A Amazon foi multada em € 1,1 bilhão (R$ 6,8 bilhões) por abuso de poder de mercado. A alegação é que a empresa de comércio eletrônico tem “domínio absoluto” no campo e que prejudicou seus concorrentes em logística de comércio eletrônico.
A pena foi aplicada pelo órgão de defesa de concorrência (AGCM) na Itália e anunciada nesta quinta-feira, 9.
Essa é uma das maiores penalidades já aplicadas contra uma companhia norte-americana de tecnologia na Europa.
O órgão de defesa informou que a companhia aproveitou de sua posição dominante no mercado local de intermediação em marketplaces para favorecer a adoção de seus próprios serviços de logística pelos vendedores de seu site.
As autoridades afirmaram que a Amazon minou a capacidade dos concorrentes de vender seus produtos on-line ao vincular o uso do serviço de logística da empresa pelos vendedores a ofertas destinadas a obter mais visibilidade on-line, como o Amazon Prime.
Desta forma, outros operadores logísticos de e-commerce ficaram privados da possibilidade de oferecer aos vendedores on-line os seus próprios serviços, segundo a AGCM.
A Amazon informou que discorda e vai recorrer da decisão. “A multa e as ações corretivas são injustificadas e desproporcionais.”
Normalmente são multas fictícias prô povão ter a percepção de que o governo está fazendo alguma coisa. Um bom advogado e uma boa grana resolverão o problema e todos estarão felizes (menos os que quebraram).
Isso vai dar briga judicial sim. Se trata de um problema do capitalismo que precisa ser regulado pela OMC, mas sem ideias marxistas.
Se a moda pega… O “Magazine Luiza ” pode até fazer a mesma coisa….