O bilionário Elon Musk anunciou que vai mudar a sede de duas de suas empresas — o Twitter/X e a SpaceX — para o Texas devido a uma nova lei de identidade de gênero na Califórnia. Musk é mais um dos empresários que fazem o movimento de retirada do Estado progressista para um Estado conservador.
A “gota d’água” para Musk retirar mais duas empresas da Califórnia — em 2021, ele levou a Tesla para o Texas — foi uma lei sancionada na segunda-feira 15 pelo governador democrata Gavin Newsom que proíbe os distritos escolares da Califórnia de divulgarem informações sobre a orientação sexual ou identidade de gênero dos alunos aos seus pais, visando a evitar a “exposição forçada”.
+ Sob governo conservador, Texas vive boom econômico
“O governador da Califórnia acaba de assinar um projeto de lei que causa destruição massiva dos direitos dos pais e coloca as crianças em risco de danos permanentes”, afirmou Musk.
“Esta é a gota d’água. Por causa dessa lei e de muitas outras que a precederam, atacando tanto famílias como empresas, a SpaceX vai agora mudar a sua sede de Hawthorne, Califórnia, para Starbase, Texas”, escreveu Musk, no Twitter/X.
Em outra postagem disse que o Twitter/X irá para Austin, onde já está a fábrica da Tesla.
And 𝕏 HQ will move to Austin https://t.co/LUDfLEsztj
— Elon Musk (@elonmusk) July 16, 2024
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Musk já transferiu empresas por discordar de políticas estaduais
Musk afirmou que já havia alertado Newsom há um ano sobre o impacto de leis desse tipo em famílias e empresas da Califórnia. O gabinete de Newsom não foi encontrado para comentar.
Essa é mais uma medida de Musk para reposicionar suas empresas devido à insatisfação com políticas estaduais. Ele já transferiu a incorporação legal da SpaceX de Delaware para o Texas depois de um tribunal em Delaware anular seu pacote de remuneração recorde da Tesla. Além disso, mudou a sede da Neuralink de Delaware para Nevada. Recentemente, os acionistas da Tesla aprovaram a reincorporação da empresa no Texas.
Leia também: Texas, o mais americano dos Estados, reportagem publicada na Edição 164 da Revista Oeste
Musk, que já votou em candidatos democratas, declarou recentemente apoio ao ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) e está se preparando para contribuir com sua campanha presidencial de 2024. Ele deve fazer um investimento mensal de US$ 45 milhões à campanha republicana, segundo o jornal The Wall Street Journal.
Impacto da saída do Twitter/X e da SpaceX
A saída do Twitter/X e da SpaceX representará uma perda significativa para o Vale do Silício, já que o setor de tecnologia enfrenta crescente frustração com a política local, regulamentações restritivas e problemas sociais em cidades como San Francisco e Los Angeles. A taxa de vacância de escritórios na cidade é a mais alta entre as grandes metrópoles dos EUA, de acordo com a CBRE.
Por outro lado, o Texas tem atraído muitas sedes corporativas nos últimos anos devido a impostos mais baixos e menor regulamentação. Desde 2015, cerca de 300 empresas anunciaram a mudança de suas sedes para o Texas, metade delas vinda da Califórnia.
A decisão de Musk foi bem recebida pelos republicanos do Texas. O senador Ted Cruz escreveu no Twitter/X: “Estamos orgulhosos de você chamar o Texas de lar, e o Texas tem orgulho de receber as sedes do X e da SpaceX. Que a liberdade reine.”
O governador Greg Abbott afirmou que a chegada da SpaceX “consolida o Texas como líder na exploração espacial”. A SpaceX já opera lançamentos perto de Brownsville, no sul do Estado, e a plataforma planeja criar uma equipe de confiança e segurança de cem pessoas em Austin.
Leia também: Garota, eu não vou para a Califórnia, reportagem publicada na Edição 26 da Revista Oeste
Musk sempre nos surpreendendo bem.
Pensa num homem que só faz ganhar respeito!!
Parabéns ao Elon Musk que defende a liberdade de pensamento , e isso prova que quem lacra não lucra