Um programa de inteligência artificial (IA) tem ajudado na tradução da Bíblia. Para alcançar os mais diversos povos espalhados pelo mundo, a ferramenta consegue traduzir o material para diversas línguas, inclusive para idiomas considerados raros.
A iniciativa veio por parte de dois pesquisadores cristãos, um da área de engenharia e outro da ciência da computação, que se uniram para construir ferramentas de IA para facilitar a tradução da Bíblia.
O projeto chamado Greek Room (Sala Grega, em tradução livre) pode mudar definitivamente o demorado processo de trabalho de tradução do livro sagrado, que tem cerca de 700 mil palavras. Ele é composto de três ferramentas principais:
- verificação ortográfica;
- alinhamento mundial para garantir consistência na tradução; e
- um serviço utilizado para detectar caracteres impróprios em determinado texto.
Os pesquisadores responsáveis pelo projeto, Ulf Hermjakob e Joel Mathew, afirmam que o Greek Room está em fase inicial. Eles avisam que estão experimentando, de forma colaborativa, o uso de agências de tradução ao redor do mundo.
Segundo Mathew, a verificação ortográfica é a mais complicada de realizar. Isso porque há demanda de pessoas e tempo. O objetivo é realizar a tradução para línguas com nenhum ou poucos dicionários, gramáticas e estudos sobre elas.
Espalhando a mensagem da Bíblia
A Bíblia segue como o livro mais vendido da história, segundo informações do site Guiness World Records. Ainda que seja impossível de estimar quantas cópias exatas circularam, já que ela tem mais de 1,5 mil anos de existência, o site do Guiness apresenta um número provável entre 5 e 7 bilhões de exemplares. Sendo assim é, provavelmente, também o mais traduzido.
Segundo a Aliança Global Wycliffe, que faz levantamentos anuais do acesso à Bíblia no planeta, de um total de 7.388 línguas no mundo, 724 têm toda a Bíblia traduzida, e 1.617 têm apenas o Novo Testamento. Os dados são de 2022. Os dois pesquisadores agora buscam alcançar essas nações aonde o livro nunca chegou em sua língua nativa.
“A ferramenta por si só não diz isso, mas definitivamente está em nosso coração, como cristãos, compartilhar o evangelho, para que mais pessoas conheçam Jesus”, disse Joel Mathew, em entrevista a BBC. “Porém a ferramenta é focada em uma tarefa, que é especificamente a tradução da Bíblia.”