João Amoêdo reclamou publicamente da postura adotada pela bancada do Partido Novo na votação que validou a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Neste sábado, 20, o empresário, que foi um dos fundadores da legenda, defendeu a ida da sigla para a oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
Leia mais: “Bolsonaro promete mais trocas no governo”
“Discordo do voto da bancada que foi contra a manutenção da prisão do deputado bolsonarista”, publicou Amoêdo no Twitter. Na sessão realizada na noite desta sexta, 19, na Câmara, os oitos deputados do Novo votaram contra a prisão de Silveira, detido desde o início da semana a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
“É decepcionante, também, que o partido não seja oposição ao desgoverno que temos hoje”, prosseguiu Amoêdo, que foi um dos candidatos à presidência em 2018. “Não era esse o papel que imaginávamos para o Novo quando da sua fundação”, lamentou o político.
Rebatido
Deputado federal pelo Novo do Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem rebateu a crítica de Amoêdo. Reforçou que a bancada do partido na Câmara tem postura independente, buscando defender a Constituição e os valores liberais. “[Não somos] nem fanáticos a favor nem fanáticos contra”, afirmou van Hattem.
Pena que discorda! Mas prova que o @partidonovo30 não tem dono mas valores! Defender princípios liberais e a Constituição, mesmo que 1 dos 181 fundadores não os defenda mais, dá ORGULHO da bancada do @novonacamara. Nem fanáticos a favor nem fanáticos contra: somos INDEPENDENTES! https://t.co/yNxuur4sj0
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) February 20, 2021
Apesar dos votos da bancada do Partido Novo, a maioria dos deputados decidiu pela manutenção da prisão de Daniel Silveira. A lista completa de como cada deputado votou está disponível aqui.
Na minha opinião, Amoedo e Marina Silva, representam o que temos de mais covarde e oportunista na política. Devia se intitular “Frouxo!
Amoedo é uma decepção.
Amoedo, mais um boboca na praça. Certamente na fila para o ostracismo.
Amoedo é um arrivista, o menino rico que decidiu fundar seu partido sem entender absolutamente nada de política.
Amoêdo, você é o tipo acabado e perfeito do DEMAGOGO.
Amoêdo, você nunca me enganou. São dois os motivos porque o Presidente Bolsonaro não venceu no primeiro turno:
1- Porque houve fraude, todos sabem disso.
2- Você, sabendo que não tinha a menor chance, enganou 2 milhões de tontos. Se ao invés disso tivesse retirado a candidatura dando seu apoio, a vitória teria sido no primeiro turno. Você é um babáca!
Amoêdo sempre passando vergonha no Twitter, levou a resposta que merecia. Parabéns Dep. Van Hattem.
Gostei da resposta do deputado Van Hattem. Amoedo virou um demagogo.
Marcel Van Hatten é um grande deputado.
Amoêdo, apenas outro isentinho irrelevante – uma pena não termos mais Van Hattems no Congresso.
Pois é, João Amoedo é a FAVOR da submissão da Câmara à vontade de outro Poder, o STF, que rasgou a Constituição Federal e do qual é INDEPENDENTE . Portanto, João Amoedo é a FAVOR da punição civil e penal, de forma ilegal e inconstitucional, por outro Poder, de deputado federal por sua opinião, palavra e voto. Mas que democrata legalista que é esse é João Amoedo, hein?
Esse cara nunca me enganou. Logo quando apareceu, como candidato, saquei logo que era mais do mesmo. Vade retro!
Amoedo derretendo; virando farinha de esterco!!
Pobre João Amoedo… perdido.
Sai do Novo, Amoedo. Você só envergonha o partido!