As ações da Google perderam mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado nesta quarta-feira, 8. A queda aconteceu depois que o Bard, novo serviço experimental de inteligência artificial (IA) da empresa, deu respostas erradas. O chatbot Bard pretende ser o concorrente do ChatGPT, comprado pela Microsoft.
O programa estreou na segunda-feira 6, e a agência de notícias Reuters foi a primeira a apontar o erro no anúncio do Google sobre qual satélite primeiro tirou fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra.
No anúncio, Bard recebe a pergunta: “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb (JWST) posso contar ao meu filho de 9 anos?” A IA deu diversas respostas, entre elas que o JWST foi usado para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra, ou exoplaneta.
A resposta está errada, já que as primeiras fotos de exoplanetas foram tiradas pelo Very Large Telescope (VLT) do European Southern Observatory em 2004, conforme confirmado pela Nasa.
As ações da Alphabet, controladora da empresa, caíram 8%, e foram uma das mais ativamente negociadas nas bolsas dos Estados Unidos.
O Google informou à Reuters que a falha apontada pela agência de notícias destaca a importância de um rigoroso processo de teste.
“Isso destaca a importância de um rigoroso processo de teste, algo que estamos iniciando nesta semana com nosso programa Trusted Tester”.
Bard is an experimental conversational AI service, powered by LaMDA. Built using our large language models and drawing on information from the web, it’s a launchpad for curiosity and can help simplify complex topics → https://t.co/fSp531xKy3 pic.twitter.com/JecHXVmt8l
— Google (@Google) February 6, 2023
A analista sênior de software da DA Davidson, Gil Luria, disse que o Google foi apressado para apresentar o projeto.
“O Google tem se esforçado nas últimas semanas para acompanhar as buscas, e isso fez com que o anúncio de ontem fosse apressado e a embaraçosa confusão de postar uma resposta errada durante a demonstração.”
A pressa é inimiga da perfeição. Só custou 100 bilhões de dólares…