Um estudo recente publicado no periódico cientifico do Reino Unido The British Journal of Sports Medicine mostra como a atividade física regular pode diminuir o risco de câncer de próstata. Nos Estados Unidos, este é o segundo tipo de câncer mais comum.
O estudo é resultado de uma das mais extensas pesquisas já feitas sobre a doença, coletando dados entre os anos de 1982 e 2019. Foram analisados mais de 57 homens suecos que participaram de dois testes de condicionamento físico. O objetivo dos cientistas era verificar se aqueles que eram mais ativos tinham menos probabilidade de desenvolver câncer. Aproximadamente 1% dos entrevistados desenvolveu câncer de próstata.
Os pesquisadores descobriram que os homens que melhoraram o seu condicionamento físico ao longo dos anos apresentaram 35% menos probabilidade de desenvolverem a doença.
A descoberta corrobora com grande parte das pesquisas mais recentres sobre a relação existente entre o condicionamento físico e o aparecimento de câncer de próstata. Os cientistas afirmam que a probabilidade do homem desenvolver metástase na região prostática aumenta significativamente depois dos 50 anos de idade — risco que parece estar relacionado à genética.
Segundo a Sociedade Americana de Câncer, um em cada oito homens será diagnosticado com câncer de próstata em algum momento durante a vida.
Dose certa de exercício para evitar o câncer de próstata
Existe uma relação direta entre a atividade física e o diagnóstico da doença.
Os homens que geralmente se preocupam mais com a saúde também são bons em ir ao médico quando são chamados para os exames de rastreamento do câncer de próstata
Kate Bolam, coautora do estudo
Contudo, os cientistas ainda não sabem dizer com precisão qual é a dose certa e o tipo específico de exercício que pode ser mais eficaz. Porém, a Sociedade Americana de Câncer e a Sociedade Americana de Oncologia Clínica recomendam 150 minutos de atividade física por semana — ou 20 minutos por dia de exercícios aeróbicos, como caminhada leve, corrida ou sustentação de peso.
+Leia mais notícias do Mundo em Oeste.
Os pesquisadores recomendam um início simples: descubra uma atividade que seja agradável e comece a se movimentar. A atividade pode ser brincar com os netos, fazer uma caminhada pela vizinhança ou participar de uma liga esportiva recreativa. Para os especialistas, constância é fundamental.