A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares como USB tipo C. As contribuições podem ser enviadas até 26 de agosto pelo site da agência reguladora.
A consulta foi aberta depois que o Parlamento Europeu decidiu que os dispositivos móveis deverão ter uma porta de entrada única para carregamento. A nova regra estabelece que todos os carregadores de celulares, tablets e câmeras vendidos na União Europeia a partir de 2024 tenham entrada USB-C. O Congresso dos Estados Unidos também solicitou ao Departamento de Comércio do país a adoção de abordagem similar à europeia.
A medida visa a evitar custos extras aos consumidores e diminuir o lixo eletrônico. O modelo foi escolhido por ser utilizado pela maioria dos fabricantes globais e possuir normatização internacionalmente reconhecida.
Segundo a Anatel, uma proposta com abordagem similar à do mercado internacional foi criada para aplicação no Brasil abrangendo carregadores de telefones celulares. A implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na agência para a avaliação da conformidade de telefones e carregadores.
Sugiro a obrigatoriedade da tomada de energia de quatro ou cinco pinos. Três é pouco. Se voltar o PT, acho que conseguimos.
Já não bastava as tomadas de energia.