Um exame recentemente lançado promete diagnosticar simultaneamente seis doenças transmitidas por mosquitos com apenas uma gota de sangue, relata a Folha de S.Paulo. O teste, oferecido pela rede de laboratórios Sabin, pode detectar febre do Oropouche, febre amarela, Mayaro, dengue, zika e chikungunya.
Essas doenças compartilham sintomas como dores no corpo, náuseas e febre. Até agora nenhum teste conseguia diagnosticar todos os vírus de uma só vez.
O exame é um PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real). Utiliza uma amostra de sangue e fornece resultados em até dois dias úteis no Distrito Federal e em até quatro dias úteis no restante do país.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
O infectologista Evaldo Stanislau de Araújo, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica ao jornal que o PCR pode complementar a sorologia e deve ser usado no início da infecção, pois detecta o vírus no organismo por até seis dias.
Se os sintomas persistirem por mais de uma semana, o teste de sorologia é recomendado, porque analisa os anticorpos da infecção. “Nesses casos, só com esse tipo de teste é possível pesquisar os anticorpos”, afirma Araújo.
O teste de sorologia, por sua vez, não é indicado para infecções iniciais, pois pode resultar em diagnósticos imprecisos ou falsos positivos. Araújo vê potencial no novo teste, mas questiona sua eficácia e necessidade para todos os vírus. “É preciso entender se esse teste tem uma capacidade de detecção igual para todos os vírus, se funciona bem para cada um deles.”
Prevalência de vírus e viabilidade econômica do teste
Raquel Stucchi, infectologista e professora da Unicamp, destaca a baixa prevalência de alguns vírus no Brasil, como o causador da febre mayaro, detectado neste ano no Norte do país. “Será que vale a pena pagar a mais para ter um teste que detecta uma doença que não é tão comum?”
Stucchi acredita que, se os testes forem viáveis em termos de produção e custo, podem ser valiosos para a saúde pública, especialmente em pacientes com febre aguda durante os meses mais quentes e chuvosos. Nessas épocas, as arboviroses são mais comuns. Uma detecção precisa desses vírus em um único teste permite um atendimento e acompanhamento adequados, o que reduz o risco de complicações.
O teste está disponível nos laboratórios Sabin, com preço sob consulta. Outros laboratórios, como Dasa e Fleury, diz a Folha, não oferecem testes que detectem todos os vírus em um único exame e disponibilizam informações sobre os valores de detecção de cada doença em seus sites.
Segundo o Ministério da Saúde, os testes disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnosticar as seis arboviroses incluem o kit triplex molecular (dengue, zika, chikungunya e Oropouche), kit molecular para febre amarela, teste molecular duplex (febres do Oropouche e mayaro), sorologias IgM e IgG para dengue, zika e chikungunya e o kit NS1 para dengue.