Simon Travis, um professor de gastroenterologia clínica da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelou se é verdade ou mentira a noção de que engolir chiclete pode fazer com que a goma permaneça por sete anos no estômago.
Por quanto tempo o chiclete vai ficar no estômago é uma pergunta que provavelmente surge na cabeça de quem mascou a goma e depois a engoliu.
A ideia de que o chiclete vai permanecer no estômago por sete anos depois de ingerido é muito popular. No entanto, Travis afirma que tudo não passa de lenda.
“Isso é uma lenda antiga inventada”, diz o professor de gastroenterologia. “Não tenho ideia de onde veio esse mito, e só posso imaginar que ele surgiu porque algum pai ou alguma mãe não queria que o filho mascasse chiclete.”
Quando engolir chiclete faz mal ao corpo?
De acordo com Travis, engolir chiclete só faz mal ao corpo se a pessoa consumir o doce de maneira exagerada, como, por exemplo, ingerir três ou quatro gomas por dia.
“Se você engolir o chiclete, ele vai passar pelo estômago, vai chegar ao intestino e sair inalterado na outra extremidade”, ensinou o professor. “Há casos de chiclete que se alojam no intestino de crianças pequenas se elas engolirem muito, o que pode causar obstrução.”
Há décadas trabalhando como gastroenterologista, o profissional conta que “em mais de 30 anos de prática gastro especializada, nunca viu nenhum caso de indivíduo com obstrução no intestino depois de ele ter engolido um chiclete”.
Quando chiclete engolido deve virar motivo de preocupação?
Travis garante que a pessoa que ingere a goma de mascar acidentalmente não precisa visitar o médico, a não ser que ela esteja sentindo dor ou tenha engolido muito chiclete.
No entanto, para pessoas com problemas no trato gastrointestinal, que é uma série de órgãos unidos em um tubo longo e torcido da boca ao ânus, a ingestão de chiclete pode causar problemas.