Na terça-feira 14, o governo do Rio de Janeiro lançou o aplicativo Mais Trabalho, desenvolvido para melhorar a situação crítica do desemprego no Estado.
Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre de 2021, a taxa de fluminenses sem ocupação era 32% maior do que o índice geral do país. Nos primeiros meses deste ano, existia 1,6 milhão de pessoas sem carteira assinada, 316 mil a mais do que o número registrado até março de 2020.
Com o objetivo de mudar esse cenário, o programa vai conectar pessoas que estiverem à procura de trabalho às empresas com oportunidades em aberto. Para facilitar a interação, foram criadas duas versões do app: uma para desempregados e outra para empregadores. Elas já estão disponíveis para download na Apple Store (para aparelhos iPhone) e na Play Store (para celulares com sistema Android).
Na versão dos candidatos, é possível criar um perfil com histórico profissional, experiências anteriores e qualificações. Além disso, eles podem usar o aplicativo para solicitar seguro-desemprego.
Na outra opção, as companhias buscam os profissionais ideais para cada vaga através dos filtros de qualificação e geolocalização, disponíveis no banco de dados do currículo do candidato.