A biotech israelense Sight Diagnostics se uniu em parceria com o hospital Shaare Zedek para desenvolver um método que vai permitir a detecção precoce de câncer através de um exame de sangue. O exame consegue capturar mais de mil imagens detalhadas de apenas duas gotas de sangue e interpretá-las através de inteligência artificial. Segundo matéria do jornal Jerusalem Post, será possível identificar os linfócitos que indicam a existência de um câncer.
A maior dificuldade até agora foi diferenciar os diferentes tipos de linfócitos, que são muito parecidos. Barak Bringoltz, da Sight Diagnostics, resume a questão: “As células brancas do sangue são as responsáveis por nos proteger. Linfócitos representam de 20 a 40% de todas as células brancas. Quando o corpo sente algum tipo de infecção, elas entram em ação e se tornam reativas”.
Quando reagem, começam a parecer com linfócitos malignos. O que pode indicar leucemia, linfoma, mieloma e outras formas de câncer no sangue”. O sistema está em fase final de aprimoramento. Segundo Bringoltz, os primeiros resultados práticos deverão estar disponíveis num prazo de seis a oito meses.
Leia também: “WhatsApp testa ferramenta para aumentar qualidade de fotos e vídeos”
Parabéns a eles, trabalho sério e trabalho com muito foco. Com míssil ou sem míssil, com Covid ou sem Covid! 👏👏👏
Sempre evolução da ciência para combate a doenças é muito bem vinda.
Principalmente quando se trata do câncer, um flagelo presente.