Ao menos 74 municípios de Goiás registraram o surto da Doença Diarreia Aguda (DDA), conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Estado (SES-GO). Segundo o órgão, o vírus infectou 12,2 mil goianos.
Goiás registra 160,4 mil casos isolados de DDA
Em relação aos casos isolados da doença, Goiás contabiliza 160,4 mil casos em 2024. Anteriormente, a SES-GO havia relatado surtos em 16 municípios, mas a atualização mais recente inclui confirmações de exames de outras localidades.
“De acordo com as investigações e as coletas realizadas, identificamos que o agente predominante que tem causado essas doenças é o rotavírus”, explicou Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, em entrevista coletiva. “Várias amostras deram rotavírus positivo, encontramos outros agentes, mas a predominância do rotavírus chama atenção como principal agente causador.”
Higienização das mãos e dos alimentos para evitar a Doença Diarreia Aguda
Flúvia ainda acrescentou que a população de Goiás deve prestar atenção à higienização das mãos e dos alimentos como medida preventiva.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
“A doença pelo rotavírus é transmitida de pessoa a pessoa via oral ou fecal”, afirmou Flúvia. “Às vezes a criança ou o adolescente e até mesmo o adulto vai ao banheiro, não higieniza muito bem as mãos e encosta em outro alimento ou compartilha copo. As pessoas doentes devem evitar ir para o trabalho ou à escola.”
O rotavírus é de transmissão aérea. Primeiramente, ele coloniza as vias respiratórias superiores e depois desce ao trato digestório.