O que Microsoft, Twitter e Google terão em comum ao decorrer deste novo ano? Concorrentes no mundo da internet, as três empresas irão convergir em ao menos um ponto: irão descontinuar alguns de seus serviços digitais ao decorrer dos próximos meses. Navegadores e programas voltados a reuniões virtuais estão na lista.
Leia mais: “WhatsApp chegará a 2021 dando adeus a alguns celulares”
No geral, a Microsoft lidera o ranking de serviços digitais a serem encerrados. É o caso, por exemplo, do navegador Internet Explorer. O mesmo ocorrerá com o sucessor desenvolvido pela empresa na tentativa de recuperar parte do mercado conquistado pelo Chrome. Dessa forma, a versão clássica do Edge deixará de existir logo mais.
A companhia fundada por Bill Gates ainda será responsável por dar fim a outros dois recursos. Nesse sentido, o Silverlight, plugin que de acordo com o site Techtudo tem função similar ao Flash Player, está com os dias contados. O mesmo ocorrerá com a versão Business (negócios) do Skype. Para o lugar dele no ambiente corporativo, a Microsoft já conta com o Teams.
Hangouts e Periscope
A Microsoft, contudo, não está sozinha na decisão de encerrar produtos. O Google resolveu que não investirá mais no Hangouts. A partir dos próximos meses, a plataforma não dará mais suporte a conversas de texto. O Twitter, por sua vez, encerrará as atividades do Periscope, que há anos funcionava como ambiente para transmissões em vídeo na rede social.
a redução do Estado brasileiro é que não anda.