A histórica missão Artemis I, da Nasa, entrará na órbita da Lua nesta sexta-feira, 25. O evento marcante usará o Módulo de Serviço Europeu, projetado e implantado pela Agência Espacial Europeia (ESA), para realizar uma manobra que promete usar a gravidade do satélite natural da Terra.
A missão deu início a uma jornada que enviará uma espaçonave não tripulada ao redor da Lua, abrindo caminho para a agência espacial levar os astronautas à superfície lunar pela primeira vez em meio século.
A manobra vai ser transmitida ao vivo pela Nasa TV, no canal oficial no YouTube, pelo aplicativo e pelo site da agência, a partir das 18h30 (pelo horário de Brasília).
A cápsula vai girar em torno da Lua no sentido oposto ao que o astro orbita a Terra. Na prática, a Orion, uma cápsula em forma de goma que se separou do foguete depois de chegar ao espaço, deve alcançar 64 mil quilômetros além do satélite. A distância representa o ponto mais longe no espaço profundo que uma espaçonave de tripulação já esteve até hoje.
Segundo a Nasa, depois de cerca de cinco dias em órbita, a Orion vai retornar para o ponto mais próximo da Lua, a 100 quilômetros de altitude, de onde é possível observar as características distintas da superfície lunar. Em seguida, a cápsula usará a força gravitacional do satélite para acelerar de volta à Terra.
A cápsula está programada para cair no Oceano Pacífico, na costa de San Diego, em 11 de dezembro. Ao longo da missão, os engenheiros da Nasa estarão de olho no desempenho da espaçonave. A equipe avaliará se a Orion tem o desempenho pretendido e estará pronta para apoiar sua primeira missão tripulada à órbita lunar, atualmente programada para 2024.
Espera-se que a cápsula percorra cerca de 2 milhões de quilômetros, seguindo um caminho que a levará mais longe do que qualquer outra espaçonave projetada para o voo humano já percorreu, de acordo com a Nasa.
Continuamos com o teatro da Nasa. Terraplanistas, Globalistas e os Nasanistas, o detalhe é o povo esta ficando experto e deixou de engolir mentiras e estorias da Alice no pais do coelho violador.
Tomara que ela derrape e capote.