descanso. Helena Hachul, ginecologista e membro da Academia Brasileira do Sono, confirma que fases como a menopausa agravam o quadro.
“As mulheres têm ciclo menstrual, TPM,[ela] pode ter cólica menstrual, pode ter uma gestação e, certamente, ela vai entrar na menopausa em algum momento”, disse Helena. “E cada uma dessas fases da vida tem peculiaridades, tanto biológicas como psicossociais.”
A médica ainda ressalta que esse “conjunto de situações faz com que as necessidades e os riscos de problemas de sono sejam diferentes entre os homens e as mulheres”.
Privação de sono aumenta os riscos de depressão em mulheres
Além disso, os relatórios revelam que mulheres apresentam 40% mais risco de insônia devido a fatores biológicos. A privação de sono aumenta os riscos de depressão e problemas cardíacos entre elas. Cientistas associaram poucas horas de descanso a inflamações no organismo.
Os especialistas recomendam sete a nove horas de sono para garantir a saúde de homens e mulheres. Hachul aconselha manter horários fixos e evitar cafeína à noite para dormir melhor. Práticas como reduzir telas antes de deitar fortalecem a recuperação noturna.
+ Leia também: “Aumenta o número de reclamações contra planos de saúde por demora no reembolso”
“É importante ter uma boa rotina durante o dia e a noite”, pondera a ginecologista. “Fazer exercício físico, ter horário fixo para comer e fazer suas atividades, não exagerar no trabalho e ficar deitado demais ajudam na hora de dormir. Pessoas que ficam muito tempo deitadas na cama ou se ficam tirando vários cochilos, perdem a pressão para o sono.”