A Eurofarma, gigante do setor farmacêutico, anunciou em 17 de março um aporte na startup JustForYou (JFY), com sede em Vinhedo (SP), fabricante de cosméticos personalizados que utiliza inteligência artificial. Os valores do negócio, realizado por meio do Neuro Ventures — fundo de capital da companhia — não foram divulgados.
“Somos uma farmacêutica multinacional, pioneira no Brasil nessa aproximação com startups e na busca por empresas que nos ajudem a promover inovação em saúde. A JustForYou vai ao encontro de nossos objetivos”, resumiu Helton Carvalho, diretor de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.
A partir de agora, a startup JFY passa a um valor de mercado de R$ 100 milhões, com dois milhões de fórmulas feitas até dezembro de 2021.
Com crescimento impulsionado pela pandemia, a JFY registrou faturamento três vezes maior em 2021, em relação ao ano anterior. A expectativa é mais que dobrar de tamanho em 2022, em relação ao ano passado.
Para isso, a empresa investirá em pesquisa e desenvolvimento, aumento da capacidade de produção e operação, ampliação dos canais de aquisição e dos times de marketing.
“O mercado de personalização está em expansão, e a gente tem de estar preparado para voar ainda mais alto”, resumiu Caio de Santi, CEO da JustForYou. “A maioria das companhias aposta hoje na personalização por recomendação, usando inteligência artificial apenas para indicar produtos do portfólio que se adequam ao cliente. Isso é estar alinhado ao desejo das pessoas, mas que ainda acontece em poucos setores”, complementou de Santi.
“Nosso algoritmo entende que as pessoas podem ter cabelos iguais, mas rotinas diferentes. Se duas têm fios finos, raiz oleosa e pontas secas, mas uma mora no litoral e a outra no campo, uma pratica esporte e a outra tinge, as características serão diferentes — e os tratamentos também precisam ser”, explicou de Santi.
De acordo com o relatório Beauty Survey 2020, realizado pela Euromonitor, 41% dos consumidores globais já buscam produtos personalizados para cabelo e 19% são compradores digitais.