Em 2021, apenas 11 cidades foram responsáveis por quase 25% de toda a produção nacional de bens e serviços. Esses municípios somados concentram 16,6% de toda a população do Brasil.
De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia (IBGE), São Paulo (SP) tem a maior participação, com 9,2% na economia brasileira.
Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Curitiba (PR), Osasco (SP), Maricá (RJ), Porto Alegre (RS), Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE).
O resultado revela uma redução da concentração do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2002, início da série histórica do estudo, somente quatro municípios somados representavam cerca de um quarto da economia nacional.
+ Leia as últimas notícias de Economia no site da Revista Oeste
Destaques entre as 11 cidades
No período de 19 anos, Manaus (AM) subiu da 7ª para a 5ª posição; Curitiba (PR) passou da 5ª para a 6ª; Osasco (SP), da 16ª para a 7ª; e Maricá (RJ), da 354ª para a 8ª.
No mesmo intervalo, Porto Alegre (RS) saiu da 6ª para a 9ª posição; Guarulhos (SP), da 14ª para a 10ª; e Fortaleza, da 12ª para a 11ª.
Em relação à evolução da participação no PIB desde 2002, os dados do IBGE mostram que as maiores cidades do país, São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) apresentaram as maiores quedas de participação, o que confirma a tendência de desconcentração de riquezas.
A capital paulista perdeu 3,5 pontos percentuais de participação no PIB nacional, pela redução relativa de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.
Já o Rio apurou queda de 2,3 pontos percentuais devido à diminuição de seu peso nos serviços.
Já o maior ganho no intervalo ocorreu em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com aumento de 0,9 ponto percentual na participação do município no PIB nacional, um crescimento impulsionado pela extração de petróleo e gás.
Segundo a divulgação, as localidades com maior quantidade de serviços presenciais foram as mais afetadas pelas medidas restritivas de isolamento para conter o avanço da pandemia da covid-19 ao longo de 2020.
Concentração
De acordo com o IBGE, 87 municípios representam metade do PIB do país. A pesquisa também mostra que 1.306 cidades responderam, em 2021, por apenas 1% da produção de bens e serviços no Brasil.
A maioria dos municípios com menor participação na economia brasileira está situada nos estados do Piauí (152) e da Paraíba (141).