William Anders, astronauta que participou da missão Apollo 8, faleceu aos 90 anos em um acidente aéreo. Anders, famoso por capturar a icônica foto “Earthrise” em 1968, estava pilotando sozinho quando sua aeronave caiu nas águas das Ilhas San Juan, Washington, no dia 7. Greg Anders, seu filho, confirmou a morte à Associated Press.
Greg Anders expressou a tristeza da família: “A família está arrasada. Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele.”
+ Leia mais notícias de História em Oeste
Investigação do acidente com o Astronauta
O xerife do condado de San Juan, Eric Peter, relatou que um avião antigo caiu e afundou perto da Ilha Jones às 11h40. Segundo a Associação Federal de Aviação (FAA), apenas William Anders estava a bordo. A FAA e o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes estão investigando o acidente.
William Anders contribuiu significativamente para o programa espacial com a primeira imagem colorida da Terra, capturada durante a missão Apollo 8. Ele destacou o impacto filosófico e ecológico dessa foto, considerada uma das mais importantes da história moderna.
O senador do Arizona, Mark Kelly, também ex-astronauta, lamentou a perda no X/Twitter: “Bill Anders mudou para sempre nossa perspectiva de nosso planeta e de nós mesmos com sua famosa foto do nascimento da Terra na Apollo 8. Ele inspirou a mim e a gerações de astronautas e exploradores. Meus pensamentos estão com sua família e amigos.”
Comentários de William Anders sobre a missão Apollo 8
Em uma entrevista, Anders descreveu a Terra vista do espaço como frágil e insignificante, porém um lar: “Estávamos andando de costas e de cabeça para baixo, não vimos realmente a Terra ou o Sol, e quando rolamos e demos a volta e vimos o primeiro nascer da Terra”, disse ele. “Isso certamente foi, de longe, a coisa mais impressionante. Ver este orbe muito delicado e colorido que para mim parecia um enfeite de árvore de Natal surgindo sobre esta paisagem lunar feia e austera realmente contrastava”.
Em 1997, Anders comentou que a missão Apollo 8 não era isenta de riscos, mas que havia razões nacionais e patrióticas para prosseguir. Ele estimou que as chances de sucesso, fracasso ou cancelamento da missão eram iguais.
+ Israel resgata vivos 4 reféns sequestrados pelo Hamas
Carreira de William Anders
Nascido em 17 de outubro de 1933, em Hong Kong, Anders iniciou sua carreira graduando-se em Ciência pela Academia Naval dos EUA em 1955. Posteriormente, obteve um mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea no início dos anos 1960.
Após concluir seus estudos, ele atuou como piloto de caça no Comando de Defesa Aérea dos EUA e gerenciou programas de proteção de reatores nucleares. Em 1964, foi selecionado pela Nasa como astronauta, e dois anos depois, foi piloto reserva da missão Gemini XI.
Apollo 8
A missão Apollo 8 decolou em 21 de dezembro de 1968. Seus astronautas foram os primeiros a verem o lado oculto da Lua. Além Anders, também estavam a bordo Frank Borman e James Lovell Jr.