O banco digital dinamarquês Saxo Bank apresenta em todo fim de ano sugestões um tanto quanto inusitadas voltadas ao mercado e à economia em geral. A Amazon está na lista de indicações para 2021 feitas pela instituição financeira. De acordo com o banco, o gigante de tecnologia deveria pensar na possibilidade de “comprar” um país.
Leia mais: “6 serviços digitais serão descontinuados em 2021”
A equipe do Saxo Bank salienta, aliás, qual país poderia ser adquirido pela companhia controlada pelo bilionário norte americano Jeff Bezos. De acordo com o banco, a empresa poderia pensar na possibilidade de ter o controle sobre Chipre. Ocupando parte de ilha homônima no Mar Mediterrâneo, o país tem população estimada 1,2 milhão de habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) do Chipre em 2019 foi de US$ 25 bilhões.
- Autonomia de governos;
- Diminuição de impostos;
- Maior independência nos negócios;
- E, por fim, ajudaria o endividado governo do Chipre.
“Amazon e outros gigantes on-line vão enfrentar olhares mais cautelosos do governo”, alerta o Saxo Bank em relatório divulgado à imprensa. No caso específico da companhia de Bezos, a União Europeia e o Congresso dos Estados Unidos começaram movimentos para investigações de suposto monopólio. Em solo norte-americano, outras empresas de tecnologia, como Facebook e Google, entraram na mira da Justiça recentemente.
[…] Leia mais: “E se a Amazon ‘comprar’ um país?” […]
Um País administrado por empresas, ao invés de políticos, não seria má idéia.