Depois de restabelecer os serviços após nove horas fora do ar e sem dar explicações a seus usuários, o Facebook decidiu emitir uma nota informando a causa da pane global na plataforma, no Instagram e no WhatsApp. “Falha interna”, comunicou a big tech, na noite da segunda-feira 4, ao mencionar um “defeito” durante alteração em suas configurações. “Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração.”
“Queda das ações do Facebook faz Zuckerberg perder US$ 6 bilhões”
Conforme o Facebook, o erro ocorreu em um de seus centros de armazenamento de dados, que possibilitam o fluxo de informações na plataforma, como postagens, interações entre usuários e criação de perfis. Em consequência, houve o chamado “efeito cascata”, que interrompeu a comunicação. A empresa não especificou o responsável pela alteração na configuração e se essa mudança estava planejada. “Lamentamos o transtorno.”
A big tech descartou ataque hacker.
Leia a nota
“A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente on-line e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.”
Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura
foi para implantar novos e mais draconianos algoritimos?
Hahahahaha conte-me outra piada Mark Zukemberg.
Redes com essas proporções estão sujeitas a problemas de configurações e invasões.
Mas o ministro Barroso afirma que as urnas são “invioláveis”, sendo que a própria equipe criadora do software admite probabilidade de violação.
A quem esse cidadão quer enganar e com que propósitos?
Acho que a resposta é bem obvia para todos.
As hipóteses custaram 5%, a verdade poderia ser infinitamente mais prejudicial.
O conteúdo evasivo diz tudo.
Terá sido o PCC ou a Coreia do Norte?
Depender de redes sociais para tocar o próprio negócio me parece coisa de otário. Os velhos telefone e e-mail são muito mais confiáveis.
Quantas palavras bonitas….porém….ainda penso que foi um tempo para eles reconfigurarem e terem acesso aos nossos dados e conversas.
Não acredito.