No verão, tão comuns como as ondas de calor são as trilhas de formigas que andam pela casa. Não importa se você mora na área rural ou urbana, no 1° ou no 20° andar. Os pequenos insetos invadem os espaços domésticos, da cozinha ao banheiro, mesmo que tudo esteja limpo.
A infestação de formigas é mais comum no verão, porque é nessa época do ano que elas se reproduzem. O calor acelera o metabolismo delas e as atiça a irem buscar alimentos.
Leia também: “São Paulo decreta estado de emergência por causa da dengue“
O primeiro lugar que esses bichinhos vão, é claro, é a cozinha. Eles formam trilhas e infestam alimentos frescos e armazenados e dão um jeito de entrar até em potes fechados. Em seguida, chegam à sala, ao quarto e até aos banheiros.
Como evitar a infestação de formigas em casa?
As formigas fazem ninhos em frestas de paredes, calçadas, batentes de portas e eletrodomésticos. Vedá-los ajuda a evitar infestações, mas não só isso.
A pesquisadora científica Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora-geral do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, afirma que é necessário também fazer a limpeza regular e usar repelentes naturais, como cravo e canela.
Se o problema persistir, há iscas industrializadas. “No mercado, há iscas registradas no Ministério da Saúde, que devem ser usadas conforme as instruções”, explica a pesquisadora ao jornal O Estado de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Essas iscas atraem formigas operárias, que carregam o veneno para a colônia, eliminando-a ao longo do tempo. Se a infestação persistir, devem-se acionar empresas especializadas de dedetização.
Riscos e importância ecológica
A pesquisadora diz que a ingestão acidental de formigas não causa riscos à saúde. Algumas espécies, no entanto, como a lava-pé, podem ferroar e causar alergias.

“Apesar dos incômodas, as formigas são essenciais para o meio ambiente”, destaca Ana Eugênia.
Elas ajudam a oxigenar o solo, facilitam o crescimento das plantas e promovem a biodiversidade. Seu controle deve ser feito apenas quando necessário, com métodos adequados.