O irlandês Richard Morgan, de 93 anos, viralizou nas redes sociais por causa de seu vigor físico. Em virtude da repercussão de sua história, o idoso se tornou objeto de pesquisa sobre como os seres humanos podem envelhecer de maneira saudável.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Morgan possui físico que se assemelha a uma pessoa de 30 anos. Seu corpo é composto de 80% de músculos e apenas 15% de gordura. De acordo com o jornal New York Post, o irlandês faz quatro exercícios diferentes para manter-se saudável.
Leia também: “Cidade de São Paulo supera a marca de 2 milhões de idosos”
O primeiro, segundo o jornal, é um exercício de 40 minutos. Morgan o pratica todos os dias. Ele já remou o equivalente a dez voltas ao mundo. Além disso, venceu quatro campeonatos mundiais de remo.
As dicas do irlandês
Ele começa o dia com uma remada de 30 quilômetros. Depois, segue para um treino de musculação com pesos, para melhorar sua força.
O segundo hábito são os treinos alternados. Os exercícios são compostos de diferentes formas e intensidades. Isso ajuda a melhorar sua resistência.
Leia mais: “A experiência dos mais velhos”
Nesse sentido, o New York Post assegura que cerca de 70% dos treinos que Morgan realiza são fáceis; 20% são da categoria difícil, mas tolerável; e 10% são realizados com esforço máximo.
O terceiro hábito é fazer musculação. Morgan utiliza halteres para realizar três séries de exercícios. Ainda pratica flexões duas ou três vezes por semana. Isso garante um bom condicionamento físico.
Leia também: “Quem é o milionário que tenta ‘diminuir’ idade em quase 30 anos”
Por fim, o quarto hábito, segundo Morgan, é a comida. Ele segue uma dieta rica em proteínas. Essa vitamina é importante para quem quer construir massa muscular.
Pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, registraram a atividade cardíaca, pulmonar e muscular de Morgan enquanto remava. Segundo os pesquisadores, seu pulso atingiu o pico de 153 batimentos por minuto. Isso o fez ultrapassar a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade.
Leia também: “Pesquisa revela a quantidade de passos necessários durante a caminhada”