A Microsoft anunciou nesta segunda-feira 18 a saída de Panos Panay do comando da área de produtos.
O executivo permaneceu na companhia de Bill Gates por quase 20 anos. A saída dele não era esperada.
Em agosto, ele mencionou que estava animado para o próximo evento especial da Microsoft marcado para esta quinta-feira 21.
Em publicação no X (antigo Twitter), Panay confirmou a saída e afirma que “decidiu virar a página e escrever o próximo capítulo”.
“Depois de 19 anos incríveis na Microsoft, decidi virar a página e escrever o próximo capítulo. Serei eternamente grato por meu tempo na Microsoft e pelas pessoas incríveis com quem tive a honra de criar produtos”, postou.
O destino do executivo
Panay está de mudança para a Amazon e irá supervisionar produtos de hardware lançados pela gigante do varejo, segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Bloomberg.
Se os rumores forem confirmados, Panay substituirá Dave Limp, chefe de hardware da Amazon e que administra a divisão de alto-falantes Alexa e Echo.
Limp anunciou em agosto que planeja sair da Amazon nos próximos meses depois de 13 anos.
De acordo com a Bloomberg, Panay ainda permanecerá na Microsoft por mais algumas semanas como parte de um processo de transição antes de ingressar de vez na Amazon.
Substituto na Microsoft
O lugar de Panay será ocupado por Yusuf Mehdi, atual diretor de esforços de marketing da Microsoft.
Pavan Davuluri irá liderar uma equipe de engenharia de hardware para a empresa desenvolver seus próprios chips.
A informação é de Rajesh Jha, vice presidente-executivo do grupo de experiências e dispositivos da Microsoft.
A Microsoft faz grandes investimentos na área de inteligência artificial generativa, integrando a tecnologia em sua variedade de produtos, que incluem software de serviços de computação em nuvem, pesquisa e produtividade, como o Office.