A Apple encerra o álbum gratuito “Meu Compartilhamento de Fotos”, dos iPhones e iPads, nesta quarta-feira, 26.
Desde 2011, o Meu Compartilhamento de Fotos fazia upload temporário de até mil das fotos mais recentes (exceto as Live Photos).
Leia também
Com ele, o usuário poderia visualizar as imagens e importá-las para outros dispositivos caso desejasse. O fim da plataforma ocorre depois da decisão da gigante da tecnologia de migrar para o Fotos do iCloud, que faz upload e sincroniza automaticamente todas as imagens em dispositivos da mesma conta.
As fotos eram armazenadas no Meu Compartilhamento de Fotos por 30 dias e apagadas em seguida. Os usuários já não podiam armazenar novas imagens no Meu Compartilhamento de Fotos desde 26 de junho.
Como salvar fotos antes que elas sejam deletadas pela Apple
Além disso, usuários recentes do ID Apple já não tinham acesso ao Meu Compartilhamento de Fotos. Para quem ainda esteja utilizando o serviço nesta quarta-feira, siga os seguintes passos para não perder suas fotos no iPhone ou iPad:
- abrir o aplicativo Fotos;
- selecionar “Meu Compartilhamento de Fotos”; e
- escolha as imagens que serão salvas e clique em “Salvar Imagem”.
No macOS, é preciso ainda arrastar as imagens da pasta antiga para a Biblioteca. Se o iCloud Photos estiver ativado, não é preciso salvar manualmente, pois o iCloud sincroniza o armazenamento das imagens. A Apple recomenda, contudo, uma segunda verificação para garantir que nada foi perdido.
O Meu Compartilhamento de Fotos foi criado por Steve Jobs, fundador da empresa. Ele permitia que os usuários sincronizassem até mil fotos dos últimos 30 dias em vários dispositivos da mesma conta.
Leia também
Agora a Apple oferece, por meio do iCloud, 5 GB de espaço gratuito para fotos: espaço capaz de abrigar cerca de 3,5 mil imagens sem prazo de expiração.