A Eve, subsidiária da Embraer, fará sua primeira simulação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na América do Norte. O local escolhido foi Chicago, nos Estados Unidos.
A companhia vai usar um helicóptero em preparação para a chegada da aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL). O objetivo da empresa é estudar as operações, os serviços terrestres e a jornada dos passageiros, bem como as necessidades do operador do eVTOL, criando conexões mais acessíveis e rápidas para o centro de cidade norte-americana.
A simulação de UAM será durante três semanas, começando com testes em solo em 12 de setembro — simulando requisitos de serviços, infraestrutura e equipamentos para o eVTOL — e voos de passageiros no dia 14.
Após a simulação, a cidade obterá conhecimento sobre a infraestrutura e o ecossistema necessários para permitir o lançamento e o crescimento de longo prazo esperado para a UAM na região.
“A simulação da operação do eVTOL em Chicago nos permite estudar como as pessoas irão vivenciar esse serviço e entender todos os requisitos do ecossistema para nossos produtos e serviços, ao mesmo tempo em que apresentamos o benefício da mobilidade aérea urbana em uma das cidades mais importantes e populosas da América do Norte”, explicou André Stein, co-CEO da Eve em nota.
“Estamos finalizando os preparativos para executar essas simulações de forma eficiente e sustentável e esperamos ajudar a preparar Chicago para receber uma solução de transporte com emissão zero”, completou.
Os voos foram colocados à venda nesta terça-feira, 23, no aplicativo e no site da Blade, por US$ 150 dólares (R$ 765). Um helicóptero representando o futuro eVTOL da Eve transportará passageiros das instalações da Vertiport Chicago para dois helipontos localizados a noroeste e sudoeste de cidade. A primeira rota irá conectar o vertiporto de Chicago e o heliponto municipal de Schaumburg; e a segunda rota, o vertiporto de Chicago e o heliporto de Tinley Park, em Illinois.
Leia também: “Uma revolução na mobilidade urbana”, reportagem de Bruno Meyer publicada na edição 120 da Revista Oeste
Os Jetsons virando realidade.