Começou a ser entregue às concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus nesta terça-feira, 13, o primeiro caminhão 100% elétrico produzido no Brasil. Chamado de e-Delivery, o modelo foi criado com a meta de compra de 1,6 mil unidades até 2025. Um lote de 100 veículos já está confirmado, com entrega finalizada até outubro deste ano.
Leia mais “Huawei firma acordo com Volkswagen para usar 4G em automóveis”
Segundo o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, a Coca-Cola Femsa Brasil encomendou 20 unidades. As entregas devem ser feitas entre setembro e dezembro. E a JBS também fez seu primeiro pedido do modelo. Outras 58 empresas também mostraram interesse em comprar o modelo.
Com 11 ou 14 toneladas de peso bruto total, o caminhão foi desenvolvido para a entrega de cargas em área urbana. E é possível rodar até 250 quilômetros sem necessidade de recarga da bateria que fornece energia ao motor. Para abastecerem, as transportadoras devem implementar redes próprias de postos de recarga. O desenvolvimento do caminhão recebeu investimento de R$ 150 milhões.
Leia também “Google levanta investimento bilionário para divisão de carros autônomos”