A Apple vai revelar, na quarta-feira 7, as novidades da empresa para os próximos meses. O iPhone 14, os AirPods 2, o Apple Watch Series 8 e o Apple Watch Pro devem ser os principais temas do evento do gigante de tecnologia.
A empresa, contudo, não poderá vender o iPhone 14 no Brasil. Isso porque o Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu suspender a venda de todos os smartphones da Apple sem carregador. A medida vale para todos os modelos, inclusive para os futuros. Além da suspensão da comercialização dos iPhones 12 e 13, a Apple foi multada em R$ 12,3 milhões.
As sanções são resultado de um processo administrativo aberto em dezembro de 2021 pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Segundo os técnicos do órgão, a Apple é responsável pelo “fornecimento de produto incompleto ou despido de funcionalidade essencial”. Eles também alegam que a empresa faz uso de “prática discriminatória contra os consumidores”.
Relacionadas
A Apple pode recorrer da decisão, que foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. “Já ganhamos várias decisões judiciais no Brasil sobre esse assunto e estamos confiantes de que nossos clientes estão cientes das várias opções para carregar e conectar seus dispositivos”, comunicou a empresa, em nota. “Continuaremos a trabalhar com a Senacon para resolver suas preocupações. Planejamos recorrer da decisão.”
A porcaria é que cada país adota uma tomada. Deveriam entregar pelo menos com o cabo USB ( O carregador, que vai na tomada é que frita com a logística mundial ). Os países que tiverem menor volume de compra, infelizmente pagarão mais caro pelo produto.
Quem estiver no seu quarto ou quinto IPhone vai colecionar carregadores. Além disso o iPhone vai ficar mais caro, pois a Apple, além de acrescentar o carregador terá de criar uma nova embalagem só para o Brasil.