O Facebook terá de pagar o equivalente a R$ 45,3 milhões ao governo italiano. Nesta quarta-feira, 17, a Autoridade Antitruste italiana anunciou a aplicação de multa de € 7 milhões contra a plataforma de rede social. O motivo alegado para a decisão foi uso irregular de dados de internautas.
Leia mais: “Facebook desenvolve funções para ‘clonar’ o Clubhouse”
Em comunicado oficial, o órgão da Itália detalha o episódio que culminou na multa milionária. Para a instituição italiana, similar ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Brasil, a empresa do bilionário norte-americano Mark Zuckerberg mentiu para o potencial público-alvo. As informações são da agência de notícias Ansa.
“Induzia enganosamente os usuários a registrarem-se em sua plataforma”
“A Autoridade tinha indicado que o Facebook induzia enganosamente os usuários a registrarem-se em sua plataforma não informando rapidamente e de maneira adequada — durante a ativação da conta — sobre a atividade de recolhimento, com intuito comercial, dos dados fornecidos e, de maneira geral, das finalidades remunerativas submetidas ao serviço, enfatizando a gratuidade vice-versa”, afirma a Autoridade Antitruste.
Facebook notificado por órgão da Itália
Por meio de porta-voz, o Facebook confirmou ter sido notificado a respeito da multa milionária. A companhia, contudo, sinalizou que vai recorrer da decisão. “Permanecemos no aguardo da decisão do Conselho de Estado sobre a apelação que apresentamos a respeito da instrução inicial dada pela Autoridade”, declarou o representante da rede social.