O Partido Republicano dos Estados Unidos aproveitou o anúncio da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, com a promessa de novos tempos para a liberdade de expressão na plataforma. A sigla usou a rede social para pedir ao novo proprietário que a conta do ex-presidente Donald Trump seja reativada.
O pedido veio por meio da conta do Partido Republicano na Câmara dos Deputados, em perfil com mais de 1 milhão de seguidores.
“Elon Musk, é uma grande semana para libertar Donald Trump”, escreveu a conta republicana, conseguindo alto engajamento.
Hey, @elonmusk it’s a great week to free @realDonaldTrump.
— House Republicans (@HouseGOP) April 25, 2022
Então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi suspenso permanentemente do Twitter em janeiro de 2021, dias antes da posse do sucessor, Joe Biden. Na oportunidade, a plataforma justificou a decisão “devido ao risco de prolongamento da incitação à violência”.
A empresa acrescentou que a decisão foi tomada “depois de uma revisão cuidadosa de tuítes da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles”. O perfil do ex-presidente contava com 88 milhões de seguidores naquela época.
O bloqueio aconteceu dois dias depois da invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, prédio onde funciona o Congresso norte-americano, em Washington. Na oportunidade, os manifestantes protestavam contra os resultados das eleições presidenciais, reclamando de irregularidades.
Musk exalta liberdade de expressão
A direção do Twitter aceitou nesta segunda-feira, 25, a oferta de compra do bilionário Elon Musk pelo controle total da empresa. O dono da montadora Tesla vai desembolsar cerca de US$ 44 bilhões pelo grupo de tecnologia, em que era o principal acionista desde o início de abril.
Em comunicado, o empresário disse que vai trabalhar pelo aprimoramento da liberdade de expressão no Twitter.
“A liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento, e o Twitter é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”, disse Musk.
“Também quero tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, abrindo os códigos para aumentar a confiança, derrotando os robôs de spam e autenticando todos os humanos. O Twitter tem um tremendo potencial — estou ansioso para trabalhar com a empresa e a comunidade de usuários para desbloqueá-lo.”
E quem disse q devemos confiar nesse Musk?
Infelizmente (para o Twitter) o PRESIDENTE Trump já disse que não vai voltar. Ele agora tem a sua própria rede social, que não demora estar no topo.
Ninguém. Quem resolve tirar a cabeça do buraco para entender de geopolítica tem que aprender a acompanhar as notícias, a filtrar, a analisar e tirar suas conclusões. Tudo é muito dinâmico, as verdadeiras intenções por trás dos negócios só serão conhecidas no longo prazo. Nada é pra sempre, nem perfeito. As opiniões estarão sempre alinhadas aos interesses de quem as emitem. Portanto, melhor ter “um olho no padre e outro na missa”.