O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou nesta quarta-feira, 18, estado de emergência em razão da rápida disseminação da gripe aviária H5N1 no Estado, relata a CNN.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Em um comunicado, Newsom explicou que a decisão foi tomada devido à propagação do vírus para além do Vale Central e chega a quatro fazendas de laticínios no sul da Califórnia.
Ele afirmou que a medida visa a garantir que as autoridades tenham condições de lidar com a situação.
“Esta declaração é uma ação para garantir que as agências governamentais tenham os recursos e a flexibilidade necessários para responder rapidamente ao surto”, declarou o governador em um comunicado.
“Embora o risco para o público ainda seja baixo, continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para evitar a propagação desse vírus.”
Com tal declaração de emergência, as agências estaduais poderão ajustar suas equipes e disponibilizar mais recursos para a resposta ao surto.
Surto de gripe aviária teve início em agosto
Até o momento, dos 61 casos humanos de gripe aviária registrados nos Estados Unidos em 2024, 34 ocorreram na Califórnia.
A maioria das vítimas eram trabalhadores de fazendas de leite, conforme dados dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
Também na quarta-feira, autoridades federais confirmaram o primeiro caso grave de gripe aviária no país, em Louisiana, que envolveu um paciente hospitalizado que havia tido contato com aves doentes e mortas.
Leia mais: “Gripe aviária contamina vacas na Califórnia”
A Califórnia, maior produtora de laticínios dos Estados Unidos, é responsável por mais de 18% da produção nacional de leite. O surto foi identificado inicialmente em rebanhos de gado leiteiro no final de agosto.
Atualmente, dos mais de 1,1 mil laticínios do Estado, 985 estão sendo monitorados, com 614 sob quarentena, conforme as determinações da ordem de emergência.