O Facebook, controlado pela Meta, foi multado em quase R$ 7 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) nesta terça-feira, 23. O órgão notificou a plataforma pelo compartilhamento de dados de usuários brasileiros com a consultoria norte-americana Cambridge Analytica.
A Senacon, ligada ao Ministério da Justiça, havia punido a big tech de maneira semelhante em 2019, mas suspendeu a condenação há um mês. Agora, aplicou a multa novamente.
Em 6 de julho, a Senacon acolheu um pedido da empresa e abriu novo prazo para defesa, anulando a sanção anterior. Ainda assim, apresentadas as alegações finais, o órgão acaba de restabelecer a medida punitiva.
O Facebook pode recorrer, mas há incentivo para que não o faça: um abatimento de 25% do montante (que passaria a R$ 5 milhões) pela resignação.
Desde o início do processo, o Facebook afirma não haver evidências do uso de dados do Brasil pela Cambridge Analytica.
Nos Estados Unidos, 70 milhões de pessoas foram espionadas, e suas informações abasteceram a criação de um “perfil psicológico” da rede. Com isso, as empresas que contrataram o serviço da Cambridge puderam operar o direcionamento de conteúdos específicos aos usuários.
Não existe almoço grátis, nem redes sociais grátis, nem aplicativos gratuitos para smartphones. Querem usar nossos dados para empurrar todo tipo de mercadorias e serviços.
Não existe almoço grátis, nem redes sociais grátis, nem aplicativos gratuitos para smartphones. Querem usar nossos dados para empurrar tido tipo de mercadorias e serviços.
Devia ser 7 milhões de dólares, e ainda seria muito pouco em cima desses picaretas. Picareta só faz picaretagens.
MUITO POUCO!!!!
SAIU DIGRAÇA…..
tinha que ser uns 70 milhões