Em sua gestão, a empresa revolucionou a tecnologia no mundo e tornou-se pioneira no movimento do computador pessoal nas décadas de 1980 e 1990
O empresário Bill Gates anunciou na última sexta-feira, dia 13, que está deixando o conselho de administração da Microsoft, 45 anos depois de fundar a empresa. O anúncio foi feito em comunicado oficial.
Com a saída, ele passará a ser consultor de executivos da Microsoft. Em nota, a empresa afirma que Gates tomou a decisão para “dedicar mais tempo a suas prioridades filantrópicas, incluindo saúde global, desenvolvimento, educação e seu crescente engajamento em enfrentar as mudanças climáticas”.
Gates cofundou a Microsoft em 1975 com Paul Allen, que faleceu em 2018. O empresário já havia deixado o cargo de presidente executivo em 2000, quando passou a fazer parte apenas do conselho de administração. Ele foi diretor do conselho até 2014, e então atuou tão somente como conselheiro.
Na gestão de Bill, a Microsoft revolucionou a tecnologia no mundo. Portanto, tornou-se pioneira no movimento do computador pessoal nas décadas de 1980 e 1990. Ademais, a valorização da empresa cresceu exponencialmente — hoje ela vale cerca de 1 trilhão de dólares.
Gates nasceu em uma família de classe média em Seattle, no Estado americano de Washington, em 1955, filho de advogado e de professora universitária. Ele fundou a Microsoft ainda na faculdade, enquanto estudava matemática e direito na Universidade Harvard, mas abandonou os cursos no terceiro ano para se dedicar à empresa.