Os casos de uma infecção bacteriana letal atingiram um pico histórico no Japão, de acordo com dados oficiais. Os especialistas ainda não sabem a causa desse aumento.
Até o dia 2, o Ministério da Saúde do Japão registrou 977 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), que tem uma taxa de mortalidade de até 30%. Entre janeiro e março, 77 pessoas morreram devido à infecção, segundo os dados mais recentes.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão informou que os casos de STSS aumentaram desde julho de 2023, especialmente entre pessoas com menos de 50 anos.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Recorde de casos e mortes no Japão
O surto atual no Japão já superou o recorde anterior, registrado no ano passado, quando 941 infecções foram registradas — o maior número desde o início das estatísticas, em 1999. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão relatou 97 mortes por STSS no ano passado, o segundo maior número de falecimentos nos últimos seis anos.
A STSS é uma infecção bacteriana rara, mas grave, que ocorre quando as bactérias se disseminam pelos tecidos do corpo e na corrente sanguínea. Os sintomas iniciais incluem febre, dores musculares e vômitos, mas podem rapidamente evoluir para pressão arterial baixa, inchaço e falência múltipla de órgãos, que leva o corpo ao choque.
“Mesmo com tratamento, o STSS pode ser mortal. Em cada dez pessoas com STSS, até três pessoas morrerão da infecção”, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
A maioria dos casos de STSS é causada pela bactéria Streptococcus do grupo A (GAS), que geralmente provoca febre e infecções de garganta em crianças. Em raros casos, a bactéria pode se tornar invasiva, produzindo uma toxina que adentra a corrente sanguínea e causa doenças graves, como o choque tóxico.
O Streptococcus A também pode causar fasciíte necrosante, conhecida como “doença devoradora de carne”, que pode resultar na perda de membros.
Porém, a maioria dos pacientes que contraem essa doença possui outros fatores de saúde que comprometem a capacidade do corpo de combater infecções, como câncer ou diabetes, conforme o CDC.
As infecções por Streptococcus do grupo A foram amplamente controladas pelas medidas contra a covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social, mas, depois da pandemia, o número voltou a aumentar.
Em dezembro de 2022, cinco países europeus notificaram à Organização Mundial da Saúde um aumento de casos de Streptococcus invasivos do grupo A (GAS), com crianças menores de 10 anos sendo as mais afetadas. O CDC também investigava um aparente aumento da doença na época.
Aumento de casos e relação com a covid
O CDC revela que idosos com feridas abertas têm maior risco de contrair STSS, incluindo aqueles que passaram por cirurgias recentemente. “Contudo, os especialistas não sabem como a bactéria entra no corpo de quase metade das pessoas que contraem STSS,” informou o CDC em seu site. A razão para o aumento dos casos de STSS no Japão neste ano ainda é desconhecida, segundo a emissora NHK.
O professor Ken Kikuchi, da Universidade Médica Feminina de Tóquio, disse à NHK que o aumento pode estar relacionado ao enfraquecimento do sistema imunológico das pessoas depois de a covid. “Podemos aumentar a imunidade se estivermos constantemente expostos a bactérias. Mas esse mecanismo esteve ausente durante a pandemia do coronavírus,” afirmou Kikuchi. “Portanto, mais pessoas estão agora suscetíveis à infecção, e essa pode ser uma das razões para o aumento acentuado de casos.”
ISSO JA FOI DECIDIDO PELOS SRS DO MUNDO, FALTA ENCONTRAR UMA JUSTIFICATIVA PARA ELIMINAR A POPULAÇAO. SEMPRE IRAO POTENCIALIZAR OUTRA PANDEMIA. FAÇAM O “”L”” E CONTINUEM ACREDITANDO NOS IMPOSTORES, CORRUPTOS, LADROES, JUDICIARIO NEFASTO…………………
A mensagem das Pedras-Guia da Geórgia
1. Manter a humanidade abaixo dos 500 milhões em equilíbrio perfeito com a natureza.
2. Controlar sabiamente a reprodução – melhorando a aptidão e a diversidade.
3. Unir a humanidade com uma nova língua actual.
4. Controlar a paixão – a fé – a tradição e todas as coisas com uma razão moderada.
5. Proteger as pessoas e as nações com leis justas e tribunais justos.
6. Permitir que todas as nações governem internamente, resolvendo as disputas internacionais num único tribunal mundial.
7. Evitar leis insignificantes e governantes desnecessários.
8. Equilibrar os direitos pessoais com os deveres sociais.
9. Valorizar a verdade – a beleza – o amor buscando a harmonia com o infinito.
10. Não ser o cancro da Terra – Deixar espaço para a natureza .
TRISTE…COISAS DO HOMEM DESTRUINDO O PRÓPRIO HOMEM. Que animal irracional faz isso com os da sua própria espécie…? Quem é realmente irracional…?