Mais de 1,5 mil pessoas morreram em decorrência de dengue no Brasil somente nestes primeiros quatro meses do ano. O quantitativo já representa o maior registrado neste século. Os dados do Ministério da Saúde foram divulgados nesta quinta-feira, 18.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
As notificações de casos suspeitos, confirmados e de mortes continuam em alta em todo o país. Até agora, estão sob investigação mais de 3,5 milhões de pessoas provavelmente infectadas pela dengue. Somente da última quarta-feira para a quinta-feira, foram 197.118 novos doentes.
O Estado de Minas Gerais continua na liderança de casos no país: o número já passa de 1 milhão. Na sequência, o Distrito Federal aparece com o maior coeficiente de incidência (número de casos a cada 100 mil habitantes): 7,894,3,6. Já o Estado de São Paulo tem o maior registro de pessoas mortas: 320 no total.
+ Brasil lidera (com folga) casos de dengue na América Latina e no Caribe
Governo Lula ignorou alertas de epidemia
Apesar dos dois alertas feitos em 2023 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre uma epidemia sem precedentes de dengue, o governo Lula diminuiu o ritmo de contratação de novos agentes comunitários de endemias (Aces). Esses profissionais são os únicos habilitados dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) para as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
+ Com recorde de casos de dengue, ministra da Saúde diz que letalidade da doença diminuiu
Em contrapartida, em 2022, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), o número de agentes cresceu em 4.313, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. No primeiro ano deste terceiro mandato do presidente Lula (PT), apenas 822 agentes foram contratados.
Impressionante o descaso desse desgoverno com a saúde dos brasileiros.
Essa aí e seus comparsas constituem o genoma de muitos genocídios perpretados na atualidade contra o Brasil.
O criminaL desgoverno atuaL é o genoma de muitos genocídios perpretados no momento contra o Brasil.
Genocidas. Terraplanistas Negacionistas.
Bolsonaro guardou milhoes de mosquitas da dengue e soltou tudo agora.
Cade o Omar Azis, O Renan Calheiros, a gazela saltitante?
Cade a turma do genocidio?
A INCOMPETÊNCIA MORA NESTE DESGOVERNO!!!!!!
Essa ministra deveria estar presa.
Governo genocida,
Sempre fica a dúvida.
De onde saiu esta anta, a tal ministra da saúde!?….
Genocidas, esses sim porque os recursos existem, não usando os é condenar a população a morte.
Pra eles divulgarem e porque os números são bem maiores, já montaram o consórcio da Globolixo pra atualizar os números? No outro.governo eles divulgavam números com maior prazer.
Sim, estao escondendo osnumeros. Na epoca da Covid ate atropelamento entrava na conta. Que nojo de esquerdy.
Está aí, uma epidemia que sabemos que tem todo ano, mas que o atual governo nem sequer fez um planejamento para pelo menos frear o avanço da epidemia, infelizmente a pandemia não tinha como niguém prever tal catástrofe que ela nos causou, porém massacraram o presidente Bolsonaro, onde já ouvi até palavras como de que ele sabia que estava acontecendo mas não fez nada, deram até entrada no tribunal de Haia contra ele, mas na atual gestão parece que estão todos dormindo se não estão dormindo então piora a situação, pois se fazem de cegos.
Cpi já
Quem é o genocida agora?
Ué , até agora não se ouviu dizerem a palavra “genocida” , porque será?
A incompetência do desgoverno é da Nisia Trindade VEXAME.