Viajar a velocidades mais rápidas que o som pode voltar a ser possível na aviação comercial. A companhia aérea American Airlines anunciou a compra de 20 aviões supersônicos. A empresa norte-americana emitiu um comunicado sobre o contrato na terça-feira 16. O acordo foi firmado com a Boom Supersonic, fornecedora dos modelos Overture.
O contrato permite que a American Airlines amplie a encomenda para 40 aviões supersônicos. Para dar início à produção, já foi pago caução não reembolsável para a aquisição das 20 unidades iniciais. Elas operam em velocidade Mach 1,7. Esse valor corresponde a quase o dobro da velocidade do som.
“Ao todo, a velocidade é de pouco mais de 2 mil quilômetros por hora. “Espera-se que o Overture transporte passageiros a uma velocidade duas vezes maior que a das aeronaves comerciais mais rápidas de hoje”, afirma a companhia aérea.
Cada Overture entregue à American Airlines terá a capacidade de transportar entre 60 e 85 passageiros. A empresa planeja operar 600 rotas com os aviões supersônicos ao redor do mundo. Ela estima que fará o voo de Miami a Londres em pouco menos de cinco horas.
“Estamos orgulhosos de compartilhar nossa visão de um mundo mais conectado e sustentável com a American Airlines”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom. “Acreditamos que a Overture pode ajudar a American a aprofundar sua vantagem competitiva.”
No passado, a aviação comercial já contou com voos supersônicos. A aeronave Concorde, de fabricação anglo-francesa, era operada pela British Airways e pela Air France. Os voos desse modelo começaram em 1976 e foram encerrados em 2003.