Elon Musk disse nesta sexta-feira, 14, que sua empresa de tecnologia SpaceX não pode financiar “indefinidamente” o serviço de internet por satélite na Ucrânia. A afirmação foi feita depois de uma reportagem da CNN revelar que a empresa de foguetes do bilionário havia pedido ao governo dos Estados Unidos para pagar as doações.
O bilionário afirmou que sua companhia gastava quase US$ 20 milhões por mês para manter os serviços de satélite no país, além de bancar uma despesa de cerca de US$ 80 milhões para habilitar e apoiar o serviço.
Os terminais da SpaceX fornecem serviço de internet para militares e oficiais do governo da Ucrânia desde o início da invasão dos russos, em fevereiro deste ano. Musk já enviou mais de 10 mil terminais ao local.
“A SpaceX não está pedindo para recuperar despesas passadas, mas também não pode financiar o sistema existente indefinidamente, e enviar vários milhares de terminais a mais que têm uso de dados até 100 vezes maior do que as residências típicas”, disse Musk, no Twitter. “Isso não é razoável.”
Para manter os serviços do bilionário, contudo, o governo ucraniano disse que encontrará uma “saída” para a situação.
Musk irrita ucranianos
Musk atraiu críticas generalizadas dos ucranianos a respeito de sua ideia de paz na região. Ele propôs publicamente na segunda-feira 3 que a Ucrânia entregasse permanentemente a região da Crimeia à Rússia.
Ukraine-Russia Peace:
– Redo elections of annexed regions under UN supervision. Russia leaves if that is will of the people.
– Crimea formally part of Russia, as it has been since 1783 (until Khrushchev’s mistake).
– Water supply to Crimea assured.
– Ukraine remains neutral.
— Elon Musk (@elonmusk) October 3, 2022
Além disso, o bilionário propôs que novos referendos sejam realizados sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (ONU) para determinar o destino do território controlado pela Rússia, e que a Ucrânia concorde com a neutralidade.
Os Ucranianos se irritaram , porém será que este território vale tantas vidas e destruições?
O mundo precisa de paz !!