A Embraer anunciou que a implantação primeira fábrica das aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), os “carros voadores”. A unidade funcionará em Taubaté, interior de São Paulo. Um comunicado publicado nesta quinta-feira, 20, informou a decisão da empresa.
Trata-se da primeira unidade de fabricação da Eve Air Mobility (Eve), a subsidiária da Embraer responsável pelo desenvolvimento e produção dos “carros voadores”. André Stein, co-CEO da da EVE, comentou a escolha.
“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, disse Stein. “Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade.”
Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer, afirmou que a decisão está em linha com o plano estratégico de crescimento da companhia, baseado em inovação e sustentabilidade. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de mobilidade aérea urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor.”
Logística estratégica em Taubaté
Taubaté fica no interior do Estado de São Paulo, a 140 quilômetros da capital da do Estado. As empresas afirmaram que a área escolhida na cidade se beneficia de uma logística estratégica.
Segundo as companhias, o local oferece fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária. De acordo com o comunicado, “outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”.
A Embraer e os ‘carros voadores’
O desenvolvimento da linha eVOLT foi anunciado em novembro de 2021. Uma parceria com a Widerøe Zero foi o embrião para a Embraer dar início ao projeto dos “carros voadores”.
Acho depois de “realizado” este avião vem o submarino individual para mergulhar no rio Pinheiros,Tietê S.P.
Antes de atravessar a rua, voce deve parar e olhar para ambos os lados. Agora voce tambem deve olhar pra cima.
Qdo esses helicópteros elétricos, agora reinventados como carros voadores começarem a cair do céu, essa fábrica e seus carros terão o mesmo destino do trem bala do Luladrão.