O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira, 4, uma lei que impõe a adoção de um carregador universal para smartphones, tablets e dispositivos portáteis a partir do fim de 2024. A medida é considerada uma derrota para a Apple, que terá de modificar os seus modelos.
O regulamento foi aprovado por maioria esmagadora de 602 votos a favor e 13 contra, com oito abstenções. A medida forçará a Apple a abandonar a porta de carregamento específica para seus modelos de iPhone, chamada ‘Lightning’.
Durante as discussões, os deputados europeus argumentaram que a adoção de um modelo de carregador único reduzirá a montanha de carregadores obsoletos descartados a cada ano e reduzirá os custos para os consumidores.
Espera-se que a mudança economize pelo menos € 200 milhões (US$ 195 milhões) por ano e reduza mais de mil toneladas de lixo eletrônico anualmente na União Europeia, disse a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager.
Espera-se que o movimento da União Europeia repercuta em todo o mundo. “Depois de mais de uma década, o carregador único para vários dispositivos eletrônicos finalmente se tornará uma realidade para a Europa, e esperamos que também possamos inspirar o restante do mundo”, disse o deputado maltês Alex Agius Saliba.
QUANDO ME LEMBRO DA TOMADA DE 3 PINOS DA DILMA…..
Carregadores são todos iguais. A diferença está no padrão de conexão entre o mesmo e o smartphone. É isso que está sendo discutido.
Nunca respeitei a determinaçaõ de carregador exclusivo.E nunca tive problemas.
Lado bom: padrozinação
Lado ruim: o que acontece se surgir uma nova tecnologia muito melhor de carregamento de aparelho? Os burocratas vão impor a mudança a todos os fabricantes de novo?